Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Gestão da Qualidade, a ferramenta utilizada para o gerenciamento/análise de processos com vistas à melhoria, é:

  • A.

    Diagrama de Ishikawa.

  • B.

    Controle Estatístico do Processo.

  • C.

    Ciclo PDCA.

  • D.

    Programa 5S.

  • E.

    Diagrama de atividades.

Existe um jargão em administração que afirma não ser possível administrar aquilo que não se consegue medir. Uma moderna técnica de avaliação de desempenho nas organizações emprega um quadro de referência que leva em consideração aspectos do cliente, financeiros, dos processos internos de negócio e de aprendizado e crescimento. Esta técnica é conhecida pela denominação:

  • A.

    matriz seis sigma;

  • B.

    matriz bcg;

  • C.

    balance scorecard;

  • D.

    diagrama de relações de causalidade;

  • E.

    matriz de desempenho relacional.

As estratégias competitivas, independentemente de suas características mais específicas, podem ser classificadas nas seguintes categorias:

  • A.

    relacionamento com clientes e fornecedores parceiros.

  • B.

    mercados competitivos e stakeholders.

  • C.

    excelência de serviços, mercados competitivos e atenção aos clientes.

  • D.

    excelência operacional, produtos inovadores e orientação para clientes.

  • E.

    operações, produtos, logística e marketing.

Os grandes princípios da Reengenharia são:

  • A.

    repensar fundamental, mudança radical, melhoria contínua e aperfeiçoamento dos processos.

  • B.

    inovar sempre, zero defeito, incrementar desenvolvimento gradual.

  • C.

    reestruturação hierárquica, downsizing e benchmarking.

  • D.

    qualidade total na gestão de pessoas e processos.

  • E.

    melhorar a qualificação de todos, provocar novos rumos para a organização e reinventar-se.

  • A. 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
  • B. 5 – 3 – 4 – 1 – 2.
  • C. 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
  • D. 3 – 4 – 5 – 2 – 1.
  • E. 5 – 1 – 3 – 4 – 2.

A representação gráfica que se segue, demonstra o processo de gestão policial da segurança pública, dentro do sistema integrado de gestão da PMMG.

Analisando a figura acima, com base na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A figura sintetiza e propõe uma visão sistêmica de funcionamento da PMMG, no sentido de demonstrar que a efetividade institucional do órgão policial é aferida pela especificidade e setorização de suas atividades.

  • B.

    O modelo de gestão corresponde à abordagem geral de atuação da PMMG e é constituído pelos diversos instrumentos administrativos (eixos articuladores) e pelo estilo de administração dos nossos gestores.

  • C.

    Os eixos estruturadores, apesar de interligados, são independentes entre si, tendo por objetivo maior agregar valor aos resultados da Organização como um todo.

  • D.

    De forma integrada, o processo reproduz a lógica de produção extrínseca com foco nas atividades desenvolvidas pelo público interno e orientada para a busca por cidades seguras e cidadãos satisfeitos.

As ferramentas da qualidade são aplicadas sistematicamente para a resolução de deficiências de processos nas empresas, seguindo o ciclo PDCA. Suponha uma empresa com um grave problema em um de seus processos internos, cujas taxas de defeito tenham atingido níveis inaceitáveis. As etapas da busca pela solução do problema foram listadas abaixo, em sequência lógica.

1 – Entender o processo.

2 – Coletar dados.

3 – Priorizar o problema.

4 – Identificar as causas raízes.

5 – Planejar e implementar ações de melhoria.

6 – Controlar o processo.

As ferramentas da qualidade utilizadas, em cada etapa, são

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O Just in Time é um conjunto de técnicas japonesas que revolucionou o conceito de produção e influenciou todo o pensamento ocidental. Com relação ao sistema de produção Just in Time, avalie as características abaixo.

I - Altos níveis de estoque.

II - Lotes unitários de produção.

III - Produção puxada.

IV - Produção sempre do máximo possível.

V - Produção somente quando necessário.

VI - Aumento de produtividade.

VII - Uso de kanbans no processo de produção.

VIII - Baixo custo de estoque em processo.

IX - Uso apenas em ambientes industriais.

Das características listadas acima, as que estão totalmente relacionadas ao sistema de produção Just in Time são, APENAS,

  • A. II, III, V, VII e VIII
  • B. I, IV, V, VI, VIII e IX
  • C. II, III, V, VI, VII e VIII
  • D. II, III, V, VI, VIII e IX
  • E. III, V, VI, VII, VIII e IX

Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como

  • A. liderança total em custos.
  • B. diferenciação.
  • C. foco.
  • D. desinvestimento.
  • E. diversificação.

Uma consultoria propôs a uma empresa de energia a construção de indicadores de desempenho utilizando a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), incluindo, dentre eles, um indicador relacionado à geração de valor nas práticas de atendimento ao público consumidor.

A qual perspectiva do BSC pertence o referido indicador?

  • A.

    Financeira

  • B.

    Cliente

  • C.

    Processos Internos

  • D.

    Aprendizagem

  • E.

    Crescimento

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...