Questões sobre O comportamento organizacional

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A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se

  • A.

    a cultura oficial da organização.

  • B.

    subculturas dos membros da organização.

  • C.

    visões de mundo dos membros da organização.

  • D.

    a cultura dos parceiros externos.

  • E.

    a subcultura não oficial da organização.

A Cultura Organizacional pode ser compreendida como

  • A.

    o conhecimento técnico da organização.

  • B.

    um conjunto de regras e normas de conduta que será observado até que a diretoria autorize mudanças.

  • C.

    o resultado de um processo de repetidos erros e acertos em que, gradualmente, foram adquiridas as certezas sobre as regras e formas de agir na empresa.

  • D.

    um padrão de conduta, cientificamente comprovado, e que representa a meta de comportamento a ser alcançada pela organização.

Com relação à teoria das organizações, julgue os itens subsequentes. Define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a funções administrativas e ambiente organizacional.

A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Grupos e equipes não são turbas desorganizadas. Eles têm uma estrutura que molda o comportamento dos membros e torna possível explicar e prever uma grande parte do seu desempenho. O grupo com quem um funcionário trabalha espera que ele se vista de maneira mais informal. Se, apesar disso, ele for ao trabalho todos os dias de terno e gravata, provavelmente, será discriminado.

Com essa atitude, o funcionário estará infringindo um fator que influencia e limita o comportamento de cada membro de um grupo nessa situação.

Esse fator é

  • A.

    grau de coesão

  • B.

    status

  • C.

    papel

  • D.

    folga social

  • E.

    normas

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A cultura pode ser definida, segundo Edgar Schein, como um padrão de suposições básicas compartilhadas, que é aprendido por um grupo à medida que seus problemas de adaptação externa e integração interna vão sendo solucionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada cultura corporativa possui características que identificam seu conjunto de crenças, valores, atitudes e comportamentos. Diante desse contexto, a cooperação, a racionalidade, a criatividade e a competitividade são valores dominantes das seguintes culturas corporativas, respectivamente,

  • A. cultura de clã, cultura burocrática, cultura adaptativa e cultura de aquisição.
  • B. cultura burocrática, cultura adaptativa, cultura de aquisição e cultura de clã.
  • C. cultura adaptativa, cultura de aquisição, cultura de clã e cultura burocrática.
  • D. cultura de aquisição, cultura de clã, cultura burocrática e cultura adaptativa.

Em relação às noções de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens.

A implementação dos fundamentos da excelência ocorre de forma linear e mecanicista porque os fundamentos, quando aplicados em sua plenitude, estão internalizados na cultura e presentes em cada atividade da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a mudança, desenvolvimento e ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.

Para que uma mudança organizacional seja bem-sucedida, é necessário que o agente de mudança seja um consultor externo, cuja atuação não seja influenciada pela cultura organizacional da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de relações públicas e recursos humanos, julgue o item abaixo.

Há relação direta entre a cultura organizacional que dá oportunidade a mulheres e a minorias étnicas e a construção de relações públicas de excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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