Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.

A identificação dos empregados que necessitam de aperfeiçoamento pode ser feita por meio do sistema de avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.

O método da escolha forçada, criado com o objetivo de neutralizar as subjetividades, as influências dos avaliadores e outras interferências indesejáveis, consiste em avaliar quantitativamente o desempenho por meio de frases descritivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.

A supervalorização das qualidades pessoais é um aspecto positivo em uma avaliação de desempenho pois permite à organização manter em sua equipe empregados de alto potencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o quadro abaixo.

Em um processo de avaliação de desempenho, estão contidos APENAS os seguintes itens:

  • A.

    III, IV, V, VI, VII e VIII.

  • B.

    I, II, III, V, VI e VIII.

  • C.

    I, II, IV, V, VII e VIII.

  • D.

    II, III, IV, V, VI e VII.

  • E.

    I, III, IV, VI e VII.

Gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de atividades destinadas a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter empregados. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Dados referentes a relacionamento interpessoal, avaliação de desempenho e satisfação do cliente são insumos para elaboração de programas de desenvolvimento de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho participativa por objetivos (APPO) vem sendo considerada como uma volta à antiga APO, vista como superada por algum tempo. Em relação à APPO, observe as afirmativas a seguir:

 I – é um sistema de relacionamentos intensos e de visão proativa.

 II – é essencialmente democrática, participativa, motivadora.

III – formula objetivos consensuais, construídos por todos. O foco do desempenho é alcançar esses objetivos.

IV – A alocação dos recursos, bem como os demais meios necessários para alcançar os objetivos são negociados com o gerente.

 V – Avaliação contínua conjunta e retroação intensa são termos essenciais.

 Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II e IV, apenas;

  • B.

    II, III e V, apenas;

  • C.

    I, III, IV e V, apenas;

  • D.

    II, III, IV e V, apenas;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

O Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) tem sua estrutura definida no Art. 8º do Decreto nº 5.233. O Sistema é composto por uma Comissão de Monitoramento e Avaliação (CMA) e por Unidades de Monitoramento e Avaliação (UMA). Não é trabalho de integração da CMA e das UMA´s a:

  • A. Avaliação Anual do PPA.
  • B. Avaliação de iniciativa setorial.
  • C. Avaliação dos projetos selecionados.
  • D. Avaliação da iniciativa não governamental.
  • E. Avaliação dos Pactos de Concertação.

Diversos autores vêm apontando uma série de tendências quanto ao processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e depois escolha a seqüência correta.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o estabelecimento de um compromisso cada vez mais direto com a estratégia da organização, com a utilização de modelos de gestão por competências e a adoção de metas e indicadores de desempenho.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o fortalecimento do papel de controle dos gerentes tanto no apoio ao desenvolvimento e melhoria do desempenho, quanto na administração das competências e da carreira dos avaliados.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a utilização de modelos que integram as diferentes funções de gestão de pessoas, orientando tanto a gestão do desempenho quanto as ações de desenvolvimento, carreiras e promoção.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a compreensão da avaliação como sendo um espaço de conflito entre expectativas da organização e das pessoas, devendo-se estabelecer que decisões contribuam em maior grau para a organização.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o uso de ferramentas bem definidas quanto ao foco e resultados pretendidos e com múltiplas fontes, permitindo feedbacks de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos.

  • a.

    F, F, F, V, V

  • b.

    V, F, V, F, V

  • c.

    V, V, F, F, F

  • d.

    F, V, F, V, V

  • e.

    V, F, V, V, F

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de funções básicas de recursos humanos, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Kátia acredita que o processo de avaliação de desempenho da empresa em que trabalha constitui uma forma de avaliar os diversos níveis de competência do indivíduo no exercício do cargo. Nessa situação, é correto afirmar que a responsabilidade pelo processo de avaliação é do indivíduo e(ou) do gerente, como chefe e autoridade de linha de Kátia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na mensuração e avaliação do desempenho de um empregado podemos citar três categorias de métodos: comparação com padrões absolutos, com padrões relativos e com padrões objetivos. Na segunda categoria as pessoas são comparadas entre si e os métodos mais usuais são: a classificação pela ordem de grupo, a classificação individual e a comparação aos pares. Comparando os métodos podemos dizer que a classificação:

  • A.

    pela ordem de grupo tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação individual;

  • B.

    pela ordem de grupo e a classificação individual são basicamente a mesma técnica;

  • C.

    individual tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo;

  • D.

    individual não permite vínculos, o que é permitido na classificação pela ordem de grupo;

  • E.

    individual obriga o avaliador a comparar todos os empregados uns com os outros, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo.

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