Questões sobre Liderança

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A ação estratégica de relacionamento que o gerente ou líder de equipe estabelece com os seus membros para apoiar o processo de aprendizagem, desenvolvimento e estímulo, para identificar valores que possam nortear o desempenho, é denominada

  • A. coaching.
  • B. empowerment.
  • C. benchmarking.
  • D. autogestão.
  • E. força-tarefa.

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Com relação à dimensão do comportamento de liderança, o líder orientado para a produção é aquele que enfatiza as relações interpessoais no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

A liderança é uma habilidade interpessoal inata de influenciar pessoas, que possibilita o engajamento dos membros da equipe em direção ao alcance dos objetivos preestabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Na liderança participativa, o líder articula-se com a equipe ou com múltiplos parceiros, realizando alianças e negociações por meio do compartilhamento de decisões em busca do atingimento das metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marta, em sua função de Agente Censitário, em visita a um Hotel-Fazenda, teve oportunidade de conhecer o estilo de liderança ali presente. Observou que havia delegação total das decisões do grupo que, em conseqüência, ficava à vontade e sem controle. As tarefas eram desenvolvidas com muitas oscilações, com discussões sem direção no foco do trabalho, priorizando questões pessoais. Constatou, ainda, um forte individualismo e relacionamentos pouco cordiais, o que demonstrou, em conjunto, características de liderança:

  • A. liberal.
  • B. autocrática
  • C. democrática
  • D. participativa.
  • E. competitiva

As teorias sobre a liderança sempre acompanharam o desenvolvimento da teoria administrativa. Assim sendo, pode-se dizer que, segundo as teorias situacionais de liderança,

  • A.

    a liderança é uma habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras.

  • B.

    a liderança situacional é uma habilidade que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar pessoas e grupos, dependendo da circunstância encontrada.

  • C.

    a partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre a sua motivação.

  • D.

    a partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre a sua motivação.

  • E.

    um estilo de liderança democrática implica em liberdade completa para as decisões grupais ou individuais.

O modo como os indivíduos lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento, além de características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança.

Esse conjunto de ações é identificado como:

  • A.

    Inteligência emocional.

  • B.

    Competência gerencial.

  • C.

    Comportamento individual.

  • D.

    Comunicação interpessoal.

  • E.

    Desenvolvimento de equipes.

Acerca dos estilos de decisão em relação ao comportamento de um líder e suas conseqüências nas atitudes dos seguidores da decisão, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O estilo de liderança laissez-faire assegura atitudes positivas dos subordinados.

  • B.

    O estilo democrático resulta em atitudes positivas.

  • C.

    O líder autocrático possibilita aumento de desempenho dos servidores.

  • D.

    O líder carismático inspira confiança, o que resulta em alto desempenho.

Que sentimento ligado a necessidades defensivas profundas das quais não se tem consciência pode afetar líderes organizacionais e interferir na objetividade de seus julgamentos?

  • A.

    Impulsos emocionais momentâneos.

  • B.

    Enxaqueca.

  • C.

    Perda da capacidade auditiva.

  • D.

    Autonomia do pensar.

  • E.

    Inteligência.

O processo de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para estabelecer e atingir metas, denomina-se

  • A. Comunicação.
  • B. Negociação.
  • C. Percepção.
  • D. Motivação.
  • E. Liderança.
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