Questões sobre O comportamento organizacional

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A cultura organizacional é dita tradicional, ou seja, caracterizada pelo modelo organizacional burocrático; em outros, a cultura organizacional é chamada de participativa, isto é, calcada na flexibilidade e adaptabilidade. Nesse sentido, considerando as características de ambos os modelos de cultura organizacional, assinale T para uma característica tradicional e P para uma característica participativa.

( ) Autocracia

( ) Informalidade

( ) Remuneração baseada no desempenho

( ) Trabalho individualizado

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. P – T – T – P
  • B. P – P – T – T
  • C. P – P – T – P
  • D. T – P – P – T
  • E. T – P – T – P

Um jovem acaba de ser contratado para o cargo de analista de marketing em um banco. Para facilitar sua integração e aprendizado, o jovem gostaria de conhecer melhor a cultura do banco. Para isso, ele poderia observar:

  • A. os rituais, o tipo de avaliação de desempenho, o número de funcionários;
  • B. a linguagem, os critérios de promoção, o clima organizacional;
  • C. o vestuário, os heróis, a estrutura de governança;
  • D. os estilos de liderança, a qualidade dos serviços, as instalações;
  • E. os mitos, a estratégia competitiva, a participação do banco no mercado.

Determinada empresa cresceu muito nos últimos anos através de aquisições de outras empresas no Brasil e no Exterior tornando-se a maior empresa mundial de proteína animal. Recentemente, tem divulgado internamente e externamente, via mídia nacional, os seus sete valores: atitude de dono, determinação, disciplina, disponibilidade, simplicidade, franqueza e humildade. Do ponto de vista da cultura organizacional, a divulgação

  • A. na mídia consiste em uma estratégica de marketing que busca associar os valores da empresa a seus produtos.
  • B. para o público externo dos valores da empresa não é recomendada devido ao risco de cópia pela concorrência.
  • C. dos valores pode criar resistência de clientes e fornecedores que não se identifiquem com eles.
  • D. dos valores da empresa deve ser mantida em segredo, sendo revelado apenas à alta direção.
  • E. ampla de seus valores permite que os stakeholders se relacionem de forma mais objetiva e precisa com a organização.

Tendo em vista que as organizações são caracterizadas como “sistemas abertos”, ou seja, que possuem uma constante interação e intercâmbio com o ambiente ao seu redor, é natural que diversos fatores externos possam influenciar internamente a organização. De forma a minimizar os riscos e os impactos negativos que, por ventura, possam ocorrer nesta relação é muito importante que as empresas conheçam e monitorem o seu ambiente externo. Com relação ao conjunto de fatores que constituem o ambiente externo organizacional, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Condições tecnológicas: referem‐se ao conjunto de tecnologias que ocorrem no ambiente externo e que podem influenciar as organizações, principalmente quando se tratam de tecnologias inovadoras. As organizações precisam se adaptar e incorporar novas tecnologias para que não percam competitividade.

( ) Condições legais: referem‐se às informações sobre as características populacionais, como taxa de crescimento, população, raça, religião, distribuição geográfica. São dados importantes que caracterizam o mercado atual e futuro.

( ) Condições políticas: são os aspectos relacionados à legislação vigente que afeta direta e indiretamente as organizações, auxiliando‐as ou impondo restrições às suas operações. São leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil etc.

( ) Condições econômicas: referem‐se à conjuntura que determina o desenvolvimento ou a retração do mercado, condicionando fortemente as organizações. Inflação, balanço de pagamentos do país, distribuição de renda etc.

( ) Condições culturais: referem‐se à cultura de um povo que penetra nas organizações por meio de expectativas de seus participantes e consumidores.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. F, F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V, V.

No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional, apontam-se variáveis dependentes e independentes. As variáveis dependentes são os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente, enfatizam como variáveis dependentes

  • A. oportunidades, estímulo à inovação, reconhecimento e recompensa.
  • B. liderança, processo decisório, gestão de conflitos e motivação.
  • C. variáveis no nível do indivíduo, no nível do grupo e no nível do sistema organizacional.
  • D. produtividade, absenteísmo, rotatividade e satisfação com o trabalho.
  • E. comprometimento, cooperação, produtividade e responsabilidade social.

A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem. A composição de equipes de trabalho nas organizações modernas busca combinar competência técnica homogênea com características de personalidade e comportamentais complementares para aumentar o desempenho coletivo das equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem. Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem. O estilo fundamentado na competição — voltado à solução de conflitos no trabalho — incentiva a predominância de comportamentos orientados à acomodação das outras partes e à construção da controvérsia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem. A lógica negocial da colaboração como estilo de solução de conflito é a soma variável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre cultura organizacional e gestão de mudanças, analise:

I. Um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é que eles reforçam-se a si mesmos.

II. A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.

III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança.

IV. Uma das principais dificuldades para a modificação da cultura organizacional é o retorno aos velhos padrões de comportamento das pessoas.

Está correto o que consta em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. IV, apenas.
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