Questões sobre Avaliação de Desempenho

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A avaliação de desempenho apresenta alguns objetivos. Assinale a alternativa correta que contém a lista mais completa de objetivos:

  • A.

    Alocar mantimentos, recompensar empregados, dar feedback aos empregados, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.

  • B.

    Alocar recursos, recompensar empregados, dar feedback aos empregados, manter justiça, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.

  • C.

    Alocar recursos, recompensar empregados, dar feedback somente aos superiores, manter justiça, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.

  • D.

    Alocar recursos, recompensar os chefes, dar feedback aos empregados, manter justiça, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.

Alguns critérios são necessários para garantir igualdade e uniformidade de aplicação do processo de avaliação de desempenho. A esse respeito assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Basear-se em critérios subjetivos ao cargo e de forma aleatória.

  • B.

    Basear-se em cuidadosa análise dos cargos.

  • C.

    Empregar somente critérios ligados ao cargo.

  • D.

    Basear-se em critérios precisos e objetivos.

A avaliação de desempenho é um valioso instrumento que mede a atuação do funcionário, indicando o grau que ele alcança nos requisitos do seu trabalho. Existem inúmeras formas ou alternativas de se avaliar o funcionário. Uma empresa adota um sistema centralizador e burocrático de avaliação de desempenho. Utiliza médias e medianas. Nesse sistema, quem avalia o funcionário é (são) a(o):

  • A.

    equipe de trabalho, que avalia cada componente.

  • B.

    gerente, com assessoria do órgão de RH.

  • C.

    próprio, num sistema de auto-avaliação.

  • D.

    órgão de RH, que utiliza informações dos gerentes.

  • E.

    funcionário e o gerente, que une as duas partes.

O principal elemento que compõe uma organização é o ser humano. Nesse sentido, pensar o indivíduo é imperativo nos estudos organizacionais. Com relação a recursos humanos, inclusive no tocante a comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

O método das escalas gráficas de avaliação de desempenho, apesar de não possibilitar o aprofundamento das informações, como permite o método de incidentes críticos, pode ser utilizado como instrumento de suporte de possíveis promoções e levantamento das necessidades de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O principal elemento que compõe uma organização é o ser humano. Nesse sentido, pensar o indivíduo é imperativo nos estudos organizacionais. Com relação a recursos humanos, inclusive no tocante a comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

O efeito de halo é um fator que pode distorcer a avaliação de desempenho em uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

Número de atrasos, quantidade de faltas ao trabalho, número de artigos publicados em revistas científicas e quantidade de carros vendidos em um mês são exemplos de medidas subjetivas de avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

O uso de medidas objetivas de avaliação de desempenho facilita a comparação do desempenho de diferentes pessoas que realizam a mesma atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

Diferenças de desempenho detectadas por intermédio de medidas objetivas são causadas por diferenças individuais observadas nas pessoas avaliadas. Esse tipo de medida de avaliação é imune à contaminação de variáveis externas ao indivíduo avaliado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

As medidas objetivas de avaliação de desempenho são válidas e aplicáveis a todos os tipos de trabalhos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

O efeito de halo é definido como o uso indevido, pelo avaliador, de um ponto da escala de avaliação para mensurar o desempenho de um indivíduo em diferentes dimensões, mesmo que esse indivíduo apresente desempenhos diferentes (melhores e piores) em alguns aspectos avaliados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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