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Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Entre as formas mais efetivas de se alcançar o poder político em uma organização estão a formação de coalizões e a obtenção do controle sobre os processos decisórios.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
O comportamento de um funcionário que, ao ser questionado a respeito de um relatório de trabalho, responde: senhor, não tive tempo para fazer melhor, é considerado interpessoal, não assertivo, passivo e sem expressão de sentimentos.
Tudo o que é aparente e tangível ajuda a expressar o valor dos aspectos abstratos das interações de atendi- mento
PORQUE
do ponto de vista do cliente, aquilo que ele pode ver, sentir ou captar é atendimento ao cliente com qualidade.
É correto concluir que
as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas afirmativas são falsas.
as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
A organização dinâmica interna dos sistemas psicológicos do indivíduo, que determinam seu ajuste específico, reação e interação com o ambiente, são características determinantes da
eficácia.
empatia.
sinergia.
personalidade.
diversidade.
No processo de comunicação organizacional existe, na parte da decodificação da mensagem, a percepção seletiva do receptor. A respeito da percepção seletiva do receptor da mensagem, analise:
I. refere-se à manipulação da informação pelo emis- sor, para que ela seja vista de maneira mais favo- rável pelo receptor.
II. à medida que as informações são passadas para a cúpula da empresa, elas precisam ser condensadas e sintetizadas.
III. o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta com base em suas necessidades, motivações e experiências.
IV. o receptor também projeta seus interesses e expectativas quando decodifica as mensagens.
V. o emissor tende a assumir que as palavras e termos usados por ele na transmissão da mensagem têm o mesmo significado para o receptor.
É correto o que consta APENAS em
I, II e III.
III e IV.
III e V.
II, III e IV.
I, II, e V.
As organizações não são recentes. Existem desde os faraós e os imperadores da antiga China. A igreja elaborou a sua organização ao longo dos séculos, e os exércitos desde a Antiguidade desenvolveram formas de organizações. Com o desenvolvimento da humanidade, um número crescente de organizações foi sendo solicitado para atender às crescentes necessidades sociais e humanas. Atualmente a sociedade moderna tem tantas e diversas organizações que se torna necessário todo um conjunto de organizações secundárias para ordená-las e controlá-las, como a maioria dos órgãos públicos. Dentro da organização social, as pessoas são destinadas a certos papéis. PAPEL é o nome dado igualmente:
à existência da desintegração da vida social e à limitação de perspectiva;
a um conjunto de comportamentos e à limitação de perspectiva;
à limitação de perspectiva e a uma determinada posição dentro do sistema social;
à personalidade eminentemente individualista e à existência da desintegração da vida social;
a um conjunto de comportamentos e a uma determinada posição dentro do sistema social.
Antes que João assumisse a função de caixa na agência de um Banco, seu chefe pediu-lhe que fizesse um curso para aprender Matemática Financeira, de modo que ele atendesse melhor os clientes que tinham dúvidas sobre o cálculo de juros nos seus empréstimos. João, que até este período não tinha nenhum subordinado, nunca havia se preocupado com os problemas dos clientes, até saber, pelo seu chefe, das reclamações no atendimento, que justificavam a sua necessidade de fazer o tal curso.
Com base na espiral do conhecimento organizacional e na situação relatada acima, qual das colocações abaixo é INCORRETA?
Quando o chefe de João disse que estava tendo problemas no atendimento a clientes, houve a transformação de um conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Quando João conseguiu ser aprovado com nota dez no curso de Matemática Financeira houve a transformação de conhecimento tácito em conhecimento tácito.
Quando João utilizou o seu conhecimento sobre Matemática Financeira, tranquilizando uma antiga cliente sobre a validade das deduções feitas na sua conta devido a um empréstimo realizado, ele transformou um conhecimento explícito em conhecimento tácito.
Quando João fez um manual para todos os colegas da agência, definindo um padrão de atendimento ao cliente referente a taxas de juros e deduções de empréstimos, incluindo as dúvidas mais frequentes e as possíveis reclamações, ele transformou o seu conhecimento explícito em conhecimento explícito.
Quando, nesta situação, por meio da construção de um campo de interação propício, se possibilitou o compartilhamento dos conhecimentos tácitos entre os indivíduos, externalizando-os, houve uma associação aos outros conhecimentos explícitos.
Com relação à mudança organizacional, analise as afirmações a seguir.
Mais complexo do que lidar com indivíduos resistentes à mudança é lidar com indivíduos que são resilientes.
PORQUE
Indivíduos resilientes não têm capacidade de adaptação e flexibilidade para mudar.
A esse respeito conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Joana é uma aluna recém-formada em Administração. Ela estava bastante satisfeita com o seu novo emprego: um trabalho desafiante numa organização com prestígio, uma excelente oportunidade para ganhar experiência e um salário muito acima do praticado no mercado de trabalho para o seu nível.
Foi recentemente admitido para a organização um outro recém-formado em Administração, com um ano de experiência a menos do que ela e com um salário superior ao que ela ganha atualmente.
O nível motivacional de Joana desceu drasticamente nas últimas semanas. Ela está até pensando em mudar de emprego.
Nesse contexto, qual das proposições estabelece a relação entre o papel da equidade e a motivação dos indivíduos?
As recompensas reforçam o desempenho individual decorrente das condições internas do indivíduo e do ambiente de trabalho.
A relação inversa existente entre esforço, oportunidades, satisfação, motivação e recompensas é percebida pelos indivíduos.
Os funcionários fazem comparações entre os resultados que desejariam obter do seu trabalho no presente com os dos seus chefes no passado.
O que recebemos do trabalho em relação ao que damos a ele é percebido e comparamos esta relação com a entrada e o trabalho desenvolvido por outras pessoas.
O estado de equidade é encontrado quando o resultado da comparação leva à percepção de que as relações são desiguais.
Um profissional de RH sustenta a ideia de que a motivação do funcionário depende do grau em que as recompensas da organização satisfazem suas necessidades individuais e pessoais e do grau em que são interessantes. O argumento utilizado tem base na
oportunidade para o desempenho, que define, junto com os seus funcionários, um plano de metas a serem alcançadas e estabelece esquemas de reforço
teoria da equidade, que pesquisa quais fatores precisam ser modificados na política de Recursos Humanos para que os funcionários se sintam mais comprometidos com o trabalho.
teoria da expectativa, que busca compreender as intenções para agir e as expectativas de resultados dos seus funcionários.
teoria do reforço, que argumenta que o reforço condiciona o comportamento, sugerindo que os propósitos de uma pessoa orientam suas ações.
teoria ERG, que busca identificar, dentro da hierarquia de necessidades de seus funcionários, qual não estava sendo satisfeita.
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