Questões sobre O comportamento organizacional

Lista completa de Questões sobre O comportamento organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito à cultura organizacional, julgue o item abaixo.

As organizações públicas dos diferentes poderes e níveis de governo apresentam culturas organizacionais idênticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que apresenta aspecto da cultura organizacional influenciado pelas ações voltadas a modificar crenças, preconceitos ideológicos e julgamentos de integrantes de uma organização.

  • A.

    hábito

  • B.

    símbolo

  • C.

    artefato

  • D.

    valor

  • E. cerimônia

Leia os trechos a seguir.

Primeira afirmativa:

A cultura organizacional pode desenvolver disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.

Segunda afirmativa:

Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

A respeito dessas duas afi rmativas, é correto afi rmar que:

  • A.

    as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    somente a segunda afi rmativa está correta.

  • C.

    as duas afi rmativas estão incorretas.

  • D.

    somente a primeira afirmativa está correta.

  • E.

    as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.

Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.

I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.

II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.

III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

IV. Difi culdade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.

  • A.

    Somente a afirmativa IV está correta.

  • B.

    As afirmativas I e II estão corretas.

  • C. As afirmativas II e III estão corretas.
  • D.

    As afirmativas II e IV estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Julgue o item subsecutivo, relativo à cultura organizacional. A cultura organizacional é, também, instrumento utilizado para controlar os membros de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre clima organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Aspectos formais e informais são fatores inerentes ao clima organizacional.

  • B.

    O clima organizacional abrange fatores sociais em detrimento dos estruturais.

  • C.

    O clima organizacional não condiz com o moral das pessoas.

  • D.

    Clima organizacional é conceituado como um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos.

“Um determinado mercado, visando expandir seus negócios, ampliou suas instalações físicas e instalou um restaurante e uma lanchonete em seu espaço. Após 6 meses, foi efetuada uma análise organizacional da empresa, e os resultados apontaram que a expansão não ocorreu conforme desejado devido ao atendimento pouco ágil em função da falta de liberdade dos funcionários para resolver pequenas questões e falta clara da definição de papéis na empresa. Como forma de corrigir as falhas detectadas, o mercado decidiu iniciar o redesenho da organização.” Para isso, será necessário que seja desenvolvida na empresa uma cultura organizacional que

  • A.

    se baseie somente nos objetivos e metas.

  • B.

    busque somente a produtividade.

  • C.

    incentive a redução da sociabilidade.

  • D.

    promova a formação de “panelas”.

  • E.

    seja voltada para o cliente.

Katz e Kahn, ressaltam que cada organização cria a sua própria cultura com seus próprios tabus, usos e costumes. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A.

    considerando as grandezas de primeira ordem, as organizações possuem limitação de amplitude e estão vinculadas a um mundo concreto de seres humanos, de recursos materiais, de fábricas e de outros artefatos, com a interação natural desses elementos entre si.

  • B.

    o sistema tem nele refletidas as normas e os valores do sistema informal e sua interpretação pelo sistema formal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e a capacidade de exercício da autoridade fora do sistema.

  • C.

    a cultura do sistema reflete as normas e os valores do sistema formal e sua reinterpretação pelo sistema informal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e o exercício da autoridade dentro do sistema.

  • D.

    as normas e as funções são os principais componentes do sistema social; as normas descrevem as formas de comportamento associado a determinada tarefa a partir dos seus requisitos e as funções são expectativas gerais com caráter de exigência, atingindo a todos os incumbidos de gerar valores.

  • E.

    à medida que os sistemas desenvolvem mecanismos regulatórios para regular as suas operações, a equifinalidade desaparece, dado que os mesmos resultados podem ser obtidos partindo de diferentes condições iniciais.

Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como em um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada. Os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Analise cada item e verifique os falsos e verdadei ros, acerca da cul tura organizacional.

( ) os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.

( ) a cultura organizacional é estática e permanente, não sofre alterações com o tempo, não depende de condições internas ou externas.

( ) certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com uma cultura amarrada a padrões antigos e já ultrapassados.

( ) mudar apenas a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a cultura, os sistemas de relacionamentos dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    F,F,V,F.

  • B.

    F,V,F,F

  • C.

    V,V,F,F.

  • D.

    V,F,V,V

  • E.

    F,V,F,V.

A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e pressupostos que definem os modos pelos quais uma empresa conduz seus negócios. Esse núcleo de crenças e pressupostos se manifesta nas estruturas, sistemas, símbolos, mitos e padrões de recompensas dentro da organização.

Relacione os tipos de cultura existentes nas organizações às suas características.

As associações corretas são:

  • A.

    I – P , II – Q , III – R

  • B.

    I – P , II – S , III – R

  • C.

    I – Q , II – P , III – S

  • D.

    I – R , II – Q , III – S

  • E.

    I – S , II – Q , III – P

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...