Questões sobre Comportamento Organizacional

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Dois funcionários discutem em uma sala. Um deles quer a janela aberta e o outro a quer fechada. E ficam ambos discutindo o quanto abri-la: uma fresta, metade ou trêsquartos. Nenhuma solução satisfaz aos dois. Um terceiro funcionário entra e pergunta a um dos funcionários por que ele quer que a janela fique aberta: “Para que entre ar fresco”. Pergunta então, ao outro por que a quer fechada. “Para evitar corrente de ar”. Depois de pensar um minuto, o terceiro funcionário abre inteiramente a janela de uma sala ao lado, deixando entrar ar fresco sem correnteza.

Esse é um exemplo de uma solução de negociação baseada em

  • A. emoções.
  • B. posições.
  • C. interesses.
  • D. estratégias.
  • E. aparências.

  • A.

    as duas assertivas são falsas;

  • B.

    somente a primeira assertiva é verdadeira;

  • C.

    somente a segunda assertiva é verdadeira;

  • D.

    as duas assertivas são verdadeiras e a assertiva II justifica a assertiva I.

  • E. as duas assertivas são verdadeiras, mas a assertiva II não justifica a assertiva I.

Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A qualidade de vida no trabalho é uma importante dimensão da vida organizacional e sua gestão deve-se dar com ênfase nos aspectos específicos da satisfação humana, bem como considerando os aspectos mais gerais da avaliação que as pessoas fazem sobre sua satisfação no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado em detrimento de sua capacidade de realização e entrega de desempenho, pode estar havendo a predominância de um estilo de liderança que se baseia na execução de tarefas e atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:

  • A.

    inteligência emocional.

  • B.

    empowerment.

  • C.

    downsizing.

  • D.

    capital intelectual.

  • E.

    capital social.

Um dos mais importantes princípios da gestão democrática participativa é:

  • A.

    a burocratização.

  • B.

    a centralização.

  • C.

    o individualismo.

  • D.

    a verticalização.

  • E.

    a autonomia.

Existem competências que cada unidade organizacional ou departamento deve construir e manter para servir de base ao desenvolvimento das estratégias organizacionais.

São chamadas de competências

  • A. distintivas
  • B. essenciais
  • C. funcionais
  • D. gerenciais
  • E. individuais

De acordo com a abordagem comportamental da Administração, o conjunto de pressuposições negativas a respeito da natureza das pessoas e do tipo de administração necessário para gerenciá-las é denominado:

  • A.

    Teoria X;

  • B.

    Pertinência gerencial;

  • C.

    Valência Administrativa;

  • D.

    Behaviorismo

  • E.

    Teoria Y.

Maslow estabeleceu sua teoria baseada na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas. As necessidades que surgem no comportamento humano quando outras estiverem satisfeitas, são aquelas relacionadas à participação em grupos, aceitação por parte dos companheiros, amizade, afeto, amor etc. Dá-se a estas necessidades o nome de

  • A.

    fisiológicas.

  • B.

    sociais.

  • C.

    segurança.

  • D.

    estima.

  • E.

    autorrealização.

As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países, e um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelos gerentes hoje é administrar a diversidade da força de trabalho.

Considerem-se duas situações de diversidade dentro de uma mesma organização.

Situação 1: Alberto e Betânia

Alberto é branco, recém-contratado, com MBA, oriundo da classe média alta. Betânia é negra, não tem formação universitária, oriunda da classe baixa. Apesar de aparentemente diferentes, os dois, aos poucos, vão-se conhecendo e descobrem que têm valores semelhantes, como apreço à família, gosto pelo trabalho em equipe, interesses profissionais em comum.

Situação 2: Roberto e Claudio

Roberto e Claudio são brancos, jovens, recém-contratados, com MBA, e oriundos da classe média alta. Apesar de terem características biográficas e habilidades semelhantes, Roberto é tímido, avesso a riscos, e não tem ambição profissional. Claudio é extrovertido, arrojado e muito ambicioso.

Sobre a gestão da diversidade no ambiente de trabalho, essas situações revelam que

  • A.

    as características demográficas, como idade, raça, gênero, etnia, religião e deficiência são facilmente identificáveis e exprimem a diversidade num nível profundo.

  • B.

    as evidências mostraram que, à medida que se vão conhecendo, as pessoas ficam menos preocupadas com as diferenças demográficas, se perceberem que possuem características mais importantes em comum, como personalidade e valores.

  • C.

    a gestão da diversidade implica não tolerar ou acolher todos os tipos de diferenças para obtenção de uma força de trabalho culturalmente melhor e mais competitiva.

  • D.

    todos os homens brancos partilham os mesmos valores e metas profissionais e pessoais, mas nem todos se comportam da mesma forma já que têm personalidade e experiências singulares.

  • E.

    organizações monolíticas conseguem maximizar os benefícios e minimizar os custos de uma força de trabalho diversificada com seu alto grau de integração estrutural e cultural.

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