Questões sobre Educação Corporativa

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A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa

  • A. dar vazão às demandas de treinamento feitas pelo mercado de trabalho, considerando a diferença entre as habilidades do funcionário e aquelas exigidas para o cargo.
  • B. desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
  • C. possibilitar espaço educacional fora da sala de aula para que os funcionários possam adquirir experiência para se candidatarem a novas funções em novos negócios da empresa.
  • D. desenvolver novos hábitos de influência tanto na vida pessoal como profissional, treinando todos os funcionários para ocuparem cargos de liderança na empresa.
  • E. colocar em prática ações pontuais de ensinoaprendizagem com foco em instrumentos de educação à distância.

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.

O planejamento dos conteúdos de aprendizagem é o elemento mais importante para o educador corporativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa pretende promover processos de conversão de conhecimento que envolvam o “aprender fazendo”, ou seja, a incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito, por meio da aplicação do conhecimento formal nas atividades de trabalho.

Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), esse processo de conversão do conhecimento é denominado

  • A. combinação
  • B. externalização
  • C. integração
  • D. internalização
  • E. socialização

No que se refere à gestão do desempenho e à capacitação de integrantes da carreira de especialista em meio ambiente, julgue os itens a seguir. Cursos na modalidade a distância têm sido preteridos por organizações públicas e privadas devido ao seu alto custo logístico e por sua complexa acessibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista as diferentes dimensões da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

Autodesenvolvimento significa evoluir por meio da quebra ou transformação de padrões, paradigmas, regras, conceitos e limites.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista as diferentes dimensões da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

A principal função da educação corporativa é gerar novos conhecimentos próprios para a cultura organizacional específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista as diferentes dimensões da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

A educação corporativa desempenha, para a organização e para seus colaboradores, o papel que as universidades convencionais, na maioria dos casos, não conseguem assumir: formar profissionais preparados e capacitados para atuar no mercado, além de prepará-los para setores específicos da economia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

A educação corporativa, um processo de ensino e aprendizagem que se molda às necessidades organizacionais, centra-se, fundamentalmente, no condutor da ação educacional e objetiva o alcance de resultados operacionais e financeiros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

As melhores práticas de educação corporativa evidenciam a importância de os líderes e gestores assumirem seu papel de educadores. Assinale a alternativa incorreta em relação ao tema.

  • A.

    Os bons líderes criam um ambiente em que os membros da equipe se sintam motivados a utilizar toda a sua potencialidade e a buscar padrões elevados de desempenho.

  • B.

    Os líderes são agentes de disseminação, consolidação e transformação da cultura organizacional.

  • C.

    Como educação é prática, é experiência e realidade vivida, ações organizacionais são necessárias para estimular os líderes organizacionais sobre comportamentos e ações positivas com suas equipes no cotidiano do trabalho.

  • D.

    A liderança educadora é modelo de comportamento que deve ser seguido e buscado pelos demais colaboradores da organização.

  • E.

    O líder que cria um ambiente de trabalho onde a equipe tem condições de questionar opiniões constrói uma atmosfera profissional polêmica e prejudica o desempenho organizacional, que perde o foco no resultado.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de organização e gestão do trabalho.

O acesso à educação básica de qualidade é condição necessária, mas não suficiente, para a qualificação do trabalhador. Assim, a formação geral não exclui a necessidade de formação profissional específica.

  • C. Certo
  • E. Errado
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