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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que diz respeito à cultura organizacional, julgue o item abaixo.
As organizações públicas dos diferentes poderes e níveis de governo apresentam culturas organizacionais idênticas.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção que apresenta aspecto da cultura organizacional influenciado pelas ações voltadas a modificar crenças, preconceitos ideológicos e julgamentos de integrantes de uma organização.
hábito
símbolo
artefato
valor
Leia os trechos a seguir.
Primeira afirmativa:
A cultura organizacional pode desenvolver disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.
Segunda afirmativa:
Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.
A respeito dessas duas afi rmativas, é correto afi rmar que:
as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
somente a segunda afi rmativa está correta.
as duas afi rmativas estão incorretas.
somente a primeira afirmativa está correta.
as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.
I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.
II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.
III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.
IV. Difi culdade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.
Somente a afirmativa IV está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue o item subsecutivo, relativo à cultura organizacional. A cultura organizacional é, também, instrumento utilizado para controlar os membros de uma organização.
Sobre clima organizacional, assinale a alternativa correta.
Aspectos formais e informais são fatores inerentes ao clima organizacional.
O clima organizacional abrange fatores sociais em detrimento dos estruturais.
O clima organizacional não condiz com o moral das pessoas.
Clima organizacional é conceituado como um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos.
Um determinado mercado, visando expandir seus negócios, ampliou suas instalações físicas e instalou um restaurante e uma lanchonete em seu espaço. Após 6 meses, foi efetuada uma análise organizacional da empresa, e os resultados apontaram que a expansão não ocorreu conforme desejado devido ao atendimento pouco ágil em função da falta de liberdade dos funcionários para resolver pequenas questões e falta clara da definição de papéis na empresa. Como forma de corrigir as falhas detectadas, o mercado decidiu iniciar o redesenho da organização. Para isso, será necessário que seja desenvolvida na empresa uma cultura organizacional que
se baseie somente nos objetivos e metas.
busque somente a produtividade.
incentive a redução da sociabilidade.
promova a formação de panelas.
seja voltada para o cliente.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Katz e Kahn, ressaltam que cada organização cria a sua própria cultura com seus próprios tabus, usos e costumes. Nesse sentido, é correto afirmar que:
considerando as grandezas de primeira ordem, as organizações possuem limitação de amplitude e estão vinculadas a um mundo concreto de seres humanos, de recursos materiais, de fábricas e de outros artefatos, com a interação natural desses elementos entre si.
o sistema tem nele refletidas as normas e os valores do sistema informal e sua interpretação pelo sistema formal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e a capacidade de exercício da autoridade fora do sistema.
a cultura do sistema reflete as normas e os valores do sistema formal e sua reinterpretação pelo sistema informal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e o exercício da autoridade dentro do sistema.
as normas e as funções são os principais componentes do sistema social; as normas descrevem as formas de comportamento associado a determinada tarefa a partir dos seus requisitos e as funções são expectativas gerais com caráter de exigência, atingindo a todos os incumbidos de gerar valores.
à medida que os sistemas desenvolvem mecanismos regulatórios para regular as suas operações, a equifinalidade desaparece, dado que os mesmos resultados podem ser obtidos partindo de diferentes condições iniciais.
Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como em um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada. Os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Analise cada item e verifique os falsos e verdadei ros, acerca da cul tura organizacional.
( ) os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.
( ) a cultura organizacional é estática e permanente, não sofre alterações com o tempo, não depende de condições internas ou externas.
( ) certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com uma cultura amarrada a padrões antigos e já ultrapassados.
( ) mudar apenas a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a cultura, os sistemas de relacionamentos dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
F,F,V,F.
F,V,F,F
V,V,F,F.
V,F,V,V
F,V,F,V.
A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e pressupostos que definem os modos pelos quais uma empresa conduz seus negócios. Esse núcleo de crenças e pressupostos se manifesta nas estruturas, sistemas, símbolos, mitos e padrões de recompensas dentro da organização.
Relacione os tipos de cultura existentes nas organizações às suas características.
As associações corretas são:
I P , II Q , III R
I P , II S , III R
I Q , II P , III S
I R , II Q , III S
I S , II Q , III P
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