Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que determinada entidade integrante da Administração pública estadual pretenda implementar modelo de gestão estratégica denominado Balanced Scorecard, conhecido como BSC. A aplicação do referido modelo

  • A. implica traduzir a estratégia da entidade em guias operacionais, criando o mapa estratégico.
  • B. somente será possível se a entidade em questão tiver finalidade lucrativa, eis que o BSC aplica apenas indicadores de natureza financeira.
  • C. constitui um mecanismo para formulação da estratégia da entidade e não para sua implementação ou avaliação do desempenho organizacional.
  • D. pressupõe o envolvimento de todos os agentes da entidade, denominados arquitetos do BSC e de um amplo processo de comunicação.
  • E. abandona a perspectiva dos processos internos, focando na perspectiva do cliente, que, no caso da Administração, é o cidadão.

Determinada instituição não alcançou as metas planejadas e agora busca as causas fundamentais a fim de prevenir a repetição dos efeitos indesejados. Essa fase do PDCA é denominada:

  • A. Act – Agir corretivamente ou padronizar.
  • B. Check – Verificar os resultados da tarefa executada.
  • C. Do – Educar e treinar.
  • D. Plan – Definir metas e métodos.
  • E. Do – Executar as tarefas e co letar dados.

Em uma instituição pública foram levantadas as causas de retrabalho em processos finalísticos cujas evidências encontram-se descritas na tabela abaixo.

Utilizando o princípio de Pareto, é correto afirmar:

  • A. A inadequação de procedimento e erros de digitação representam 20% das causas e 80% dos efeitos.
  • B. Com ações para reduzir a descontinuidade em projetos e diminuir o volume de formato insuficiente a instituição resolverá 70% do seu problema.
  • C. Deverá ser feito um brainstorming para solucionar a descontinuidade de projetos, visto que esta é a primeira razão mais citada pelas pessoas pesquisadas.
  • D. A instituição deverá treinar o pessoal para evitar erros de digitação.
  • E. As prioridades para resolver o problema nos processos finalísticos são: documentação insuficiente e os erros gramaticais.

Uma instituição de ensino superior pesquisou, entre seus alunos, o grau de satisfação nas seguintes categorias, divididas em subcategorias: qualidade do ensino, das instalações, do atendimento administrativo e do projeto pedagógico. Devido ao alto grau de insatisfação apresentado nos resultados de várias categorias, a instituição resolveu investir na melhoria do índice de satisfação, por meio de ações de gestão da qualidade.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Caso deseje identificar as subcategorias com maiores índices de insatisfação para, posteriormente, priorizar suas ações corretivas apenas nas subcategorias mais relevantes, a instituição deverá utilizar o diagrama, ou método de análise, de Pareto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os seguintes itens. A era da informação é corresponsável por mudanças na gestão de pessoas e apresenta o conceito de competência com base em três pilares fundamentais — conhecimento, habilidade e atitude —, os quais servem de embasamento para a alocação de recursos e a tomada de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Desde os primórdios, o homem tem se valido da experiência alheia na realização de atividades para, por meio da comparação ou cópia, aprender como realizar tais atividades com melhores resultados. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A ideia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá‐las.” Essa abordagem é conhecida como

  • A. outsourcing.
  • B. reengenharia .
  • C. empowerment.
  • D. benchmarking.
  • E. balanced scorecard.

As bases de dados do benchmarking devem atender aos requisitos de acesso, dados, relatórios e flexibilidade de aplicações. Acerca do atendimento aos requisitos para as bases de dados, analise.

I. Permitir o acesso somente a usuários previamente cadastrados.

II. Permitir o armazenamento e a recuperação de informações tanto sobre o desempenho das empresas quanto de seus relatos de boas práticas.

III. Armazenar informações de desempenho somente do último período analisado.

IV. Permitir que os relatórios possibilitem informações para que sejam levantadas as causas (prováveis) de melhor desempenho das empresas.

V. Ser flexível em suas aplicações permitindo cadastro de novos indicadores ainda não previstos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.
  • E. II, III, IV e V.

De acordo com o conceito do método PDCA, é correto afirmar que

  • A. é usado para evidenciar a ordem de importância dos problemas, causas e temas em geral.
  • B. é utilizado para planejar a coleta de dados a partir das necessidades de análise de dados futuras.
  • C. representa as relações existentes entre um problema ou o efeito indesejável do resultado de um processo e todas as possíveis causas desse problema.
  • D. estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do).
  • E. dispõe as informações de modo que seja possível a visualização da forma da distribuição de um conjunto de dados em torno do valor central. É a comparação de dados resultantes de um processo, para uma característica de qualidade de interesse.

Para Deming, a gestão da qualidade é conseguida através de alguns pontos que definiu e divulgou no Japão com a missão de reerguer aquele país no pós‐guerra. São considerados alguns desses atributos, EXCETO:

  • A. Não depender da inspeção para atingir a qualidade.
  • B. Sempre depender da inspeção para atingir a qualidade.
  • C. Eliminar as barreiras entre os departamentos de forma que as pessoas possam trabalhar em equipes.
  • D. Melhorar constante e continuamente cada processo. Melhorando a qualidade e a produtividade, em consequência, os custos diminuirão.
  • E. Estabelecer constância de propósitos para melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar‐se competitivo; manter‐se em atividade e gerar empregos.

Sobre o ciclo PDCA, analise.

I. Talvez seja uma das mais famosas ferramentas da qualidade total para controle de processos. Foi levado ao Japão por Deming e amplamente empregado naquele país.

II. Propõe a análise dos processos com vistas à sua melhoria.

III. O “A” de Agir (Action) significa analisar os dados gerados pelo processo, a fim de verificar se esse está adequado ao resultado pretendido. Caso não esteja, deve‐se verificar os desvios e propor mudanças.

IV. Permite integrar as etapas de modo relativamente simples. Para aplicá‐lo, não são necessários malabarismos intelectuais ou administrativos, tampouco elevado dispêndio de tempo.

V. Uma vantagem do ciclo PDCA é que pode ser utilizado em qualquer instância da empresa, produzindo melhorias consistentes nos processos e atividades em geral.

VI. Altera a visão usual que se tem de controle, tirando‐o do domínio exclusivo dos supervisores ou gerentes e passando‐o ao domínio de todos os trabalhadores envolvidos em dado processo.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II, IV e V.
  • B. IV, V e VI.
  • C. II, III, IV e VI.
  • D. I, II, III, IV e VI.
  • E. I, II, IV, V e VI.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...