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Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de organização e gestão do trabalho.
A qualificação exigida dos profissionais abrange o domínio de conhecimentos e de habilidades cognitivas e comportamentais que propiciem ao trabalhador utilizar os seus conhecimentos científicos e tecnológicos de maneira articulada para a resolução problemas e para a apresentação de sugestões à empresa onde ele atua.
A administração de recursos humanos está relacionada a todas as funções do processo administrativo, referindo-se a políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, dirigir seu comportamento em direção ao alcance de objetivos e metas, podendo ser orientada para pessoas e também para tarefas.
A administração de recursos humanos está relacionada a todas as funções do processo administrativo, referindo-se a políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Em uma organização, existem, basicamente, três estilos de liderança: o autocrático, voltado para o líder; o democrático, voltado para o líder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.
O administrador precisa ter em mente o modo de tomar decisões estratégicas e planejar o futuro das organizações. Diante disso, analise as seguintes proposições:
1) Através da arte de tomar as decisões, o administrador configura e reconfigura continuamente a sua organização.
2) Planejar significa interpretar a missão organizacional, estabelecer os objetivos e os meios necessários para a realização destes com o máximo de eficácia e eficiência.
3) No planejamento estão contidos: a definição dos objetivos, das políticas, os procedimentos e as normas da instituição.
4) O planejamento inicia o processo administrativo, e fundamenta os próximos estágios.
5) O planejamento apenas define a missão e os objetivos a serem alcançados.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 3.
2, 3 e 4.
1, 2, 3 e 4.
4 e 5.
1, 2, 3 e 5.
Para desempenharem os diferentes papéis pelos quais são responsáveis, os administradores devem possuir certas habilidades. Marque a alternativa que contempla corretamente as habilidades necessárias para o bom desempenho de um administrador:
Conceituais, Informacionais, Financeiras.
Conceituais, Humanas, Técnicas.
Estratégicas, Humanas, de Controle.
Financeira, Técnica, de Controle.
Técnicas, Consultivas, Humanas.
Analise as afirmativas:
I. O princípio da unidade de comando diz que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior.
II. A exclusividade da responsabilidade estabelece que mesmo que as atividades sejam delegadas, a responsabilidade por elas permanece.
III. Nos níveis superiores não existe conflito entre a autoridade de linha e a funcional, bem como entre estas e algumas solicitações de assessorias.
IV. Mesmo que um chefe tenha delegado uma atividade a um subordinado, continuará responsável por essa atividade perante a sua chefia.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III, IV
I, II, III
II, III, IV
I, II, IV
III, IV
O conceito de liderança envolve alguns aspectos como:
I. Capacidade presumida de levar as pessoas a fazer aquilo que precisa ser feito.
II. Tendência dos liderados de seguir aqueles que eles percebem como capazes de satisfazer suas necessidades.
III. Capacidade de encontrar aspectos comuns que unem as pessoas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
I, II, III
I, II
I, III
III
II
O líder deve ser capaz de, EXCETO:
Tomar decisões e ter calma na hora da crise.
Julgar as pessoas e fazer com que as pessoas certas ocupem os lugares certos nos momentos certos.
Compreender que a diversidade das pessoas enfraquece a equipe.
Visualizar o sistema como um todo, ver o conjunto.
Verificar o cumprimento das ordens.
Sobre conceito de líder, marque a alternativa correta:
Os líderes são natos, não feitos.
Todos os líderes são carismáticos.
O líder controla, dirige, impulsiona e manipula seus subordinados.
A liderança existe apenas na cúpula da organização.
Os líderes são aprendizes perpétuos.
Sobre a delegação de autoridade, pode-se afirmar que, EXCETO:
A delegação não é indicada quando uma função cresce além da capacidade de trabalho de seu titular.
O processo de delegação abrange: definição de metas, delegação da permissão, criação da obrigação para executar e avaliar a execução.
As decisões importantes não devem ser delegadas.
A sensação de perda de poder (barreira psicológica) impede a delegação por parte dos administradores.
Mesmo que um chefe tenha delegado uma atividade, continuará responsável por ela perante sua própria chefia.
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