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Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.
A identificação dos empregados que necessitam de aperfeiçoamento pode ser feita por meio do sistema de avaliação de desempenho.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.
O método da escolha forçada, criado com o objetivo de neutralizar as subjetividades, as influências dos avaliadores e outras interferências indesejáveis, consiste em avaliar quantitativamente o desempenho por meio de frases descritivas.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.
A supervalorização das qualidades pessoais é um aspecto positivo em uma avaliação de desempenho pois permite à organização manter em sua equipe empregados de alto potencial.
Considere o quadro abaixo.
Em um processo de avaliação de desempenho, estão contidos APENAS os seguintes itens:
III, IV, V, VI, VII e VIII.
I, II, III, V, VI e VIII.
I, II, IV, V, VII e VIII.
II, III, IV, V, VI e VII.
I, III, IV, VI e VII.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de atividades destinadas a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter empregados. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Dados referentes a relacionamento interpessoal, avaliação de desempenho e satisfação do cliente são insumos para elaboração de programas de desenvolvimento de pessoas.
A avaliação de desempenho participativa por objetivos (APPO) vem sendo considerada como uma volta à antiga APO, vista como superada por algum tempo. Em relação à APPO, observe as afirmativas a seguir:
I – é um sistema de relacionamentos intensos e de visão proativa.
II – é essencialmente democrática, participativa, motivadora.
III – formula objetivos consensuais, construídos por todos. O foco do desempenho é alcançar esses objetivos.
IV – A alocação dos recursos, bem como os demais meios necessários para alcançar os objetivos são negociados com o gerente.
V – Avaliação contínua conjunta e retroação intensa são termos essenciais.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV, apenas;
II, III e V, apenas;
I, III, IV e V, apenas;
II, III, IV e V, apenas;
I, II, III, IV e V.
O Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) tem sua estrutura definida no Art. 8º do Decreto nº 5.233. O Sistema é composto por uma Comissão de Monitoramento e Avaliação (CMA) e por Unidades de Monitoramento e Avaliação (UMA). Não é trabalho de integração da CMA e das UMA´s a:
Diversos autores vêm apontando uma série de tendências quanto ao processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e depois escolha a seqüência correta.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o estabelecimento de um compromisso cada vez mais direto com a estratégia da organização, com a utilização de modelos de gestão por competências e a adoção de metas e indicadores de desempenho.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o fortalecimento do papel de controle dos gerentes tanto no apoio ao desenvolvimento e melhoria do desempenho, quanto na administração das competências e da carreira dos avaliados.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a utilização de modelos que integram as diferentes funções de gestão de pessoas, orientando tanto a gestão do desempenho quanto as ações de desenvolvimento, carreiras e promoção.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a compreensão da avaliação como sendo um espaço de conflito entre expectativas da organização e das pessoas, devendo-se estabelecer que decisões contribuam em maior grau para a organização.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o uso de ferramentas bem definidas quanto ao foco e resultados pretendidos e com múltiplas fontes, permitindo feedbacks de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos.
F, F, F, V, V
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, V, F
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de funções básicas de recursos humanos, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Kátia acredita que o processo de avaliação de desempenho da empresa em que trabalha constitui uma forma de avaliar os diversos níveis de competência do indivíduo no exercício do cargo. Nessa situação, é correto afirmar que a responsabilidade pelo processo de avaliação é do indivíduo e(ou) do gerente, como chefe e autoridade de linha de Kátia.
Na mensuração e avaliação do desempenho de um empregado podemos citar três categorias de métodos: comparação com padrões absolutos, com padrões relativos e com padrões objetivos. Na segunda categoria as pessoas são comparadas entre si e os métodos mais usuais são: a classificação pela ordem de grupo, a classificação individual e a comparação aos pares. Comparando os métodos podemos dizer que a classificação:
pela ordem de grupo tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação individual;
pela ordem de grupo e a classificação individual são basicamente a mesma técnica;
individual tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo;
individual não permite vínculos, o que é permitido na classificação pela ordem de grupo;
individual obriga o avaliador a comparar todos os empregados uns com os outros, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo.
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