Questões sobre O comportamento organizacional

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O conjunto de assunções implícitas partilhadas e tomadas como verdadeiras, pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu e funcionam suficientemente bem para serem considerados válidos e, por isso, são ensinados aos novos membros como a maneira correta de entender, pensar e sentir é denominado

  • A. clima organizacional.
  • B. cultura organizacional.
  • C. comunicação organizacional.
  • D. estratégia organizacional.
  • E. aprendizagem organizacional.

No que se refere à gestão do conhecimento organizacional, julgue os seguintes itens. A cultura é o fator mais influente na promoção ou inibição de práticas de gestão do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao se trabalhar por projetos e introduzir as técnicas de gestão de projetos na biblioteca vários obstáculos podem ser encontrados. Eles são de diferentes tipos e níveis: cultural, prestígio ou credibilidade, e organizacional. Um obstáculo de tipo cultural ocorre quando

  • A. aparecem conflitos entre os objetivos do projeto e os objetivos do setor ou da unidade funcional (importância, prioridade, etc.)
  • B. o vértice da biblioteca e os responsáveis pelas unidades funcionais temem um protagonismo excessivo, uma superexposição do gerente do projeto.
  • C. algumas figuras temem ser obrigadas a perder o controle exclusivo dos dados e informações, através de um sistema acessível a outras pessoas.
  • D. os recursos destinados ao projeto (dinheiro, tempo, pessoal, etc.) são escassos e não estão disponíveis no momento.
  • E. os bibliotecários que têm uma posição de mando e os tomadores de decisão institucionais não estão dispostos a levar em consideração a possibilidade de modificar esquemas e processos organizacionais tradicionais.

Considerando o texto, assinale alternativa INCORRETA.

  • A. Para que uma empresa tenha eficácia no estudo do comportamento organizacional de seus funcionários, causando um clima positivo, ela deverá entender e prever as forças externas que afetam esse comportamento.
  • B. O comportamento do ser humano pode sofrer uma grande influência quando se trata dos aspectos da motivação e satisfação no trabalho. E estes, no mesmo raciocínio, em uma empresa em que os colaboradores possuem um canal de comunicação eficaz, tendem a serem mais motivados.
  • C. A análise do clima organizacional é particularmente útil para identificar os fatores que exercem influência constatável e concreta sobre o comportamento do indivíduo e também de grupos na organização, entretanto, não se deve estimular um ambiente que leve em consideração o trabalho e a vida pessoal do funcionário.
  • D. O clima organizacional está relacionado com a percepção coletiva que as pessoas têm em relação ao ambiente de trabalho através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, cultura, normas e valores de uma organização. E, consequentemente, como interpreta e reage a esta percepção, podendo ser de forma positiva ou negativa.

Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens de 58 a 64. O controle social estabelecido com base em valores da cultura organizacional é um mecanismo importante para que a conduta e o comportamento das pessoas ocorram conforme o esperado nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. É como se estivéssemos observando um Iceberg. Sua parte superior é perfeitamente visível, pois se encontra acima das águas. Contudo, sua parte inferior fica oculta sob as águas e totalmente fora da visão das pessoas.”

(Chiavenato, Administração nos Novos Tempos, 2003, p.173).

Com este argumento foi construído o Iceberg da cultura organizacional no qual os aspectos formais e abertos são representados na parte superior do Iceberg e os aspectos informais e ocultos são representados pela parte submersa. Analise as alternativas que se seguem marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) A estrutura organizacional, os objetivos e as estratégias são aspectos formais da cultura organizacional.

( ) Os títulos e descrição de cargos são aspectos formais da cultura organizacional e os valores são aspectos informais.

( ) As percepções e atitudes das pessoas e as normas grupais são aspectos formais da cultura organizacional.

( ) Medidas de produtividade físico-financeiras são aspectos ocultos da cultura organizacional.

( ) Padrões de poder, métodos e procedimentos são aspectos formais da cultura organizacional.

  • A. C, C, E, E, E
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, C, E, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, E, C, C, C

Quanto aos elementos formadores da cultura organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Regras e regulamentos e opinião pública.
  • B. Ritos, valores e motivação.
  • C. Pesquisa de clima organizacional e ritos.
  • D. Ritos, valores e crenças.
  • E. Avaliação de desempenho, valores e motivação.

O clima organizacional

  • A. é o fortalecimento do poder decisório nas mãos das pessoas da organização.
  • B. está, antes de tudo, ligado ao conceito de inovação.
  • C. representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos que distinguem uma organização das outras.
  • D. é a influência intencionalmente exercida pela organização ou grupo, por qualquer meio, sobre a conduta de seus funcionários.
  • E. reflete o comportamento organizacional a partir da percepção dos colaboradores.

A cultura de uma organização está representada pelo padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas.

Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:

  • A. poder formal – expresso na comunicação assistemática, possibilitando relações de ajuda, compadrios e boatos, elementos existentes em todas as organizações.
  • B. mitos e tabus – elementos importantes para realizar, manter a imagem da organização e imprimir nas ações das pessoas o nível de sucesso organizacional desejado.
  • C. conjunto de normas – regras escritas ou não que direcionam a forma como as pessoas devem proceder em função dos objetivos da organização.
  • D. fluxo de processos – regras de negócio estabelecidas para direcionar o relacionamento da empresa com os clientes, de maneira formal.
  • E. crenças e valores – referem-se às proibições impostas aos membros da organização e orientações relativas a fatos já ocorridos na organização e que são tidos como inquestionáveis.

Para Williams (2010), a cultura organizacional apresenta três níveis que englobam os aspectos audiovisuais e as crenças. É um dos itens do aspecto visual:

  • A. representação do que as pessoas dizem.
  • B. formas de tomadas e de explicação das decisões.
  • C. suposições e crenças amplamente aceitas.
  • D. comportamento dos funcionários e gestores.
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