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No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
A teoria de hierarquia das necessidades é uma teoria da motivação em que necessidades de alta ordem, como a de auto-realização, tornam-se dominantes à medida que necessidades de baixa ordem, como a de estima, são satisfeitas.
A teoria de Maslow defende que o homem possui uma cadeia de necessidades que podem ser divididas em necessidades primárias e necessidades secundárias. Assinale a alternativa que contém a necessidade primária.
Auto-realização.
Confiança.
Alimento.
Amizade.
Aceitação.
Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.
A satisfação com o trabalho resulta de um somatório de elementos, entre os quais se inclui a qualidade das relações humanas vividas no ambiente de trabalho, variável de grande impacto na produtividade.
A motivação é considerada um dos principais temas do campo de estudo do comportamento organizacional, além de ser fator de extrema importância na busca dos objetivos organizacionais. Com referência a esse assunto, julgue os itens abaixo.
De acordo com a teoria da expectativa, um empregado estará motivado a aplicar alto nível de esforço quando ele acreditar que esse esforço levará a uma boa avaliação de desempenho e não que essa avaliação levará a determinadas recompensas.
A motivação é considerada um dos principais temas do campo de estudo do comportamento organizacional, além de ser fator de extrema importância na busca dos objetivos organizacionais. Com referência a esse assunto, julgue os itens abaixo.
De acordo com a teoria do condicionamento e reforço operantes de Maslow, raramente o comportamento humano é determinado pelo ambiente.
A motivação é considerada um dos principais temas do campo de estudo do comportamento organizacional, além de ser fator de extrema importância na busca dos objetivos organizacionais. Com referência a esse assunto, julgue os itens abaixo.
A psicodinâmica motivacional depende de vários fatores ligados ao cargo em si, bem como aos resultados que o trabalho pode oferecer, mas independe das características individuais.
A motivação é considerada um dos principais temas do campo de estudo do comportamento organizacional, além de ser fator de extrema importância na busca dos objetivos organizacionais. Com referência a esse assunto, julgue os itens abaixo.
A dinâmica da motivação está relacionada às imagens que os administradores têm das pessoas. McGregor, de acordo com a teoria X, apresenta uma visão negativa da natureza humana.
A afirmação "Ninguém motiva ninguém" parte da premissa de que a motivação
é tarefa indelegável do líder.
depende da fenotipia.
depende do atendimento à hierarquia das necessidades de Maslow.
é explicada por fatores hereditários.
é fenômeno de origem intrapessoal.
Na sociedade atual, o fator humano tornou-se um dos principais diferenciais nas organizações, o que levou a administração de recursos humanos a ser considerada de extrema relevância. Tendo em vista a administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
Uma das principais preocupações da administração de recursos humanos atualmente é o estresse, que pode gerar, entre outras coisas, o aumento do absenteísmo na organização. Algumas das principais causas do estresse são a competitividade, a ansiedade constante e as ameaças constantes.
No que se refere à análise da administração de RH em um contexto global, julgue os seguintes itens.
Não cabe à função de pessoal (RH) exercer influência sobre a motivação dos empregados, e sim aos gerentes e supervisores de cada área, que deverão identificar quais são as necessidades de cada um de seus empregados e, a partir daí, tentar supri-las, motivando cada membro da organização para o alcance dos objetivos organizacionais.
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