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O líder de uma equipe de quatro colaboradores percebe que o grupo está desmotivado, realizando o trabalho de forma desinteressada. Os colaboradores são jovens, com pouco tempo de casa, mas altamente qualificados e com grande potencial de desenvolvimento na carreira. O supervisor gostaria de estimular a motivação, buscando aumentar a satisfação dos colaboradores, sua autonomia e responsabilidade. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar:
A coluna da esquerda apresenta competências das lideranças e a da direita, característica de cada competência. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Marque a sequência correta.
São características dos líderes transformacionais:
I. Negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
II. Comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.
III. Promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.
IV. Intervém apenas quando os padrões não são alcançados.
Está correto o que consta APENAS em
Sobre os estilos de comportamento de um líder em relação aos seus liderados, analise as afirmativas a seguir.
I. A liderança liberal deixa os funcionários à vontade para a tomada de decisão.
II. A liderança autoritária centraliza as decisões e impõe sua vontade sobre o grupo.
III. A liderança autocrática hierarquiza as funções e estimula as competências individuais.
Assinale:
Sobre os estilos de comportamento de um líder em relação aos seus liderados, analise as afirmativas a seguir.
I. A liderança liberal deixa os funcionários à vontade para a tomada de decisão.
II. A liderança autoritária centraliza as decisões e impõe sua vontade sobre o grupo.
III. A liderança autocrática hierarquiza as funções e estimula as competências individuais
Assinale:
Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento estratégico de uma organização. A matriz de liderança, desenvolvida por Levy (1968), apresenta duas dimensões básicas compatibilização, definida pela capacidade de criar valor no negócio, e dominância, definida pela habilidade de inovar constantemente , a partir das quais são estabelecidos quatro possíveis posicionamentos para a organização.
Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram- se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, entre as quais, a
I. estrutura de iniciação, correspondente à capacidade do líder em definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados em busca dos objetivos, incluindo a organização do trabalho e as metas.
II. consideração, definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários.
III. grade gerencial, que contempla ênfase na produção, pautada nos resultados obtidos, e ênfase nas pessoas, pautada na satisfação dos subordinados.
Está correto o que consta APENAS em
A liderança é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Nas empresas, esta realidade não poderia ser diferente. Nas organizações o papel do líder é o de incentivar, comunicar e influenciar pessoas, facilitando a condução de toda a equipe para o alcance das metas e objetivos organizacionais. A teoria comportamental da administração foi uma abordagem que deu continuidade e ampliou os estudos sobre a liderança iniciada na Escola das Relações Humanas. Tendo em vista a abordagem de Likert sobre os quatro estilos de liderança, assinale a alternativa correta.
A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem. A eficácia da liderança estratégica ocorre como resultado da capacidade de o líder absorver a turbulência ambiental, mudar comportamentos e decidir com agilidade para que o desempenho organizacional seja alcançado adequadamente.
A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem. Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação, o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada.
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