Lista completa de Questões sobre Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos ao marketing.
Demanda de mercado ou função demanda de mercado é o valor total que seria comprado pelos clientes em uma determinada condição de investimento de marketing por parte das empresas.
Julgue os itens a seguir, relativos ao marketing.
A segmentação de mercado é definida como o ato de desenvolver a oferta e a imagem da organização para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo.
Uma academia de ginástica não previu a tremenda expansão da popularidade que as atividades de musculação alcançariam no segmento da terceira idade. Esse cenário contribuiu para a perda da sua vantagem competitiva no mercado. Como decorrência ela buscou reavaliar a sua estratégia competitiva.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Acerca de marketing, julgue os itens subseqüentes.
Na denominada segmentação de mercado, as empresas buscam identificar e agrupar consumidores com necessidades e características comuns entre si geográficas, psicográficas, comportamentais, entre outras para melhor satisfazer às necessidades de seus clientes.
A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.
Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma organização não-governamental ligada à área de saúde identificou, em recente pesquisa, na região, que, entre os adolescentes, o consumo de alimentos mais leves, como saladas, produtos lights e diets, com baixo nível de calorias, estava com alta tendência no mercado. Nessa situação, a organização Sanduíche e Cia. não será impactada, visto que seu público não se limita aos adolescentes.
A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.
Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Sorvetes não proporcionam o nível de lucratividade desejado pela Sanduíche e Cia. Apesar disso, após sugestões de clientes, a empresa decidiu incluir esse produto entre os produtos que oferece. Nessa situação, a atitude adotada pela empresa está em consonância com a tendência de mercado de que se deve satisfazer os clientes.
A partir da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE possui como mercado ideal o composto por pessoas jurídicas (hotéis, pousadas). No entanto, o mercado da organização, no sentido amplo, pode ser analisado e categorizado, dadas as suas características, em função do nível de interesse, de renda e de acesso de compra. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, acerca das categorias de mercado.
João e mais 233 pessoas demonstram ter interesse suficiente em relação aos eletrodomésticos ofertados em promoção pela empresa, no entanto não possuem renda nem acesso para adquiri-los. Nesse caso, está caracterizado um mercado potencial.
A partir da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE possui como mercado ideal o composto por pessoas jurídicas (hotéis, pousadas). No entanto, o mercado da organização, no sentido amplo, pode ser analisado e categorizado, dadas as suas características, em função do nível de interesse, de renda e de acesso de compra. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, acerca das categorias de mercado.
Mariana e cerca de 110 pessoas possuem interesse, renda e acesso para obter os produtos postos em promoção pela empresa, apesar de nunca terem adquirido produtos na organização, nem terem sido contatados por ela via instrumentos de divulgação. Nesse caso, identifica-se mercado alvo.
A partir da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE possui como mercado ideal o composto por pessoas jurídicas (hotéis, pousadas). No entanto, o mercado da organização, no sentido amplo, pode ser analisado e categorizado, dadas as suas características, em função do nível de interesse, de renda e de acesso de compra. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, acerca das categorias de mercado.
Na MCE, uma linha profissional de tintas é vendida com valores bastante reduzidos. No entanto, tal produto só pode ser vendido para determinada categoria de profissionais da área de construção (pedreiros e pintores). Assim, o Sr. Manoel, que está reformando sua casa, embora possua interesse, renda e acesso a esse produto, mas não é pintor registrado, não é capacitado para adquiri-lo e compor o mercado disponível qualificado.
A partir da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE possui como mercado ideal o composto por pessoas jurídicas (hotéis, pousadas). No entanto, o mercado da organização, no sentido amplo, pode ser analisado e categorizado, dadas as suas características, em função do nível de interesse, de renda e de acesso de compra. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, acerca das categorias de mercado.
O hotel Boa Vista, recém-construído, está aproveitando a liquidação de eletrodomésticos para equipar os seus quartos com aparelhos de TV e refrigeradores. Nesse caso, o hotel está compondo o mercado penetrado da MCE.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...