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Em muitas organizações, buscando garantir que os vendedores entendam mais profundamente o comportamento de compra e o uso que os clientes fazem de seus produtos, os vendedores especializam-se em atender a um setor específico e a um certo tipo de cliente.
A organização da força de vendas dessas empresas segue uma especializaçãofuncional
funcional
híbrida
por produto
por mercado
Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.
O foco da pesquisa de mercado consiste no mercado da empresa ou nos seus produtos.
Administração - Mercado - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Ao analisarmos os segmentos de consumo, é correto afirmar que:
o processo de aprendizagem diz respeito ao conhecimento de um produto ou serviço. Para dizermos que o consumidor aprendeu é necessária apenas a exposição do que se pretende vender ao comprador em potencial.
a família é considerada um fator pessoal que influencia o comportamento de compra dos indivíduos.
a teoria dos papéis informa que os indivíduos desenvolvem diversos papéis no seu dia a dia. Porém, a personalidade dos indivíduos é determinante nas suas escolhas, sendo assim, de nada adianta o estudo desta teoria, pois não somos discrepantes em nosso comportamento de consumo e nossas decisões não são influenciadas pela peça que participamos.
as atitudes dos consumidores são fatores psicológicos que exercem bastante influência no comportamento de compra. Uma grande sacada das empresas é adaptar seu produto a atitudes preexistentes. Porém, existem exceções e algumas empresas obtêm êxito na mudança de atitude ou na formação de novas atitudes por meio da persuasão.
as subculturas não devem ser consideradas na análise de mercado-alvo, pois como o próprio nome diz são culturas inferiores.
A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos
de consumo frequente, exigindo apenas um distribuidor atuando em cada região demarcada pelo fabricante.
de compra comparada, e existe mais do que um distribuidor atuando em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.
de compra rotineira, exigindo a disponibilização do produto em grande quantidade de lojas de cada região.
especiais, com apenas uma empresa revendedora atuando em mercado indicado.
que envolvem pesquisa antes da compra, exigindo que o fabricante disponibilize sua mercadoria em quantidade limitada de lojas em cada região.
O processo de precificação de um produto é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Sua determinação, porém, possui muitas variáveis que afetam seu sucesso. Uma empresa que deseja entrar no mercado brasileiro para fornecer automóveis elétricos participará de um pregão, e a estratégia de precificação deverá considerar, além de seus custos, como fator principal, a(o)
precificação por prestígio, buscando transmitir imagem de alta qualidade ou exclusividade
elasticidade-preço da demanda
análise de preços dos concorrentes
vantagem em relação ao automóvel convencional (combustão)
uso de preços não arrendondados, por exemplo, R$ 34.998,00
Uma empresa petrolífera pretende lançar no mercado um lubrificante customizado para proprietários de veículos com tração nas quatro rodas. Assim, irá desenvolver um produto que
atenda às necessidades desse público-alvo.
diminua o preço praticado pelas concessionárias.
melhore o desempenho das vendas nesse segmento.
proporcione maior competitividade no mercado.
reduza o custo de manutenção para as oficinas.
A análise do ambiente externo envolve um processo contínuo que inclui quatro atividades: sondagem, monitoramento, previsão e avaliação. A atividade de monitoramento consiste em
No que se refere ao etanol, considere as informações apresentadas abaixo.
Custo variável unitário (litro): $0,80/litro Custos fixos: $300.000,00 Venda esperada em unidades (litros): 500.000 litros Uma distribuidora de combustíveis instituiu que o preço do etanol em seus postos será determinado com base no markup de 20% sobre as vendas. Assim, o preço de markup para o litro do etanol seriaUma empresa fabricante de óleo lubrificante vende seus produtos para um atacadista regional que, por sua vez, vende o óleo para varejistas que embalam o produto e o oferecem para os consumidores finais. O canal de distribuição dessa empresa é classificado como canal de marketing
A empresa BZL realiza a extração e o refino de petróleo. A empresa X, controlada pela BZL, transporta combustíveis até a rede de postos de combustíveis JJ, que é de propriedade integral da BZL. No tocante aos canais de distribuição, o sistema de marketing liderado pela BZL é classificado como
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