Questões sobre O comportamento organizacional

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É o conjunto de pressupostos básicos desenvolvidos por um determinado grupo ao aprender a lidar com a adaptação externa e com a integração interna:

  • A. Mudança organizacional.
  • B. Clima organizacional.
  • C. Estrutura organizacional.
  • D. Cultura organizacional.

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue os itens que se seguem. A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Complete a frase:

Na prática, o clima organizacional depende das ________________________________ da empresa, da ________________ e ______________ organizacionais, das oportunidades de ____________________________________, do significado do trabalho, da escolha, _______________, _______________, __________________, _________________ da equipe e do estilo de ___________________.

A alternativa correta é:

  • A. Culturas organizacionais, população, departamentos, participação pessoal, benefícios, gratificações, regalias, remuneração, liderança.
  • B. Lideranças motivacionais, estrutura, mudanças, feedback positivo, local, estacionamento, benefícios, remuneração, liderança.
  • C. Condições econômicas, estrutura, cultura, participação pessoal, preparo, treinamento, avaliação, remuneração, liderança.
  • D. Políticas salariais, chefia, estruturas, promoção vertical, equipe, local, status, montagem, chefia.

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue os itens que se seguem. A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Escala de Clima Organizacional − ECO (Martins et al, 2004) é uma escala construída e validada com o objetivo de avaliar a percepção dos trabalhadores analisando os seguintes fatores que indicam o clima organizacional:

  • A. ênfase na participação, consideração humana, cooperação, justiça e apoio logístico.
  • B. conformidade, responsabilidade, calor e apoio, pa drões e clareza organizacional.
  • C. apoio da chefia e organização, recompensa, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas.
  • D. estado de tensão, supervisão, autonomia, padrões e atitude frente a conflitos.
  • E. sentimento de identidade, tolerância, clareza, justiça e forma de controle.

Após feito um diagnóstico, fruto de pesquisa de clima organizacional, uma determinada consultoria recomendou, entre outras ações, que os gestores da empresa contratante adotassem práticas de reuniões periódicas com seus subordinados com o objetivo de informá-los sobre as mudanças externas que vêm ocorrendo e que são variáveis que afetam a organização, como por exemplo: políticas econômicas, mudanças ecológicas e informações da concorrência direta. Sobre o enunciado considere:

I. A adoção das reuniões provocará uma maior integração interna e um alinhamento no direcionamento da empresa, podendo, gradativamente, contribuir para a mudança da cultura organizacional.

II. As variáveis descritas são do macroambiente ou ambiente geral.

III. A pesquisa trouxe informações sobre a cultura organizacional, que é um dos seus objetivos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. I e III, apenas.

A cultura organizacional apresenta aspectos formais e informais, escritos e não escritos, sendo que os aspectos formais são relativos aos aspectos visíveis da organização, enquanto os aspectos informais se referem ao seu aspecto invisível.

Constitui-se aspecto invisível da cultura organizacional:

  • A. descrição de cargos
  • B. estrutura organizacional
  • C. autoridade e responsabilidade definidas
  • D. percepção e atitudes das pessoas
  • E. políticas e diretrizes estratégicas

A cultura organizacional é identificada nas atividades realizadas na empresa e nas relações mantidas pela organização, seja com parceiros externos ou internos.

A cultura organizacional é refletida

  • A. no sistema de tradições regionais adotado na formação inicial da empresa.
  • B. na maneira como a empresa estabelece o grau de autonomia dado aos empregados.
  • C. nos valores pessoais dos empregados de todos os níveis da empresa.
  • D. nos aspectos racionais do processo de tomada de decisão utilizado na empresa.
  • E. nas estratégias organizacionais que são impostas pelo mercado.

As atividades realizadas em uma empresa diferem das realizadas nas demais empresas em função de diversos aspectos, sejam esses operacionais, culturais, mercadológicos, dentre outros. A cultura organizacional, que contribui ativamente para a diferenciação entre as organizações, é criada e preservada pelas pessoas que, juntas, formam a organização.

Essa abordagem tem como base que a cultura organizacional é

  • A. facilmente mudada
  • B. relativa ao mercado
  • C. construída socialmente
  • D. estruturada no nível operacional
  • E. desvinculada da história da organização

Cada empresa constrói a cultura de acordo com os elementos que considera importantes para o seu negócio, com seus valores e suas crenças. Algumas empresas têm uma cultura bem sedimentada, com valores compartilhados por todos, não havendo grandes divergências em relação aos seus principais elementos.

Uma empresa que apresenta tais características tem uma cultura

  • A. adaptativa
  • B. conservadora
  • C. forte
  • D. fraca
  • E. psicossocial
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