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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à gestão por resultados.
Por meio da gestão por resultados, direcionam-se as ações de recrutamento e seleção, treinamento e gestão de carreira, entre outras, à estratégia da organização, com o objetivo de captar e desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o alcance dos objetivos.
Entende-se o conceito de Competência como:
ter conhecimentos teóricos voltados ao desenvolvimento organizacional.
um saber agir responsável, ter conhecimentos e ter atitude de mobilizá-los e transferi-los.
ter motivação para a ação gerencial e eficaz.
saber se comprometer e comprometer os outros para resultados superiores.
ter e praticar uma visão estratégica.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às práticas de gestão de pessoas, julgue os próximos itens.
É pressuposto da gestão por competências que as organizações, para se tornarem competitivas, tenham como foco as competências essenciais ao seu negócio, tanto em seus processos produtivos quanto nas relações com seus recursos humanos.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
O conceito de competência envolve combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Na gestão estratégica, é importante uma avaliação das competências das pessoas, pois estas impulsionam as organizações e, quando reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores, são denominadas
distintivas.
essenciais.
de suporte.
dinâmicas.
de unidades de negócio.
Gestão estratégica por competências implica
mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
Gestão estratégica por competências implica
mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
Os processos que objetivam o desenvolvimento das pessoas e da organização são mais sensíveis à abordagem por competências. Primeiramente, pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional da pessoa como capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis
de alta complexidade.
primários de complexidade.
secundários de complexidade.
crescentes de complexidade.
de baixa complexidade.
Um sistema de gestão estratégica de pessoas por competências, para ser efetivo, deve
enfatizar as competências individuais em relação aos objetivos organizacionais.
compensar financeiramente os colaboradores com competências exclusivamente orientadas para os objetivos da empresa.
compatibilizar a realização das estratégias da empresa com a capacitação e o reconhecimento das pessoas.
privilegiar a criatividade individual em relação às competências técnicas dos colaboradores.
definir democraticamente os objetivos organizacionais e as competências individuais requeridas.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a gestão por competências é uma forma de imprimir eficiência à gestão das organizações, julgue os itens a seguir.
A estratégia organizacional (missão, visão de futuro e objetivos organizacionais) nem sempre serve de referência para a definição das ações na gestão por competências.
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