Questões sobre Mercado

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Acerca da administração de marketing e da análise do mercado, da concorrência e do consumidor, julgue os itens subsecutivos. O reconhecimento de novas oportunidades de mercado na avaliação ambiental está intrinsecamente relacionado com o ambiente interno da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A universidade UNICA, instituição de grande porte, voltada à promoção do ensino, pesquisa e extensão de nível superior, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, planeja uma forma de se preparar para desafios atuais e futuros, decorrentes de alterações nos cenários econômico, social, político e mundial. Em função dessas alterações, algumas decisões já foram tomadas com base em estudos já desenvolvidos nas mais diversas áreas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A existência de muitas instituições de ensino superior que atuam há muito tempo no mercado, o crescimento lento do setor de ensino superior e a pouca diferenciação nos serviços ofertados são fatores que impedem a entrada de novos concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o conceito de marketing e a orientação ao mercado, é INCORRETO afirmar que

  • A. marketing é um estado corporativo que existe na integração e na coordenação de todas as suas funções.
  • B. marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a distribuição de ideias, bens e serviços.
  • C. marketing é, ao mesmo tempo, cultura, estratégia e tática.
  • D. os componentes e contexto da orientação de mercado envolvem concorrentes, foco no médio prazo e coordenação multifuncional.

Algumas das questões-chave na segmentação do mercado concentram-se nas bases sobre as quais a segmentação deve ser construída e no número de segmentos identificáveis como alvos em um mercado específico.

Sobre a segmentação dos mercados de consumo, é INCORRETO afirmar que

  • A. as variáveis usadas na segmentação dos mercados de consumo podem ser agrupadas em 3 classes principais: características básicas, atitudes e comportamento dos clientes.
  • B. as características básicas e as atitudes tratam da predisposição do indivíduo para a ação.
  • C. o comportamento dos clientes está relacionado ao seu comportamento real no mercado.
  • D. a principal vantagem da segmentação baseada em atitudes é que ela requer uso de técnicas sofisticadas de análise de dados.

Os membros da diretoria de uma empresa do setor industrial começaram a perceber, em função da necessidade de sobrevivência no mercado, que precisavam estar mais atentos ao movimento realizado pelos concorrentes. Um dos membros, entretanto, questionou essa necessidade, já que, até então, a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. Já outro membro da diretoria explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema

  • A. fechado, que se relaciona diretamente com os concorrentes e, por isso, precisa observar seus movimentos.
  • B. linear, que cria o ambiente macroeconômico e estabelece relações com os concorrentes, caso considere necessário.
  • C. aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis existentes no mercado, como concorrentes, fornecedores e clientes, dentre outros.
  • D. centralizado, que precisa ter todos os aspectos internos e externos sob seu controle.
  • E. administrativo, imposto pelo mercado que estabelece os objetivos a serem atingidos.

Processos de agregação de pessoas, denominados processos de provisão e suprimento, que incluem o recrutamento e a seleção de pessoas, são utilizados para reunir novas pessoas na organização. Julgue os itens que se seguem, acerca de recrutamento e seleção de pessoas.

Em virtude da inclusão das organizações em sistemas abertos, nos quais há o conceito de stakeholders, o recrutamento interno abrange candidatos que possuem relação direta com a organização, como fornecedores e clientes e os próprios colaboradores internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional, utilizados na gestão estratégica, assinale a opção correta.

  • A.

    No planejamento operacional, deve ser considerada a decomposição de objetivos, de estratégias e de políticas, com a finalidade de otimizar a organização como um todo.

  • B.

    O planejamento estratégico, dada a sua amplitude, pode ser executado em prazo ampliado, o que lhe confere menor risco em relação ao planejamento tático.

  • C.

    Planejar as metas, os prazos e os recursos para a implantação de um projeto ou o desenvolvimento de uma tarefa dentro de uma organização são funções definidas no planejamento tático.

  • D.

    Planejamentos mercadológico, financeiro e de produção são exemplos de planejamento tático.

  • E.

    Os planejamentos tático e estratégico são de responsabilidade exclusiva dos executivos dos níveis mais altos da organização.

  • A.

    Embora alguns fornecedores tenham habilidade técnica, não podem sugerir mudanças na especificação do produto.

  • B.

    Uma localização próxima atrapalha na redução dos tempos de entrega e significa que os produtos em falta serão entregues com maior tempo.

  • C.

    Ao selecionar um fornecedor, é desejável que se escolha um confiável, independentemente de sua reputação e saúde financeira.

  • D.

    Se o produto tem natureza perecível, provavelmente necessitará de peças de apoio técnico; o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pós-venda.

  • E.

    A proximidade do fornecedor não é obrigatória, mas é desejável manter um estoque local próximo ao comprador.

Ainda com relação à administração de marketing, julgue os itens que se seguem.

Ao analisar os mercados consumidores, as empresas precisam investigar quem faz parte do mercado e o que o mercado compra. De posse dessas informações, a empresa já estará apta a entender como o consumidor toma a sua decisão de compra e a elaborar a sua estratégia de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a modelo de negócio, julgue os itens seguintes.

A análise do modelo de mercado é derivada, exclusivamente, da análise do perfil, necessidades e expectativas do consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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