Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Foi solicitado a um analista de negócios que, de forma sistemática, acompanhasse e analisasse produtos, serviços e práticas dos concorrentes e, principalmente, dos líderes da indústria para identificar áreas de aperfeiçoamento na empresa em que atuava.

A situação em questão envolve o uso da técnica de

  • A.

    benchmarking

  • B.

    círculos de qualidade

  • C.

    melhoria contínua

  • D.

    seis sigma

  • E.

    tempo de ciclo reduzido

Na segunda metade do século XX a “revolução na gestão”, que rompeu com o taylorismo e ampliou a democracia no local do trabalho, gerou algumas “vertentes da gestão participativa”. São elas:

I – a vertente política da participação nas decisões organizacionais.

II – a vertente econômica da participação nos lucros ou nos resultados.

III – a vertente social da participação das ONGs (organizações não governamentais) na configuração do Estado.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e III.
  • C. somente I e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente III.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de aspectos do Balanced Scorecard (BSC) incorporados à estratégia organizacional.

  • A. A organização priorizou garantir que os objetivos, os indicadores, as metas e as iniciativas estejam alinhados e vinculados à estratégia.
  • B. A empresa restringiu as estratégias às pessoas que realmente tenham poder de decisão no nível institucional do conselho de administração.
  • C. Por ser um método muito efetivo, a organização decidiu que o BSC não depende do envolvimento de toda a organização. Assim, percebeu que, se 50% da organização estiver envolvida, a criação do ScoreCard terá sucesso.
  • D. Após definidas as estratégias, a cúpula da empresa não participou mais do processo, visto que o poder de intimidação exercido pelos gestores, junto aos colaboradores internos, prejudica o desdobramento estratégico.
  • E. Por entender que o BSC se trata de uma ferramenta que requer engajamento de toda a organização, a empresa decidiu que precisaria de um profissional capaz de estruturar e facilitar o processo, o que tornou a implantação do BSC mais econômica.

A reengenharia foi uma reação ao colossal abismo existente entre as mudanças ambientais e a total inabilidade das organizações em se ajustar a essas mudanças.

A respeito das consequências da reengenharia para uma organização, analise as afirmativas a seguir.

I. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos e para os clientes. A tradicional departamentalização por funções é substituída por redes de equipes de processos.

II. A estrutura organizacional hierarquizada é nivelada, achatada e horizontalizada. É o enxugamento (downsizing).

III. As medidas de avaliação do desempenho são realizadas com base nas atividades que têm valor para a organização.

Assinale:

  • A.

    se somente o item III estiver correto.

  • B.

    se somente os itens I e II estiverem corretos.

  • C.

    se somente os itens I e III estiverem corretos.

  • D.

    se somente os itens II e III estiverem corretos.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

Face às mudanças ocorridas na sociedade nos últimos anos, as organizações tiveram que mudar suas estratégias de aproximação do cliente. Para atender às exigências desse novo cenário, as organizações

  • A. investem, exclusivamente, na formação de profissionais mais agressivos nas abordagens comerciais.
  • B. passaram a adotar recursos que valorizam a participação do cliente, ouvindo, valorizando e respeitando suas manifestações.
  • C. adotaram como diferencial apenas um sistema de crediário de longo prazo.
  • D. investem apenas em propaganda na mídia com a expectativa de conquistar o cliente.
  • E. ampliaram, exclusivamente, o quadro de funcionários especializados em marketing.

O processo que se estabelece na ouvidoria passa por diferentes ciclos tais como acolhida, registro, acompanhamento e conclusão. Considerando a complexidade das demandas e a necessidade de análise sistemática na atualidade, o correto é que o ouvidor

  • A. utilize apenas fichas para o registro e acompanhamento, com anotações manuais, a fim de preservar o caráter humanístico da ouvidoria.
  • B. mantenha apenas um arquivo convencional com sistema de fichário manual que preserva a confiabilidade de seus registros.
  • C. seja rigoroso na gestão de seus processos, não confiando o gerenciamento de sua função ao serviço de máquinas.
  • D. gerencie os seus processos com o auxílio de ferramentas que ampliem a sua possibilidade de controle, qualidade e sucesso.
  • E. abstenha-se de empregar os recursos da moderna tecnologia, a fim de garantir a ortodoxia do instituto ouvidoria.

Ouvidoria Maria Helena 8 O controle da demanda da ouvidoria, por meio da quantificação e da qualificação das manifestações acolhidas, é fundamental para o acompanhamento e a avaliação de seu plano de

  • A. Participação em reuniões anuais com o staff da ouvidoria.
  • B. Divulgação da ouvidoria nos congressos anuais da associação brasileira de ouvidores.
  • C. Produção de artigos científicos a serem publicados em revistas específicas.
  • D. Apresentação de gráficos apenas para ilustração dos murais da empresa.
  • E. Elaboração de relatórios periódicos para fins de mapeamento das demandas, com indicativos de estratégias face ao que foi planejado.

O Balanced Scorecard − BSC é um modelo de planejamento estratégico que possui, como uma de suas características,

  • A. geração de valor: alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangíveis e intangíveis.
  • B. orientação por processos e informações: compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos que agreguem valor para as partes interessadas.
  • C. pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
  • D. aprendizado organizacional: busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
  • E. traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias, denominado mapa estratégico, que possibilita demonstrar as relações de causa e efeito entre as medidas adotadas.

Determinado conselho profissional demanda a melhoria na qualidade dos próprios serviços, a partir do reconhecimento das melhores práticas. Nesse sentido, buscará tais práticas junto a outras organizações similares, com destacado reconhecimento. No caso hipotético, esse conselho está utilizando o método conhecido como

  • A. Princípio de Pareto.
  • B. Benchmarking.
  • C. BCG.
  • D. Downsizing.
  • E. 6 Sigma.

Julgue os itens seguintes a respeito de funções administrativas.

A organização consiste em determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...