Questões sobre O comportamento organizacional

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A cultura existente em uma empresa pode ser fator agregador ou desagregador, dependendo de sua homogeneidade e de sua aceitação pelos seus componentes.

Para a empresa, a existência de uma cultura forte constitui- se em vantagem porque

  • A. a divergência existente entre os valores compartilhados facilita a adaptação às necessidades dos ambientes interno e externo.
  • B. a necessidade de se estabelecerem limites rígidos gera a criação de regras e regulamentos visando à orientação do comportamento dos empregados.
  • C. o comportamento dos empregados é individualizado, não havendo, portanto, influência coletiva sobre as atitudes adotadas na empresa por cada um de seus membros.
  • D. os empregados, ao compartilharem normas, valores e percepções comuns estabelecem com a empresa um compromisso que se sobrepõe ao interesse individual.
  • E. os novos funcionários levarão mais tempo para a sua socialização, estabelecendo, assim, maior segurança para os antigos.

Uma empresa do setor financeiro está passando por uma reestruturação para se adaptar ao novo ambiente macroeconômico que, nos últimos anos, tem apresentado maior concorrência e mais dinamismo. Um dos diretores, que participava das discussões sobre essa reestruturação, argumentou que a mudança necessária seria complexa porque, segundo ele, como a cultura da empresa estava errada, seria necessário contratar um consultor para realizar as mudanças culturais identificadas como fundamentais para a atuação da empresa nesse novo ambiente.

Diante desses argumentos, constata-se que a proposição do diretor está

  • A. correta, porque uma empresa que tem uma cultura organizacional errada somente poderá consertá-la mediante a ajuda de profissionais externos, que saberão identificar quais os pontos que precisam ser modificados.
  • B. correta, porque a cultura é um elemento da empresa que é constituído por valores externos que, para serem modificados, precisam do apoio de profissionais independentes dos processos organizacionais.
  • C. correta, porque culturas erradas não permitem que a organização se torne competitiva, e somente consultores externos são capazes de identificar as mudanças necessárias.
  • D. incorreta, porque não existe cultura certa ou errada, uma vez que a cultura é formada pelos integrantes da empresa, através de seus aspectos formais e informais que facilitam ou impedem que os seus objetivos e as suas estratégias sejam atingidos.
  • E. incorreta, porque culturas erradas somente podem ser corrigidas pelos diretores ou pelos proprietários da empresa, que determinam as relações de mercado existentes no ambiente externo, sua estrutura de poder e hierarquia.

Um candidato a uma vaga em uma empresa do setor financeiro está analisando uma proposta recebida. Para ajudar a decidir se aceitará ou não o emprego, ele está pesquisando alguns elementos da cultura dessa empresa.

O conhecimento da cultura da organização para a aceitação de um emprego é importante porque permite que o candidato

  • A. avalie a compatibilidade de seus valores e seus objetivos em relação àqueles vigentes na empresa.
  • B. verifique a possibilidade de receber aumentos salariais de acordo com o plano de carreira da empresa.
  • C. identifique a possibilidade de liderar a formação de grupos para reivindicar melhorias para os empregados.
  • D. estabeleça os parâmetros necessários para que sua remuneração atenda às suas necessidades pessoais.
  • E. conheça a sua posição na estrutura organizacional e, consequentemente, a facilidade para obter vantagens.

Acerca do tema comunicação organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Os componentes do sistema de comunicação são: fonte, transmissor, canal, receptor, destino e ruído.
  • B. As comunicações descendentes são aquelas que fluem de baixo para cima, ou seja, dos subordinados para os níveis hierárquicos superiores.
  • C. Motivação, interesse, habilidade de comunicação e recusa de informação são exemplos de elementos que não causam distorções na comunicação.
  • D. A maioria das comunicações realizadas na organização são comunicações formais, já que as empresas impedem a realização de comunicação informal.
  • E. Não é um propósito da comunicação, como atividade gerencial, proporcionar atitudes necessárias que gerem motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A cultura organizacional é representada por um conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento, constituindo o núcleo de identidade de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

As reações estabelecidas pelos indivíduos com relação à motivação determina o termo chamado:

  • A. Reengenharia Emocional.
  • B. Criatividade empresarial.
  • C. Clima Organizacional.
  • D. Parâmetro geral de produtividade.
  • E. Valoração Pessoal.

O campo multidisciplinar dedicado ao estudo de como as pessoas e os grupos tendem a agir e se comportar nas empresas é chamado de:

  • A. Cultura Organizacional.
  • B. Comportamento Organizacional.
  • C. Desempenho Organizacional.
  • D. Clima Organizacional.
  • E. Desenvolvimento Organizacional.

Uma pesquisa de clima organizacional objetiva:

  • A. Medir o grau de satisfação ou insatisfação dos colaboradores em relação às condições de trabalho que lhes são oferecidas.
  • B. Pesquisar como a variação de temperatura no ambiente interno da empresa influencia a produtividade do colaborador.
  • C. Pesquisar como a variação de temperatura no ambiente externo da empresa influencia a produtividade do colaborador.
  • D. Pesquisar como a variação de temperatura nos ambientes externo e interno da empresa influenciam a produtividade do colaborador.
  • E. Levantar quais variáveis do ambiente organizacional impactam na elevação ou diminuição da temperatura no ambiente de trabalho.

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional. Empresas que possuem culturas organizacionais fortes costumam ter baixos índices de rotatividade, uma vez que elas são catalisadoras de mudanças e criam ambientes propícios à diversidade. Diante disso, conclui-se que fusões e aquisições são facilitadas quando envolvem empresas de cultura forte, pois, em geral, seus integrantes se mostram abertos a símbolos, práticas e rituais novos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional. Uma cultura organizacional focada na espiritualidade estimula práticas religiosas no ambiente de trabalho como forma de integrar valores pessoais e espirituais com valores profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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