Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta o sistema de avaliação de desempenho empresarial criado por Kaplan e Norton, que coloca a estratégia no centro do processo e é estruturado nas perspectivas de clientes, financeira, processos internos, aprendizado e conhecimento.
Assinale a alternativa correta acerca do conceito de reengenharia.
É um processo positivo e pró-ativo, por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica, a fim de melhorar a forma de realizar a mesma função ou função semelhante.
É uma ação que existe por parte de uma organização, para obter mão de obra de fora da empresa, ou seja, mão de obra terceirizada.
É a modificação, ao mesmo tempo, de processos, organizações e sistemas de informações de apoio, com objetivo de conseguir melhoria radical no tempo, no custo, na qualidade e na satisfação dos clientes.
É uma das técnicas da administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH).
É uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton.
Assinale a alternativa que não está de acordo com os Princípios de Deming.
Estabelecer constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego.
Melhorar constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir de forma sistemática os custos.
Instituir treinamento no local de trabalho.
Eliminar o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa.
Tornar imprescindível a dependência da inspeção em massa como forma de atingir a qualidade.
O Balanced Scorecard é um sistema de avaliação de desempenho empresarial que fornece uma estrutura para a implementação das estratégias das organizações. Um dos indicadores é entregar produtos no menor tempo possível e ao menor custo, que está ligado à perspectiva
financeira.
de cliente.
de aprendizado.
de processos internos.
de crescimento.
Acerca do gerenciamento da qualidade total, assinale a alternativa que descreve corretamente a técnica conhecida por brainstorming.
Acerca do gerenciamento da qualidade total, assinale a alternativa que apresenta a técnica que se pauta em um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com propósito de aprimoramento organizacional.
Na gestão da qualidade da administração pública a pesquisa, a avaliação e a apropriação dos melhores modelos de serviços e processos de trabalho de organizações reconhecidas como representantes das melhores práticas, denomina-se
Reengenharia.
Benchmarking.
Matriz GUT.
Método Ishikawa.
Método de Pareto.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Os modelos organizacionais podem ser classificados de um modo geral em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.
São características do Modelo Orgânico:
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 33 e 34
A interação das organizações é feita, tanto internamente, entre seus colaboradores, quanto externamente, considerando as influências do meio que as circunda. E é da qualidade dessas interações que muito depende a continuidade de uma organização.
Ainda tendo como referência inicial o texto, assinale a opção correta.
Uma atitude proativa de um colaborador se coaduna com uma visão mais avaliativa do passado.
É típico das organizações militares a interação com o público externo.
Nas organizações adaptativas, foca-se mais o ambiente interno que o externo.
A despeito de as empresas multinacionais apresentarem diversas similaridades nas unidades espalhadas por todo o mundo, continuam existindo diferenças próprias decorrentes da sua instalação em cada país.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
De acordo com o ciclo PDCA dos sistemas de qualidade, há dois tipos de metas a serem alcançadas em um sistema: metas de manuten-ção e metas de melhoria. Pode-se citar como exemplo de meta de manutenção:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...