Questões sobre Gestão de Pessoas

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Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações. Por meio da abordagem introversiva da gestão de pessoas, é possível verificar como a organização lida com diferentes aspectos internos em relação às pessoas e às equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aplicação prática da teoria motivacional dos Dois Fatores de Herzberg, que consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo ou de um grupo de cargos, cujos ocupantes tenham responsabilidade sobre a mesma tarefa, aumentando sua variabilidade, por meio de delegações e incorporações de tarefas correlatas, é denominada:

  • A. amplitude administrativa
  • B. fator ambiental
  • C. compensação
  • D. enriquecimento do trabalho

Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito e os objetivos da Gestão de Pessoas.

1. O profissional de Gestão de Pessoas deve saber diferenciar as pessoas com as quais lida em seu dia a dia, pois os seres humanos são dotados de personalidade própria, com histórias de vida particulares.

2. A vantagem competitiva das empresas, atualmente, está na maneira de utilizar o conhecimento das pessoas, colocando-o em ação de modo rápido e eficaz, na busca de soluções e avanços satisfatórios.

3. Na fase tecnicista (1950-1965) o perfil do profissional de Recursos Humanos teve uma mudança significativa, e surgiu o primeiro administrador de pessoal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Analise as afirmativas abaixo sobre a Gestão de Pessoas. 1. O papel do profissional de Recursos Humanos não é atrair, reter e desenvolver pessoas nas organizações. 2. A tendência atual é falar em “Administrar com as Pessoas”, que significa tocar a organização somente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem dela e de seu futuro. 3. O profissional de Gestão de Pessoas não é mais um recurso de organização, servil e passivo no processo. Ele é um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Assinale a alternativa que não é uma área ou função da Gestão de Pessoas.

  • A. Folha de pagamento
  • B. Segurança no trabalho
  • C. Avaliação de desempenho
  • D. Planejamento de carreira
  • E. Pesquisa Operacional

A função da área de Gestão de Pessoas engloba:

1. Dimensionar e planejar as necessidades de pessoal, no curto, médio e longo prazos, de forma a atender às exigências do negócio e aos objetivos da empresa.

2. Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente.

3. Assegurar o bom relacionamento da empresa com os shareholders, que fazem parte do ambiente interno da organização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Muitos gestores evitam o feedback ou só o fazem quando pressionados pela organização. A principal razão parece ser o receio do confronto com o avaliado, especialmente quando o feedback é negativo. Sobre as falhas cometidas pelo avaliador no processo de avaliação de desempenho humano, considere as afirmações a seguir.

I. Atribuir apenas conceitos no ponto médio da escala; o conceito excelente ou o conceito péssimo seriam exceções. Essa falha é chamada de Tendência Central.

II. Julgar o indivíduo por alguma característica que se destaca, generalizando essa característica e contaminando a avaliação de forma positiva ou negativa, é chamada de Unilateralidade.

III. Valorizar aspectos que o avaliador julga importantes, mas não o são para a organização ou para a função do avaliado.

Essa falha é denominada Efeito Halo. Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Acerca das atribuições tradicionais e estratégicas da área de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. O cadastro e a aplicação da legislação de pessoal, a capacitação, o desenvolvimento e a avaliação de desempenho dos servidores públicos são atribuições estratégicas das unidades de gestão de pessoas da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atribuições tradicionais e estratégicas da área de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. É função estratégica das unidades de gestão de pessoas a participação de suas lideranças nas reuniões de planejamento organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atribuições tradicionais e estratégicas da área de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. Além de intervirem na movimentação, no desenvolvimento e na valorização dos empregados, as políticas de gestão de pessoas devem lidar com aspectos mais amplos relativos à estrutura, ao contexto e às estratégias organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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