Questões sobre Comportamento Organizacional

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Dentre as seguintes afirmativas sobre a organização como sistema social, uma é falsa. Assinale-a.

  • A.

    As organizações são sistemas sociais, constituídas de pessoas que interagem entre si, em suas atividades.

  • B.

    Todos os recursos organizacionais dependem da capacidade humana para serem utilizados com eficácia.

  • C.

    A organização sofre contínuas mudanças, decorrentes de sua interação com o meio em que atua.

  • D.

    O aspecto principal para a compreensão das organizações como sistemas sociais refere-se à infra-estrutura, constituída de prédios, instalações e máquinas

  • E.

    Como sistemas sociais, as organizações desenvolvem cultura e valores próprios.

Dar repostas incomuns a situações similares ocorridas na organização e que normalmente poderiam ser solucionadas com atitudes programadas nos remete a que aspecto da competência organizacional?

  • A. Dissonância.
  • B. Mecanismos homeostáticos.
  • C. Inovação e criatividade.
  • D. Introjeção.
  • E. Efeito Berghoff.

Considerando-se os ativos tangíveis e os intangíveis da organização, é CORRETO afirmar.

  • A.

    Os ativos financeiros, como o dinheiro em caixa e o crédito da organização, são todos ativos tangíveis.

  • B.

    Na área de operações, a fábrica, as instalações, os sistemas e os processos são ativos tangíveis.

  • C.

    O pessoal empregado pela organização constitui um ativo intangível.

  • D.

    As relações com os consumidores e a lealdade dos clientes são ativos intangíveis.

  • E.

    Os ativos de marketing são, basicamente, tangíveis.

O estudo das características individuais e de seu impacto sobre os grupos e as organizações é um dos principais focos da perspectiva comportamental das organizações.

Assinale a opção que apresenta somente características individuais focalizadas nos estudos sobre o comportamento organizacional.

  • a.

    Atitudes, competências, sentimentos e emoções.

  • b.

    Traços de personalidade, tecnologia, habilidades e emoções.

  • c.

    Racionalidade, atitudes, flexibilidade e emoções.

  • d.

    Traços de personalidade, flexibilidade, tecnologia e sentimentos.

  • e.

    Atitudes, habilidades, emoções e impessoalidade.

Segundo o enfoque comportamental, a organização deve ser vista como um sistema social, onde a organização informal é maior que a formal.

Assinale a opção que apresenta somente componentes da organização informal.

  • a.

    Grupos informais, hierarquia, normas de conduta e aprendizagem organizacional.

  • b.

    Clima organizacional, grupos formais, cultura organizacional e comunicação.

  • c.

    Cultura organizacional, cargos, hierarquia e normas de conduta.

  • d.

    Clima organizacional, aprendizagem organizacional, tarefas e grupos informais.

  • e.

    Normas de conduta, grupos informais, clima organizacional e cultura organizacional.

Selecione a opção que corretamente se relaciona à definição a seguir: Significa a capacidade da organização de adaptar um sistema produtivo para fornecer de forma eficiente diferentes produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado.

  • A.

    Flexibilidade Organizacional

  • B.

    Trabalho em equipe

  • C.

    Programa de Qualidade

  • D.

    Melhoria contínua de processos

  • E.

    Aprendizagem Organizacional

Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.

( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.

( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.

( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.

( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.

  • A.

    V, F, V, V

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, F, V, F

  • E.

    F, F, V, V

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética referente a relações humanas, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Alice é uma pessoa que mantém relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às idéias e cuidado com os sentimentos dos outros. Nessa situação, Alice tem consideração com seus colegas de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o sucesso de uma organização, marque a alternativa correta:

  • A.

    O sucesso de uma Organização depende de um único indivíduo: seu diretor.

  • B.

    O sucesso de uma Organização repousa sobre a motivação dos empresários.

  • C.

    A motivação das pessoas, numa Organização, é conseguida por meio da estruturação afetiva das relações de grupo

  • D.

    Não é importante o fato de o indivíduo sentir-se valioso na organização.

  • E.

    Os membros da organização não devem conhecer os membros dos outros grupos e unidade de trabalho suficientemente para que haja confiança, segurança e um bom fluxo de comunicação.

Amissão é a razão de ser de uma empresa. Neste ponto, procura-se determinar qual o "negócio" da empresa, por que ela existe, ou ainda em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Após determinarse a missão, os propósitos e a postura estratégica com seus vários aspectos, deve identificar e "operacionalizar" as _________, que correspondem às grandes orientações a que a empresa, como um todo, deve respeitar, e que irão facilitar e agilizar as suas ações estratégicas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  • A.

    macropolíticas

  • B.

    macroestratégias

  • C.

    macroatuações

  • D.

    macromissões

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