Lista completa de Questões sobre Liderança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A delegação de poder ou autoridade para os subordinados é corretamente definida por
empowerment.
melhoria contínua.
benchmarks.
comunicação avançada.
responsabilidade.
As funções de um Administrador envolvem Planejamento, Organização, Direção e Controle. A função Organização tem como uma de suas etapas a formalização. Assinale abaixo a pergunta que se relaciona à etapa de formalização de uma organização:
Quantos indivíduos um gerente pode comandar com eficiência e eficácia?
Em que base os trabalhos são agrupados?
Em que medida haverá regras e regulamentos para comandar os funcionários e gerentes?
Quantos níveis hierárquicos e quantos departamentos têm esta empresa?
Julgue os itens subseqüentes, relativos a relações interpessoais.
Uma liderança que dissemina um clima de confiança e união permite maior afetividade entre os membros do grupo, sem que haja impacto significativo nos resultados do trabalho.
Liderança é a
autoridade legal necessária para o exercício eficiente da direção de uma organização.
capacidade de imitar e até mesmo superar os comportamentos de outros de forma espontânea.
capacidade de forçar alguém a fazer alguma coisa, mesmo que ela não o deseje.
qualidade de propor mudanças na condução dos processos organizacionais sem forçar a sua aceitação pelos demais.
capacidade de influência interpessoal exercida por meio da comunicação, visando a um objetivo específico.
Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. Liderança é definida como a influência exercida por aqueles que possuem autoridade formal na organização.
Entre os aspectos diretamente correlacionados com o DO, o fator humano merece destaque e, em especial, a relação entre os líderes e seus colaboradores. Iniciativas estratégicas que funcionam em muitas organizações podem frustrar as expectativas em função de aspectos gerenciais e motivacionais. Acerca das aplicações e das ferramentas de gestão que favorecem o exercício da liderança e o aprimoramento dos resultados organizacionais, julgue os seguintes itens.
A liderança, a capacidade de mobilização e as relações de respeito se enfraquecem quando a conduta passa a ser democrática e participativa.
O interesse em relação às equipes de trabalho tem crescido nos últimos anos em virtude da necessidade de reorganização do processo produtivo, além do aparecimento das exigências e tecnologias inerentes ao trabalho moderno. Acerca das equipes de trabalho e das características do trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
O alto desempenho nas equipes de trabalho ocorre necessariamente a partir de líderes que as direcionem para alcance de objetivos.
Ainda sobre liderança, podemos contextualizar que a ética toca a questão da liderança de diversas maneiras. Portanto é correto afirmar que:
1) Os líderes transformacionais, por exemplo, são acusados de restringir a virtude moral ao mesmo tempo que tentam manipular as atitudes e o comportamento de seus liderados.
2) Os líderes carismáticos sem ética têm maior probabilidade de utilizar seu carisma para aumentar seu poder sobre os liderados, em proveito próprio.
3) Os líderes transformacionais, por exemplo, são acusados de enaltecer a virtude moral e ao mesmo tempo que tentam manipular, de forma positiva, as atitudes e o comportamento de seus liderados.
4) Os líderes transformacionais, por exemplo, são acusados de enaltecer a virtude moral e ao mesmo tempo que tentam manipular, de forma negativa, apenas em interesses próprios, as atitudes dos seus liderados.
5) Os líderes carismáticos com ética têm maior probabilidade de utilizar seu carisma para aumentar seu poder sobre os liderados, em proveito próprio.
Está correto apenas o que se afirma em:
1 e 3.
3 e 5.
1 e 5.
2 e 3.
3 e 4.
Entende-se como autoritarismo organizacional:
Um estilo de personalidade caracterizado por uma atitude em face da autoridade.
Princípio da igualdade natural em que prevalecem o respeito e a justiça.
Valor moral que prioriza a justiça do grupo.
Um estilo de personalidade caracterizado pelo princípio ético do assédio moral.
Um verdadeiro Líder precisa estar ciente de todos os elementos que compõem uma tomada de resolução numa empresa. Portanto, a Teoria das Decisões é um mix de vários fatores, porém, podemos dizer que os primordiais para uma tomada de decisão são:
Tomador de Decisão; Elaboração de objetivos; Critérios de avaliação final; Estabelecimento de propósitos; Análise de Cenários; Avaliação de resultados.
Tomador de Decisão; Elaboração de objetivos; Enumeração dos critérios usados para as escolhas corretas; Estabelecimento de estratégias; Análise de Cenários; Análise de Swot; Avaliação de resultados.
Tomador da Sentença; Elaboração de custos monetários; Critérios usados para escolha de moeda estrangeira; Estabelecimento de estratégia; Análise de Cenários; Avaliação de resultados.
Tomador de Sentença; Elaboração de custos; Critérios usados para triagem de elementos organizacionais; Estabelecimento de meios éticos; Análise de Swot; Avaliação de resultados.
Tomador de Decisão; Elaboração de produtos e serviços; Enumeração de critérios diversos; Estabelecimento de metas; Análise de Cenários; Avaliação de resultados.
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