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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento organizacional.
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, uma vez disponibilizados, os fatores ligados ao ambiente do trabalho garantem, de forma duradoura, a satisfação e a consequente motivação para um bom desempenho do funcionário em seu trabalho.
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A gestão do clima organizacional tem sido uma preocupação recorrente nas organizações. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A pesquisa quantitativa é o meio adequado para se diagnosticar mais fielmente o clima organizacional de uma empresa.
O que determina o sucesso de qualquer proposta de alteração do clima de uma organização é o comprometimento dos ocupantes dos cargos operacionais.
O padrão desejado de clima organizacional é universal.
É imprescindível que o estilo de liderança de uma equipe seja sempre o mesmo, para não haver impacto negativo sobre o seu clima organizacional.
Entre os fatores que podem influenciar o clima organizacional destacam-se os relativos aos indivíduos, os referentes à organização e os que concernem a aspectos externos a ela.
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Com relação ao comprometimento organizacional, julgue os itens seguintes.
I O comprometimento organizacional é considerado um fenômeno multidimensional.
II O comprometimento calculativo consiste na relação forte entre um indivíduo e
determinada organização, e pode ser caracterizado por fatores como crença e
aceitação dos objetivos e valores dessa organização.
III O comprometimento normativo refere-se à totalidade das pressões normativas
internalizadas pelo indivíduo e que fazem que ele aja na direção dos objetivos e
interesses organizacionais.
IV O comprometimento afetivo é visto como um fenômeno estrutural, que ocorre
como resultado das transações indivíduoorganização e das alterações nos
benefícios adquiridos e investimentos realizados pelo indivíduo em seu trabalho, ao
longo do tempo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
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As organizações, de modo geral, dependem do desempenho de seus colaboradores para a consecução de seus objetivos. Nas organizações bancárias, em particular, o processo de gestão de pessoas é influenciada pela forma como essas organizações funcionam. Nesse contexto, o comportamento organizacional pode ser definido como
uma disciplina aplicável às indústrias e organizações do setor primário, por causa do tipo de conhecimento que produz.
uma subárea da psicologia que utiliza a matriz teórica do comportamentalismo para o desenvolvimento de técnicas de gestão organizacional.
um campo multidisciplinar que produz conhecimento aplicável à gerência de pessoas nas organizações de trabalho.
uma disciplina que estuda o comportamento humano sem considerar variáveis sociais e culturais.
um campo do conhecimento que tem como foco o desenvolvimento de técnicas de treinamento comportamental para aumentar a motivação dos trabalhadores.
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Com relação ao fenômeno da cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
I O cerne da cultura organizacional são os valores compartilhados pelos membros da
organização, conforme descrição da maioria dos modelos de cultura organizacional.
II Entre os fatores restritivos da cultura em relação à mudança organizacional, incluem-
se valores compartilhados incoerentes com as necessidades de adaptação ao meio
externo à organização.
III Rituais são sequências repetitivas de atividades que expressam os valores de uma
organização e podem ser usados como formas de transmissão da cultura da
organização para os novos funcionários.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
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Carlos, ao verificar que os resultados obtidos por diversos órgãos públicos que ele auditou estavam abaixo dos referenciais comparativos de outras organizações públicas, passou a defender que as organizações públicas deveriam mudar a cultura organizacional vigente, alinhando-se a um paradigma de gestão similar ao da iniciativa privada. A intenção de Carlos ao defender a mudança é instituir o paradigma do cliente na gestão pública.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 91 a 93, a respeito da cultura organizacional, das convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.
As mudanças que Carlos vislumbra como necessárias aos órgãos públicos devem se pautar pelo princípio da legalidade, pois, enquanto ao gestor privado é permitido fazer tudo o que não lhe for proibido em lei, ao gestor público é permitido fazer apenas aquilo que estiver previsto em lei.
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Carlos, ao verificar que os resultados obtidos por diversos órgãos públicos que ele auditou estavam abaixo dos referenciais comparativos de outras organizações públicas, passou a defender que as organizações públicas deveriam mudar a cultura organizacional vigente, alinhando-se a um paradigma de gestão similar ao da iniciativa privada. A intenção de Carlos ao defender a mudança é instituir o paradigma do cliente na gestão pública.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 91 a 93, a respeito da cultura organizacional, das convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.
Para instituir o paradigma do cliente na gestão pública, devese avaliar o desempenho da gestão pública e, para tanto, devem ser utilizados os mesmos indicadores de eficiência e eficácia utilizados pela gestão privada.
O clima organizacional mostra-se positivo quando
frustra as expectativas de ganho imediato em troca de ganhos de longo prazo.
atende às expectativas imediatas de ganho salarial dos funcionários.
incentiva conflitos de expectativas, gerando comportamentos competitivos.
provoca diferentes tipos de motivação para o trabalho nos funcionários.
produz expectativas de acomodação aos padrões de eficiência estabelecidos.
Pode-se concluir da definição de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo que
o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos.
sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional.
a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização.
as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura.
pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.
Valores, ritos, mitos e tabus são componentes
dos objetivos e metas.
do planejamento estratégico organizacional.
da gestão por competências.
da cultura organizacional.
das variáveis estratégicas não controláveis.
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