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O tema da motivação está, hoje, repleto de mitos e de fatos. Sobre isso, pode-se afirmar que:
I é um mito que a motivação é específica da situação.
II é um fato que o elevado desempenho do funcionário requer habilidade de apoio, além de motivação.
III é um mito que a maioria das pessoas está interessada em recompensas absolutas.
As afirmativas verdadeiras são:
Ao ser questionada sobre o que a motiva, Ana, uma executiva financeira de uma empresa de software, respondeu: é o dinheiro. Mas depois de pensar um pouco melhor, Ana percebe claramente que não se trata apenas de dinheiro. A flexibilidade, por exemplo, é muito importante para ela. (ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.) Este comentário ilustra a complexidade do tema Motivação. Com base nisso, é correto afirmar:
A motivação vem, exclusivamente, de dentro da pessoa.
A motivação é o resultado da interação do indivíduo com a situação.
Segundo a Teoria de Maslow as necessidades seguem a seguinte hierarquia: fisiológica, segurança, estima e auto realização.
A Teoria da Avaliação Cognitiva, Teoria da fixação de Objetivos, Teoria do Reforço e Teoria da Expectativa são exemplos de teorias antigas sobre motivação.
Os conceitos de visão e missão muitas vezes confundem os gestores e os responsáveis pela elaboração e implementação das estratégias organizacionais. Duas perguntas podem ajudar na identificação desses conceitos. São elas:
I qual a necessidade básica que a organização pretende suprir?
II qual a motivação básica que inspirou seus fundadores?
Sobre essas questões pode-se afirmar que:
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.
A motivação para o trabalho depende, em primeiro lugar, das compensações financeiras e sociais que as organizações oferecem, isto é, do quanto essas compensações são importantes, escassas e de difícil substituição.
A respeito do comportamento organizacional, julgue o próximo item.
Apesar de não se relacionar ao comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho é reconhecida como variável mitigadora de índices de absenteísmo e de rotatividade.
De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades, formulada por Abraham Maslow, as necessidades de nível baixo são
as de segurança, as sociais e as de estima e de autorrealização, pois são satisfeitas internamente.
as sociais e as de estima e de autorrealização, pois são satisfeitas internamente.
as fisiológicas e as de segurança, pois são satisfeitas externamente.
as fisiológicas, as de segurança e as sociais, pois são satisfeitas externamente.
as de segurança, as sociais e as de estima, pois são satisfeitas internamente.
Rude no trato, o diretor de Logística de uma empresa não era benquisto por seus subalternos. Alguns funcionários, em particular, queixavam-se por se sentirem injustamente perseguidos. Convocado para a reunião estratégica trimestral, ocasião em que são apresentados os resultados do período e detectatos os problemas, esse diretor comentou com seu superior que se sentia desmotivado a participar, uma vez que, segundo ele, a reunião fora solicitada para que o diretor de Marketing o perseguisse, apontando-o como culpado pelos problemas ocorridos naquele período.
Sabendo-se que o motivo alegado para sua desmotivação era totalmente infundado, percebe-se que o diretor de logística dessa empresa utilizou, mesmo que inconscientemente, um mecanismo psicológico de defesa classificado comocompensação
fantasia
projeção
sublimação
deslocamento
No que concerne à motivação no trabalho, julgue os itens seguintes.
Uma pessoa com a expectativa elevada de que seus esforços em determinada tarefa resultarão em alto desempenho e resultados é um exemplo do quanto o valor dos resultados (valência) motiva a pessoa a produzir.
No que concerne à motivação no trabalho, julgue os itens seguintes.
Percepções distorcidas sobre os esforços e os resultados de atividades entre colegas de trabalho ocasionam a quebra da equidade e da isonomia nas organizações, prejudicando, portanto, a motivação no trabalho.
No que concerne à motivação no trabalho, julgue os itens seguintes.
As recompensas econômicas e financeiras ocupam papel central no planejamento e na organização do trabalho em instituições públicas, visto que essas recompensas devem ser o principal fundamento do esforço e da motivação no trabalho.
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