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A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue os itens a seguir.
O mercado potencial é constituído pelo conjunto de consumidores cujo nível de interesse por determinada oferta seja suficiente, independentemente de que tais consumidores sejam efetivos.
Administração - Mercado - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os clientes valorizam a manutenção de boa comunicação. São formas de cooperar com os clientes:
permitir o acesso para presenciar qualquer ensaio e/ou calibração realizado.
priorizar as reclamações recebidas, valorizando aquelas de fácil resolução.
interpretar a solicitação partindo somente do ponto de vista técnico.
decidir sobre o método mais adequado independentemente daquele solicitado.
emitir opiniões e interpretações baseadas nos resultados.
A estratégia que se refere a explorar um mercado novo com um novo produto é denominada
Determinada empresa comercializa o produto X na região Y. Os gestores da empresa ficaram sabendo que, na mesma região Y, estava prevista a abertura de uma empresa concorrente, Fulano LTDA, comercializando o mesmo produto. Ou seja, disputará os mesmos clientes e a mesma fatia do mercado. Segundo os conceitos de Michael Porter sobre as forças competitivas, assinale a alternativa que indica a força competitiva do caso hipotético apresentado.
Suponha que determinada empresa possui várias oportunidades de negócio, em virtude de um network construído nos 20 anos de atuação no mercado. Porém, ela não tem tecnologia suficiente para transformar essas oportunidades em negócios efetivados e decide associar-se a outra empresa que não tem as oportunidades, mas possui a tecnologia. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde à estratégia de crescimento explicitada nesse caso hipotético.
Considere que João tenha comprado uma casa em um condomínio onde há um comércio com uma padaria em frente à sua residência. Um dia, ao comprar pão, verificou que a padaria ficava muito cheia no final da tarde e que só havia um caixa para atender os clientes. João, então, chamou o gerente e sugeriu que ele contratasse outro caixa para atender os clientes com mais rapidez. Nesse caso hipotético, é correto afirmar que, ao ter essa atitude, João fez o papel de
Administração - Mercado - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Diana inventou um novo produto que é uma combinação entre spray para cabelo e repelente de insetos. Quanto às características do seu mercado-alvo, ela considera o produto mais adequado para mulheres com idade entre 14 e 44 anos, que gostam de vida ao ar livre e passam muito tempo em esportes e outras atividades dessa natureza. Segundo Diana, essas mulheres estão preocupadas com a aparência e sempre procuram parecer limpas e bem vestidas, não desejando que suas atividades sejam maculadas pela preocupação com picadas de mosquitos e podem realmente detestar insetos. A maioria delas vive em áreas ensolaradas do país.
Analisando a situação acima, é correto afirmar que, ao escolher seu mercado-alvo, Diana utilizou as seguintes bases de segmentação:
demográfica e por grau de utilização.
geográfica e por tipo de cliente.
demográfica e psicográfica.
psicográfica e socioeconômica.
Administração - Mercado - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Priscila é gerente de propaganda para as lojas de brinquedos RN KidsPlay, que possui várias lojas localizadas em toda a região Nordeste. Priscila deseja utilizar tipos diferentes de mídia para depois avaliar a eficácia de cada tipo. Ela administrará essa campanha, durante a temporada de compra de brinquedos para o Natal, e concluirá sua análise após a passagem do ano. A escolha das mídias está diretamente relacionada aos seguintes objetivos:
I alcançar uma audiência ampla em todo o Nordeste.
II experimentar uma mídia que leve em conta certo repasse entre o público.
III experimentar propaganda que inclua palavras, imagens dos brinquedos, som, vídeo e interação com o público.
As mídias apropriadas para atingir os objetivos almejados por Priscila são, respectivamente:
I Televisão; II Imprensa escrita e III Internet.
I Internet; II Mala Direta e III Telemarketing.
I Rádio; II Telemarketing e III Televisão.
I Televisão; II Internet e III Mala Direta.
Administração - Mercado - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Pensando na integração dos processos logísticos com outras atividades organizacionais, marque a opção cujo termo estabelece relação direta entre a logística e as atividades de marketing.
Produto.
Promoção.
Praça.
Preço.
Administração - Mercado - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Julgue as afirmativas a seguir, adotando V para verdadeiro e F para falso.
I ( ) Um dos principais trade-offs da logística consiste justamente em proporcionar um serviço leniente, evitando que isso venha a acréscimo dos custos
II ( ) Atualmente os clientes demandam cada vez mais serviços melhores e estão dispostos, em sua maioria, a desembolsar mais por isso, o que significa maior tolerância a gaps no processo logístico organizacional.
III ( ) Entre as várias formas que a logística pode atuar, estão a redução de custos, a redução dos prazos de entrega e a redução da melhoria nos processo internos.
IV ( ) Em alguns mercados competitivos, na atualidade, pode-se entender que a logística perde importância nas atividades empresariais, como consequência do impacto causado pela informática no aumento da capacidade de transações por minuto, nos processos organizacionais.
Assinale a opção correta em relação às afirmativas julgadas.
Ia IV são verdadeiras.
I a IV são falsas.
I, II e IV são falsas, e III é verdadeira.
I e IV são falsas; e II e III são verdadeiras.
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