Questões sobre Novas Abordagens da Administração

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As perspectivas do Balanced Score Card – BSC, descritas por Kaplan e Norton, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Perspectiva do cliente
  • B. Perspectiva financeira
  • C. Perspectiva dos processos internos
  • D. Perspectiva do negócio
  • E. Perspectiva do aprendizado e crescimento

O PDCA é uma ferramenta que busca aprimorar as práticas de gestão nas organizações por meio de um conjunto de ações organizadas em etapas.

No PDCA é recomendado aos gestores a prática de “verificar se o executado está conforme o planejado e se a meta foi alcançada dentro do método definido”.

Essa prática refere-se à etapa de:

  • A. Act ou Agir;
  • B. Do ou Executar;
  • C. Plan ou Planejar;
  • D. Check ou Checar;
  • E. Define ou Definir.

Os programas de Gestão da Qualidade Total (TQM) são voltados para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, a construção do comprometimento de todos os membros da organização e o melhoramento contínuo dos processos e produtos da organização. Entre os elementos importantes para a implantação de programas de TQM estão:

  • A. o desenvolvimento de parcerias com os fornecedores e o empowerment dos funcionários;
  • B. a gestão da cadeia de valor e a otimização dos processos produtivos;
  • C. o envolvimento dos clientes e a inovação nos produtos;
  • D. a adoção de normas e padrões ISO e de ferramentas de gestão de projetos;
  • E. o uso de benchmarking e de redes PERT/CPM.

O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua,

  • A. analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada, envolvendo as etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.
  • B. é um instrumento de gerenciamento de projetos, que contempla planejamento, desenvolvimento, controle e atualização.
  • C. consiste em uma metodologia de avaliação de desempenho individual, vinculada a um projeto de constante desenvolvimento e aprimoramento.
  • D. corresponde a método de gestão corporativa com dinâmicas de capacitação e aprendizagem.
  • E. é um programa de excelência em gestão pública introduzido no âmbito da reforma voltada à implantação do modelo gerencial.

Uma das atividades da Gestão da Qualidade Total (GQT) mais importantes é a padronização. Os princípios básicos da padronização são:

  • A. consenso, linguagem apropriada e flexibilidade.
  • B. metas, programação e clareza.
  • C. projetos claros, linguagem específica e credibilidade.
  • D. consenso, informatização e flexibilidade.
  • E. metas claras, linguagem consensual e controle.

Nas suas discussões sobre o Balanced Score Card, Kaplan e Norton propõem quatro perspectivas básicas para o desenvolvimento de indicadores de desempenho. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas quatro perspectivas.

  • A. perspectiva financeira – perspectiva do cliente – perspectiva interna – perspectiva de aprendizado e crescimento
  • B. perspectiva de lucro – perspectiva de competitividade – perspectiva de mercado – perspectiva de criatividade
  • C. perspectiva de lucratividade – perspectiva interna – perspectiva externa – perspectiva empreendedora
  • D. perspectiva financeira – perspectiva da competição – perspectiva dos fornecedores – perspectiva interna
  • E. perspectiva de lucro – perspectiva do cliente – perspectiva externa – perspectiva de aprendizagem

O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:

  • A. brainstorming;
  • B. 5W2H;
  • C. ciclo PDCA;
  • D. diagrama espinha de peixe;
  • E. matriz GUT.

Sobre Sistema de Informação e Tecnologia da Informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O número médio de atendimento em setor público, ao embasar uma decisão de aumento no número de atendentes, é caracterizado como uma informação.

( ) No sistema Enterprise Resource Planning (ERP), o dado lançado no subsistema de marketing precisa ser lançado depois no subsistema de faturamento.

( ) O Serviço de Atendimento ao Cliente, ao registrar informações dos usuários após a compra, permite que o sistema de informação seja retroalimentado.

( ) Por meio do sistema Customer Relationship Management (CRM), é possível se antecipar às necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma organização.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, V
  • B. F, V, V, F
  • C. V, F, V, V
  • D. F, V, F, V

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de implementação de estratégias baseada em quatro perspectivas. Marque a alternativa que apresenta duas dessas perspectivas.

  • A. Aprendizagem Organizacional e Benchmarking
  • B. Cliente e Matriz BCG
  • C. Processos Internos e Financeira
  • D. Análise SWOT e Processos Organizacionais

Sobre os sistemas de informação, considere:

I. Os sistemas de suporte às operações enfatizam a produção de resultados específicos de informação que podem ser usados pelos gerentes, tornando desnecessário o processamento adicional pelos sistemas de informação gerencial.

II. Os sistemas de processamento de transação consistem em um tipo de suporte às operações capazes de processar transações de lote e em tempo real. Um sistema de Ponto De Venda − PDV, por exemplo, pode transmitir dados em tempo real ou à noite (em lote).

III. Os sistemas de informação gerencial fornecem fácil acesso às análises do desempenho do negócio, às ações dos concorrentes e ao desenvolvimento econômico para apoiar o planejamento estratégico. Os sistemas de informação executiva incluem os sistemas de relatórios e análise de vendas, desempenho da produção e tendências de custo.

IV. Os sistemas de gestão de conhecimento, os sistemas funcionais de negócios, os sistemas de informação estratégica e os sistemas especialistas também constituem-se em outras categorias de sistemas de informação.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III.
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