Questões sobre O comportamento organizacional

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São diversos os tipos de organizações no campo da cultura. Nesse cenário, uma organização é considerada do tipo linear quando

  • A. apresenta formato piramidal, em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização e da autoridade linear de cada superior em relação aos subordinados.
  • B. proporciona o máximo de especialização nos seus diversos órgãos ou cargos, o que permite que cada órgão ou cargo concentre-se total e unicamente sobre seu trabalho e sua função.
  • C. desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão.
  • D. descentraliza as decisões, delegando-as aos órgãos ou cargos especializados que possuam conhecimento necessário para melhor implementá-las.

A pré-produção é uma etapa essencial para que o empreendimento cultural tenha sucesso. Nela deve-se

  • A. definir estratégias e traçar diretrizes para transformar a ideia em algo exequível.
  • B. trabalhar de forma aleatória e livre para que a criação artística não fique aprisionada em formulários de editais.
  • C. preparar todos os certificados e documentos a serem entregues ao público-alvo, sob o risco de não haver tempo suficiente na produção, etapa mais corrida.
  • D. reunir todo o clipping do projeto para expor ao público-alvo e patrocinadores no dia da produção.

A diretoria de uma organização internacional, renomada em seu mercado de atuação, está em processo de mudança cultural e percebe a ocorrência do fenômeno da contracultura por parte de alguns gerentes, em uma de suas filiais. Decide, então, adotar uma postura empresarial policêntrica que

  • A. sustenta a crença que são superiores às demais organizações em termos culturais e fazem prevalecer os seus valores originários (da matriz ou do seu país de origem).
  • B. adota um mix entre a cultura originária e a cultura local, mantendo os valores e procurando adaptar-se às diferenças locais.
  • C. pratica, exatamente, o oposto aos valores originários; parte da premissa que o local que a hospeda pratica uma cultura que ela considera mais conveniente adotar, implementando atitudes e procedimentos da cultura local.
  • D. elimina os integrantes que oferecem ameaça ao processo de mudança.
  • E. não se importa em conviver com o fenômeno da contracultura, aceitando os conflitos entre as pessoas e conduzindo normalmente o processo de mudança.

De acordo com as teorias comportamentais, o líder é caracterizado por um comportamento

  • A. ajustável às diferentes situações cotidianas.
  • B. excepcional diante de crises diversas.
  • C. orientado para as tarefas e para o relacionamento com as pessoas.
  • D. embasado em competências e habilidades específicas.
  • E. inato de chefia.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 5, 4, 2, 6.
  • B. 2, 1, 3, 5, 4, 6.
  • C. 3, 5, 4, 2, 6, 1.
  • D. 4, 2, 1, 6, 5, 3.
  • E. 6, 4, 2, 1, 3, 5.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. Observar como os funcionários vivenciam sensações de bem ou de mal-estar em relação ao reconhecimento e ao crescimento profissional, ao elo trabalho e vida social bem como à condição e à organização do trabalho são aspectos que devem ser considerados na elaboração de um programa de qualidade de vida no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre cultura organizacional é incorreto afirmar:

  • A. É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhados por todos os membros da organização.
  • B. Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
  • C. Valores compartilhados são as crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes, nos quais os membros da organização acreditam.
  • D. No fundo é a cultura que define a missão e provoca a definição dos objetivos da empresa.
  • E. São os principais elementos para se conhecer e compreender a cultura de uma empresa: artefatos, valores compartilhados entre os membros e pressuposições básicas.

Nas últimas décadas, muitas instituições vêm dando importância à pesquisa de clima organizacional, que dentre os seus principais objetivos NÃO se enquadra:

  • A. Criar canal de comunicação direta entre os colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões com garantia do anonimato.
  • B. Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização.
  • C. Possibilitar a melhoria nas condições de infraestrutura para o trabalho, após aprovação de investimentos julgados como necessários para aumentar a satisfação das pessoas.
  • D. Permitir mudança da cultura organizacional onde for constatado o maior grau de insatisfação no ambiente de trabalho.
  • E. Identificar, avaliar e monitorar o impacto das intervenções contempladas na Pesquisa de Clima Organizacional no decorrer do tempo.

A cultura organizacional é composta por diversos elementos construídos ao longo do tempo. A cultura organizacional absorve as mudanças e a evolução ocorridas na empresa; por isso, cada organização possui a sua própria cultura.

A cultura organizacional é formada por

  • A. componentes relativos aos aspectos mercadológicos definidos pelo setor no qual a empresa atua.
  • B. estratégias estabelecidas pelo nível institucional da empresa que decorrem das relações interpessoais nela existentes.
  • C. dimensões do ambiente macroeconômico, definidas pelos concorrentes dos mercados interno e externo.
  • D. estruturas organizacionais determinadas pelo setor econômico em que a empresa atua e pelas relações comerciais estabelecidas.
  • E. elementos que são fruto das relações, experiências, dos conhecimentos e aspectos que têm participação e interação das pessoas da organização.

Uma empresa do setor bancário atua de maneira bastante agressiva no mercado, sempre buscando informações dos concorrentes para poder antecipar-se ao lançamento de novos produtos. Com esse objetivo, seus empregados são treinados constantemente para serem participativos na criação de novos produtos e na identificação das necessidades do mercado e de seus clientes.

As características apresentadas por essa empresa são relativas à

  • A. cultura organizacional
  • B. estrutura organizacional
  • C. missão organizacional
  • D. lucratividade organizacional
  • E. hierarquia organizacional
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