Questões sobre Gestão de Pessoas

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Acerca das atribuições tradicionais e estratégicas da área de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. Os modelos tradicionais de gestão de pessoas estabelecem que as políticas de recursos humanos devam se ajustar às decisões organizacionais, ao passo que os modelos estratégicos de gestão de pessoas propõem que tais decisões devam ser tomadas em razão dos recursos humanos à disposição na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. A tarefa essencial da gestão de pessoas, influenciada pela escola de relações humanas, é criar condições e oportunidades para que as pessoas possam atingir da melhor forma seus objetivos pessoais, dirigindo os próprios esforços em direção aos objetivos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. Entrevistas de seleção, avaliação de desempenho, ações de desenvolvimento, análise de cargos e plano de carreira são exemplos de ferramentas de gestão de pessoas aplicadas diretamente sobre as pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. A gestão de pessoas é concebida como um conjunto de processos básicos de provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração de pessoas, os quais geram impactos sobre pessoas e organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa passa por uma reestruturação que modifica a forma como o trabalho é organizado. Considerando-se a intenção de minimizar o estresse no ambiente de trabalho, uma iniciativa adequada do comando da empresa seria

  • A. estabelecer uma interação permanente entre os trabalhadores.
  • B. aumentar a autonomia do trabalhador sobre sua tarefa.
  • C. equiparar a dificuldade da tarefa à capacidade esperada do trabalhador.
  • D. superdimensionar a relevância da tarefa realizada por cada trabalhador.
  • E. diminuir a quantidade de habilidades necessárias para a realização da tarefa.

Analise as afirmativas abaixo sobre Gestão de Pessoas. 1. Envolve a participação, a capacitação, o envolvimento e o desenvolvimento de funcionários de uma organização. 2. Tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional. 3. Ao contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor pode contratar indivíduos que aprensentem características vantajosas para a empresa, no setor público a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos públicos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Preocupado com desvios de conduta de gestores e com a deterioração do ambiente de trabalho, o diretor de uma empresa elaborou uma declaração formal em que estavam apresentados todos os parâmetros de comportamento profissional considerado adequado para as atividades naquela empresa. O tipo de documento elaborado denomina-se

  • A. Arbitragem
  • B. Estatuto Social
  • C. Código de Ética
  • D. Comissão de Inquérito
  • E. Processo Administrativo

Considere as seguintes afirmativas sobre o sistema de administração de recursos humanos: 1. Engloba a pesquisa de mercado de profissionais, o recrutamento, a seleção e a integração de novos colaboradores. 2. Envolve a análise e a descrição de cargos, o planejamento e a alocação. 3. Trabalha com administração de salários, plano de benefícios sociais, higiene pessoal, finanças pessoais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

No tema Gestão de Pessoas, em ambiente dinâmico e competitivo, é comum ouvirmos: “Gerir competências humanas está se tornando indispensável para o sucesso das organizações”. Segundo vários autores, fazem parte das competências humanas:

I. Conhecimento.

II. Controle.

III. Habilidade.

IV. Atitude.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e III.
  • C. I e II.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, III e IV.

O Customer Relationship Management (CRM) ou gestão do relacionamento com o cliente é o gerenciamento cuidadoso de informações sobre cada cliente a fim de maximizar sua fidelidade. Essa ferramenta no marketing um-para-um. Com base nas informações apresentadas assinale a alternativa que se refere ao marketing um-para-um.

  • A. Retenção de cliente.
  • B. Anonimato do consumidor.
  • C. Consumidor médio.
  • D. Mensagem unilateral.
  • E. Produto-padrão.
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