Questões sobre Métodos e Processos

Lista completa de Questões sobre Métodos e Processos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta, a respeito do ciclo de vida de um processo, de acordo com o BPM CBOK (corpo comum de conhecimentos em gerenciamento de processos de negócio) e a literatura pertinente.

  • A. O conceito de gerenciamento do ciclo de vida do processo é originário da reengenharia.
  • B. As etapas planejamento, implementação, controle e melhorias compreendem todo o ciclo de vida de um processo.
  • C. O gerenciamento do ciclo de vida de um processo objetiva assegurar que a organização entenda as necessidades de seus clientes e, na expectativa de melhor atendê-los, modifique a forma de realizar o trabalho.
  • D. Entre as causas que motivam a ocorrência de lacunas de desempenho em um processo inclui-se a má execução de rotinas, problema que se soluciona com o redesenho do processo.
  • E. O gerenciamento do ciclo de vida de um processo provoca alterações de vulto na estrutura organizacional da empresa.

Com base no BPM CBOK, bem como na literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca de gestão do negócio orientada por processos.

  • A. O sistema de gestão do negócio da empresa mantém-se inalterado com a implantação da gestão orientada por processos.
  • B. A gestão orientada por processos é um modelo de gestão revolucionário que se baseia na autorregulação das pessoas em uma estrutura organizacional sem hierarquia funcional.
  • C. A gestão orientada por processos não trata de aspectos relacionados à gestão orçamentária e de pessoas.
  • D. Um modelo de governança com ênfase em processos cria uma estrutura paralela na organização ao eliminar as deficiências da estrutura funcional de gestão.
  • E. Os propósitos da gestão orientada por processos incluem a definição, o desdobramento e o acompanhamento de estratégias a partir do entendimento de seus impactos nos processos.

À luz do BPM CBOK e da literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca dos papéis e das responsabilidades inerentes à gestão orientada por processos.

  • A. Tanto o arquiteto de processos quanto o designer têm a função de desenhar novos processos e transformar processos de negócio.
  • B. O especialista é responsável pela metodologia, pelos modelos de referência e por padrões relativos aos processos.
  • C. Denomina-se dono do processo o responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas relativas ao desempenho do processo.
  • D. Por ter seu foco direcionado para o dia a dia da organização, o gestor do processo é responsável pelo desempenho do processo e pelas iniciativas propostas para a transformação deste.
  • E. O analista de processos, também chamado de analista de negócios, é responsável pelo levantamento de propostas de solução na área da tecnologia da informação.

A respeito do aprimoramento de processos organizacionais, é correto afirmar que o método que se baseia no entendimento das exigências dos clientes para aprimorar a qualidade dos sistemas, produtos, serviços e processos da organização em todas as suas funções, com o objetivo final de aumentar o desempenho financeiro, denomina-se:

  • A. benchmarking.
  • B. brainstorming.
  • C. reengenharia.
  • D. six sigma.

A organização Y adota uma abordagem disciplinada para assegurar que um determinado processo melhore de forma incremental e permaneça atingindo seus objetivos.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que se trata de:

  • A. melhoria contínua de processo;
  • B. melhoria de processo de negócios;
  • C. reengenharia de processo;
  • D. análise estatística de processo;
  • E. redesenho de processo.

Uma organização adotou a filosofia Lean para a análise de seus processos e para promover a sua melhoria.

Ao mapear sua cadeia de valor, ela identificou desperdícios básicos do Lean, como:

  • A. produção menor que a necessária;
  • B. trabalho em itens prioritários;
  • C. tempo para mover coisas dentro de um processo ou entre eles;
  • D. movimentação sem planejamento e em layout organizacional ruim;
  • E. processamento de grande valor.

O diagnóstico do grau de maturidade dos processos de determinada organização apontou que as práticas de gestão e gerenciamento dos processos estabelecidos correspondia, de acordo com a classificação da Society for Design and Process Science – SDPS, aos denominados processos encenados, o que significa o

  • A. grau mais precário de gerenciamento, que não corresponde a um processo propriamente dito, sendo executados de maneira ad-hoc, sem previsibilidade.
  • B. segundo nível de maturidade, no qual os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados, que permitem a criação e a análise de cenários distintos.
  • C. grau mais avançado de maturidade, presente quando os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições.
  • D. terceiro nível de maturidade, quando os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados.
  • E. quarto nível da maturidade, quando os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequação dos requisitos do processo.

O controle de processos representa um princípio relacionado à Administração Científica (CHIAVENATO, 2011). De acordo com os apontamentos desse autor, a hipótese da experiência de controle sobre o trabalho é a

  • A. distribuição de atribuições e responsabilidades para disciplinar a execução do trabalho pelo gerente.
  • B. confirmação de que sua execução está de acordo com os métodos estabelecidos e o plano previsto.
  • C. preparação hábil e correta de máquinas e de equipamentos em arranjos físicos e disposições racionais.
  • D. substituição de critérios individuais, improvisação e atuação empírico-prática por métodos científicos.

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão da qualidade e gestão de processos. O monitoramento da execução de um processo redesenhado tem por finalidade identificar novas oportunidades de melhoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerente de uma empresa acompanhava todos os processos de forma permanente e percebeu que havia um problema nas vendas dos produtos. Os clientes demoravam a ser atendidos, e havia atrasos nas entregas. Ele constatou que não havia nenhum tipo de problema com o abastecimento de produtos das unidades de vendas.

Dessa forma, a falha estava, necessariamente, localizada nos processos

  • A. horizontais
  • B. primários
  • C. de longo prazo
  • D. simbólicos
  • E. de apoio
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...