Questões sobre O comportamento organizacional

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Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento organizacional.

Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, uma vez disponibilizados, os fatores ligados ao ambiente do trabalho garantem, de forma duradoura, a satisfação e a consequente motivação para um bom desempenho do funcionário em seu trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão do clima organizacional tem sido uma preocupação recorrente nas organizações. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A pesquisa quantitativa é o meio adequado para se diagnosticar mais fielmente o clima organizacional de uma empresa.

  • B.

    O que determina o sucesso de qualquer proposta de alteração do clima de uma organização é o comprometimento dos ocupantes dos cargos operacionais.

  • C.

    O padrão desejado de clima organizacional é universal.

  • D.

    É imprescindível que o estilo de liderança de uma equipe seja sempre o mesmo, para não haver impacto negativo sobre o seu clima organizacional.

  • E.

    Entre os fatores que podem influenciar o clima organizacional destacam-se os relativos aos indivíduos, os referentes à organização e os que concernem a aspectos externos a ela.

Com relação ao comprometimento organizacional, julgue os itens seguintes.

 

I        O comprometimento organizacional é considerado um fenômeno multidimensional.

II       O comprometimento calculativo consiste na relação forte entre um indivíduo e

         determinada organização, e pode ser caracterizado por fatores como crença e

          aceitação dos objetivos e valores dessa organização.

III       O comprometimento normativo refere-se à totalidade das pressões normativas

          internalizadas pelo indivíduo e que fazem que ele aja na direção dos objetivos e

          interesses organizacionais.

IV       O comprometimento afetivo é visto como um fenômeno estrutural, que ocorre

          como resultado das transações indivíduoorganização e das alterações nos

          benefícios adquiridos e investimentos realizados pelo indivíduo em seu trabalho, ao

          longo do tempo.

 

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

As organizações, de modo geral, dependem do desempenho de seus colaboradores para a consecução de seus objetivos. Nas organizações bancárias, em particular, o processo de gestão de pessoas é influenciada pela forma como essas organizações funcionam. Nesse contexto, o comportamento organizacional pode ser definido como

  • A.

    uma disciplina aplicável às indústrias e organizações do setor primário, por causa do tipo de conhecimento que produz.

  • B.

    uma subárea da psicologia que utiliza a matriz teórica do comportamentalismo para o desenvolvimento de técnicas de gestão organizacional.

  • C.

    um campo multidisciplinar que produz conhecimento aplicável à gerência de pessoas nas organizações de trabalho.

  • D.

    uma disciplina que estuda o comportamento humano sem considerar variáveis sociais e culturais.

  • E.

    um campo do conhecimento que tem como foco o desenvolvimento de técnicas de treinamento comportamental para aumentar a motivação dos trabalhadores.

Com relação ao fenômeno da cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.

 

I     O cerne da cultura organizacional são os valores compartilhados pelos membros da

       organização, conforme descrição da maioria dos modelos de cultura organizacional.

II    Entre os fatores restritivos da cultura em relação à mudança organizacional, incluem-

      se valores compartilhados incoerentes com as necessidades de adaptação ao meio

       externo à organização.

III   Rituais são sequências repetitivas de atividades que expressam os valores de uma

      organização e podem ser usados como formas de transmissão da cultura da

      organização para os novos funcionários.

 

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • C.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

           Carlos, ao verificar que os resultados obtidos por diversos órgãos públicos que ele auditou estavam abaixo dos referenciais comparativos de outras organizações públicas, passou a defender que as organizações públicas deveriam mudar a cultura organizacional vigente, alinhando-se a um paradigma de gestão similar ao da iniciativa privada. A intenção de Carlos ao defender a mudança é instituir o paradigma do cliente na gestão pública.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 91 a 93, a respeito da cultura organizacional, das convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.

As mudanças que Carlos vislumbra como necessárias aos órgãos públicos devem se pautar pelo princípio da legalidade, pois, enquanto ao gestor privado é permitido fazer tudo o que não lhe for proibido em lei, ao gestor público é permitido fazer apenas aquilo que estiver previsto em lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Carlos, ao verificar que os resultados obtidos por diversos órgãos públicos que ele auditou estavam abaixo dos referenciais comparativos de outras organizações públicas, passou a defender que as organizações públicas deveriam mudar a cultura organizacional vigente, alinhando-se a um paradigma de gestão similar ao da iniciativa privada. A intenção de Carlos ao defender a mudança é instituir o paradigma do cliente na gestão pública.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 91 a 93, a respeito da cultura organizacional, das convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.

Para instituir o paradigma do cliente na gestão pública, devese avaliar o desempenho da gestão pública e, para tanto, devem ser utilizados os mesmos indicadores de eficiência e eficácia utilizados pela gestão privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O clima organizacional mostra-se positivo quando

  • A.

    frustra as expectativas de ganho imediato em troca de ganhos de longo prazo.

  • B.

    atende às expectativas imediatas de ganho salarial dos funcionários.

  • C.

    incentiva conflitos de expectativas, gerando comportamentos competitivos.

  • D.

    provoca diferentes tipos de motivação para o trabalho nos funcionários.

  • E.

    produz expectativas de acomodação aos padrões de eficiência estabelecidos.

Pode-se concluir da definição de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo que

  • A.

    o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos.

  • B.

    sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional.

  • C.

    a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização.

  • D.

    as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura.

  • E.

    pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.

Valores, ritos, mitos e tabus são componentes

  • A.

    dos objetivos e metas.

  • B.

    do planejamento estratégico organizacional.

  • C.

    da gestão por competências.

  • D.

    da cultura organizacional.

  • E.

    das variáveis estratégicas não controláveis.

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