Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Que denominação recebe a tecnologia de gestão que contribui para a qualidade total a partir da comparação do processo da organização com aqueles pertencentes às lideres reconhecidas no ramo, esclarecendo prioridades e alvos de melhoria?

  • A. Brainstorming
  • B. Benchmarking
  • C. Engenharia simultânea
  • D. Controle estatístico do processo
  • E. Ciclo PDCA

Segundo Michael Porter, uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a entrada de novos concorrentes (entrantes em potencial).

Analise os aspectos a seguir.

( 1 ) Presença de fornecedores no setor em número razoável.

( 2 ) Políticas e regulamentações governamentais.

( 3 ) Economia de escala das empresas atuan-tes no setor.

( 4 ) Capital necessário.

( 5 ) Mercado consumidor abundante.

Assinale a alternativa que apresenta os fatores que se constituem em barreiras de entrada a novas empresas.

  • A. 2 - 3 - 4 - 5
  • B. 1 - 3 - 4 - 5
  • C. 2- 3 - 4
  • D. 2 - 3 - 5
  • E. 3 - 4 - 5

A reengenharia tornou-se um tópico em voga nos anos 90 do século XX. Ela exige que a administração se organize em torno de processos. Assinale a alternativa que apresenta os processos utilizados pela reengenharia.

  • A.

    Processos de tecnologias da informação.

  • B.

    Processos de competências distintivas.

  • C.

    Processos de tecnologias de comunicação.

  • D.

    Processos de fluxos de trabalho de escritórios.

  • E.

    Processos horizontais.

Assinale a alternativa incorreta a respeito da qualidade total (TQM).

  • A.

    A TQM foi desenvolvida por um americano cuja consultoria permitiu aos japoneses criarem produtos de alta qualidade a preços competitivos.

  • B.

    A TQM recorre à estatística para analisar a variação nos processos de produção.

  • C.

    A TQM foi criticada por alguns por prometer muito e realizar pouco.

  • D.

    A TQM se preocupa exclusivamente com a qualidade do produto final.

  • E.

    A TQM é uma abordagem popular, baseada na filosofia do controle descentralizado.

As técnicas mais avançadas e mais rapidamente disseminadas nos negócios incentivam as empresas a identificar as melhores práticas de seus concorrentes ou das empresas reconhecidas como as líderes em um ramo, comparar-se a elas, copiando as coisas que elas fazem melhor. Qual é o nome dado a essas técnicas?

  • A.

    Benchmarking.

  • B.

    Gestão da qualidade total.

  • C.

    Reengenharia.

  • D.

    Melhoria contínua de processo.

  • E.

    5 S.

Julgue os itens a seguir, relacionados à reengenharia organizacional.

A reengenharia conduz à troca de uma estrutura coordenada horizontalmente para uma estrutura vertical sólida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relacionados à reengenharia organizacional.

Diferentemente das políticas de qualidade total, os processos de reengenharia têm ênfase no atendimento às necessidades dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relacionados à reengenharia organizacional.

A reengenharia visa à redução de desperdícios nos processos de trabalho estabelecidos, sem prever a realização de alterações profundas na estrutura da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que contém a CORRETA correlação entre os elementos da mudança organizacional e sua abrangência.

  • A. I - B, II - A, III - D, IV - C
  • B. I - B, II - A, III - D, IV - C
  • C. I - C, II - D, III - A, IV - B
  • D. I - C, II - A, III - D, IV - B

Balanced Scorecard é:

  • A.

    uma ferramenta da Administração de Qualidade descrita por Feigenbaum para descrever todos os estágios do ciclo industrial.

  • B.

    uma técnica que procura equilibrar quatro ênfases no processo de administrar as organizações e avaliar seu desempenho: interesse do cliente, interesse do acionista, inovação e aprendizagem e eficiências dos processos internos.

  • C.

    uma norma que trata da qualidade do produto ou serviço e sistema de qualidade (ISO 9000:2000).

  • D.

    um processo de aprendizagem que permite a aquisição de novas competências: aprendizagem com duplo reforço.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...