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Com relação à motivação dos indivíduos para o trabalho, tem-se que o(a)
líder é o responsável por motivar a sua equipe para o trabalho já que ele garante maior produtividade quando aumenta o feedback em relação ao seu progresso.
indivíduo só se motiva a trabalhar bem quando trabalha em equipe e quando percebe que o seu esforço vale a pena.
princípio básico da motivação, segundo Maslow, é o que "move" o indivíduo em direção a algo, é a tensão gerada por uma insatisfação.
motivação de um indivíduo para trabalhar é proporcional à remuneração que ele recebe pelo seu trabalho e aos aspectos físicos relacionados ao ambiente.
introdução de recompensas externas, como pagamento para trabalhos que eram anteriormente gratificantes apenas pelo seu conteúdo, tende a aumentar a motivação.
A despeito da sua importância, a promoção da mudança organizacional é problemática para as empresas. Dentre os fatores que são apontados como causa dessa dificuldade, encontra-se a resistência à mudança. Sobre a resistência à mudança organizacional, afirma-se que
uma possível causa de resistência envolve diferentes avaliações sobre a mudança, pois para muitos funcionários e gerentes a mudança trará maiores custos e menores benefícios.
o segredo para se evitar ou lidar com a resistência à mudança por falta de entendimento é ocultar aquilo que a mudança vai acarretar, o que paralisa os indivíduos diante do desconhecido.
os funcionários e os gerentes que resistem, com base na baixa tolerância à mudança, não temem o desconhecido e não têm dificuldade em lidar com a incerteza inerente a uma mudança significativa.
os indivíduos que resistem à mudança, por causa de seus interesses pessoais, acreditam que não estarão perdendo alguma coisa de valor se a mudança for implementada.
as táticas de coação direta, quando adotadas, favorecem, significativamente, o clima organizacional e o processo de participação.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Se um integrante da organização, em um contexto de conflito em grupo, busca satisfazer seus próprios interesses, sem avaliar ou se preocupar com os impactos sobre outros componentes, a decisão tomada por esse integrante possui uma intenção competitiva.
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A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Considere a seguinte situação hipotética. Determinada organização pública decidiu adotar a prática de outsourcing para os serviços de limpeza de suas unidades. O responsável pela empresa contratada, por definição de Carlos, servidor ocupante do cargo de gestor de patrimônio, será o supervisor da qualidade dos serviços definidos. A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.
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A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Considere que a missão de determinada empresa pública seja atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, em atividades que envolvam óleo, gás e energia, no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Nesse caso, a competência apresentada por meio dessa missão é a competência básica dessa organização.
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A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Se determinado gestor público se destaca pela sua capacitação e pela experiência adquirida em 20 anos de serviços prestados ao órgão, esse gestor possui competência conceitual para o exercício de suas funções.
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A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Com base na teoria de Herzberg, se um servidor público estiver insatisfeito com o seu ambiente físico de trabalho, então a sua insatisfação afetará decisivamente o seu nível de motivação.
As empresas estão se transformando em organizações educadoras e desenvolvendo a educação corporativa em virtude de
novas exigências impostas pelas relações trabalhistas.
novas tecnologias de ensino a distância e de tecnologia da informação.
necessidade de um local em que todos os funcionários possam ser treinados.
emergência da organização hierárquica, enxuta e flexível.
mudança fundamental no mercado da educação global.
A Administração é um ramo das Ciências Humanas que estuda os empreendimentos desenvolvidos pelas pessoas, com o objetivo de
favorecer os relacionamentos interpessoais e gerar maior bem-estar emocional aos indivíduos.
alcançar resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social.
utilizar recursos tecnológicos para favorecer os fluxos de comunicação entre indivíduos e instituições.
controlar os meios de produção através de sistemas de monitoramento aplicados aos colaboradores.
disciplinar os trabalhadores para que o tecido hierárquico e social seja preservado.
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No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
As atitudes dos empregados, reflexo de sentimentos e crenças, determinam, em grande parte, o modo como os funcionários percebem seus ambientes.
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