Questões sobre Educação Corporativa

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No plano empresarial, o profissional que atua a fim de proporcionar um ambiente de aprendizado, solucionando problemas, desenvolvendo projetos para melhoria de processos, contribuindo na formação continuada dos empregados, é denominado como:

  • A. Gestor de produtos.
  • B. Pedagogo empresarial.
  • C. Gerente financeiro.
  • D. Gerente de vendas.
  • E. Psiquiatra empresarial.

Os membros da diretoria da empresa X estão discutindo no momento se devem implementar um programa de educação corporativa na modalidade virtual. A discussão aponta inúmeras questões a serem analisadas, como as dificuldades de adoção, vantagens e desvantagens da educação corporativa.

Nesse caso, uma das dificuldades encontradas pela diretoria da empresa em adotar a educação corporativa é:

  • A.

    as metas da empresa X apostam no retorno financeiro de longo prazo.

  • B.

    a resistência na adoção de um programa e-learning baseado no modelo tradicional de treinamento.

  • C.

    a definição de que o trabalho deve ser inovador e criativo.

  • D.

    a resistência à mudança da educação presencial para a virtual.

  • E.

    a redução, sentida pela diretoria, da validação do conhecimento técnico.

A educação corporativa é um processo institucional estruturado, de formação continuada e desenvolvimento do potencial humano, que é influenciado por três variáveis que interagem entre si. Com relação a essas variáveis, é correto afirmar que a variável

  • A. tecnológica auxilia nos processos individuais de aprendizagem, favorecendo a competitividade entre os trabalhadores da instituição.
  • B. comportamental abrange os aspectos de natureza psicocomportamentais, como a motivação e a cognição, relacionados à aprendizagem.
  • C. comportamental analisa o perfil emocional dos trabalhadores, auxiliando em evitar conflitos futuros.
  • D. tecnológica, a comportamental e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.
  • E. tecnológica, a organizacional e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.

Com base no fato de que um dos subsistemas mais importantes da administração de recursos humanos é a área de treinamento, desenvolvimento e educação (TDE), julgue os próximos itens.

A educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas, orientada para o curto prazo, com o objetivo de articular as competências com uma cultura de aprendizagem, concorrendo com a educação oferecida pelo Estado, que tem demonstrado capacidade de fornecer mão de obra adequada ao mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a educação e treinamento, julgue os itens que se seguem.

O sucesso da implementação de uma universidade corporativa em uma organização pública depende do envolvimento de líderes que atuarão tanto como professores tanto como alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a Universidade Corporativa (UC) está presente em muitos tipos de organizações, nacionais e multinacionais, públicas e privadas e em diversos setores industriais e de serviços. Analise as frases de diferentes autores, inclusive de Marisa Eboli, transcritas da Internet, e assinale a incorreta em relação à concepção da Educação Corporativa (EC).

  • A. É a Educação que se apresenta como uma das possibilidades de aumentar a competência dos profissionais da organização e, sendo ela uma forma de Educação direcionada à realidade empresarial, pode representar uma maneira de a organização potencializar a formação de competências necessárias às suas atividades.
  • B. É um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais. Apesar de seus diferentes formatos de funcionamento (presencial e virtual), sua finalidade é criar uma força de trabalho de primeira qualidade, por meio de sistematização e organização de informações e experiências de aprendizagem para o desenvolvimento humano.
  • C. Exerce a mesma função das Universidades Tradicionais (UT), atuando no ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável. Porém, transforma-se em uma ameaça à UT, pois seu processo formativo tem a competência para agregar valor, sobretudo quando realiza pesquisa e geração de conhecimento. Há tempos os centros produtores de novos conhecimentos estão vinculados às grandes empresas.
  • D. É um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências. Para tanto, a organização deve-se utilizar da gestão por competências, não somente no desenvolvimento de pessoas, mas em todos os subsistemas de recursos humanos, como: recrutamento e seleção; atração e retenção de talentos; orientação e modelagem de cargo; planejamento de carreira; avaliação e desempenho; e, por fim, benefícios e remuneração.
  • E. Uma característica importante é seu caráter contínuo da aprendizagem, ou seja, a organização fornece uma Educação permanente, vinculada às metas empresariais. Corroborando essa ideia, outro autor destaca o caráter intensivo e permanente como característica diferenciadora do provimento educacional oferecido pelas empresas que possuem essa modalidade de Educação.

Educação Corporativa, que alguns chamam de Educação empresarial, é a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da instituição. É correto afirmar que a missão da Educação Corporativa é

  • A. garantir um campus físico, um corpo docente estável, entendendo a administração estratégica como um processo de aprendizado coletivo.
  • B. prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio e a lucratividade planejada.
  • C. desenhar programas que incorporem os três Cs (cidadania, contexto e competências) e estimular gerentes e líderes a se envolverem com a aprendizagem, tornando-se também responsáveis pelo processo.
  • D. expandir os Centros de Treinamentos focados no negócio estratégico de cada empresa, cuja gestão é de entidades educacionais definidas como organizações não governamentais sem qualquer objetivo educacional.
  • E. formar e desenvolver talentos humanos na gestão dos negócios por meio da aprendizagem, e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade.

A Educação Corporativa está sendo estimulada por um ambiente em constante transformação, inquieto e com novos paradigmas sendo construídos diariamente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A Educação Corporativa surge a partir de decreto-lei estabelecido pelo Governo Federal, que obriga as organizações de grande porte a possuírem suas próprias “universidades”, no sentido de incrementarem a formação de seus trabalhadores.
  • B. A Educação Corporativa é um movimento exclusivamente brasileiro, pois procura cobrir as deficiências que o nosso modelo educacional não consegue contemplar na formação de mão de obra para o mercado.
  • C. As empresas que estão privilegiando a educação corporativa criaram suas próprias universidades, utilizando-a exclusivamente como instrumento para diminuição de impostos.
  • D. Algumas empresas que estão investindo atualmente em educação corporativa utilizam o conceito de realidade virtual, sendo a estrutura virtual, sem prédios ou salas de aula.
  • E. Não se deve confundir a educação corporativa, que é algo estrito à formação de profissionais para cargos específicos, com o gerenciamento do conhecimento, que procura alinhar educação das pessoas aos objetivos estratégicos do negócio.

Duas características básicas encontram-se presentes na educação à distância: a separação física entre o professor e o aluno e a utilização de meios técnicos para a comunicação. Considere as seguintes características adicionais:

I. Interatividade: qualquer processo que permite a participação do usuário.

II. Disponibilidade: os conteúdos disponíveis onde e quando solicitados.

III. Individualização do estudo: respeito ao ritmo do aluno, com possibilidade de interromper a atividade ou repeti-la.

Aplicam-se à educação à distância:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

Julgue os itens seguintes, acerca de qualidade de vida no trabalho, critérios de departamentalização, análise e descrição de cargos, educação a distância e indicador de desempenho. Uma organização que pretende ter sucesso na implantação de um modelo de educação a distância para seus colaboradores deve centrar o processo educacional nos professores e considerar o uso de novas tecnologias como geradoras de novos conhecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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