Questões sobre O comportamento organizacional

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O fato de que a cultura organizacional é constituída de características relativamente estáveis e permanentes, que é reforçado por seu processo de seleção, comportamento da alta administração e métodos de socialização, tende a tornar a maioria das culturas muito resistentes às mudanças. Portanto, é necessária uma estratégia abrangente e coordenada para gerenciar a cultura e vencer desafios. O desafio gerencial mais importante na mudança cultural é

  • A.

    descongelar a cultura em vigor.

  • B.

    realizar uma análise cultural.

  • C.

    paciência para levar adiante a mudança.

  • D.

    mudar rapidamente os sistemas de avaliação.

  • E.

    mudar os sistemas de informação.

No contexto de que trata o texto acima, surgiu um dos principais paradigmas do DO, a especialização flexível. Acerca desse paradigma e das ferramentas contemporâneas de gestão de mudanças e de flexibilização organizacional, julgue os itens que se seguem.

Diante do quadro de inconstância econômica e tecnológica, ganham espaço os modelos de gestão prescritivos, que demonstram serem tênues as questões culturais e ambientais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para garantir que os benefícios do trabalho em equipe não se percam, as equipes devem ser estruturadas e administradas de maneira apropriada. Acerca do tema trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.

A diversidade cultural exerce influências positivas e negativas na equipe. Se a tarefa exije mais criatividade e inovação, então a diversidade favorece o surgimento de bons resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Evidencia-se como idéia principal do texto que, atualmente, as organizações prezam por uma cultura organizacional fortemente influenciada pela era da globalização que se instalou, de forma precisa, no mercado competitivo. Isso significa também dizer que:

1) A inteligência competitiva dos funcionários não tem grande relevância para o aumento da produtividade e da qualidade de uma organização.

2) A inteligência competitiva dos funcionários é fundamental para o aumento da produtividade e da qualidade de uma organização.

3) As informações e os conhecimentos específicos dos empregados para um determinado negócio também são requisitos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência competitiva numa organização.

4) A Microsoft utiliza-se de uma estratégia diferenciada de seleção porque se concentra apenas na motivação das pessoas.

5) A cultura organizacional manipula diretamente todos os recursos de capacidade intelectual de uma organização independente do QI e habilidades de seus funcionários.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    3 e 5.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2 e 3.

  • E.

    2 e 5.

A respeito de comunicação e cultura nas organizações, julgue os itens a seguir.

Para Margarida Kunsch, as diferenças de status na cultura das organizações podem ser barreiras à comunicação. Por outro lado, as linguagens intragrupais não oferecem esse mesmo risco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Portanto, entende-se como comportamento organizacional:

  • A.

    Um campo de estudos que investiga o impacto que as linhas de montagem de roupas, têm sobre o comportamento dentro das organizações cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a concorrência como acima citado.

  • B.

    Um campo de estudos que investiga o impacto que a globalização e a concorrência pérfida têm sobre o comportamento dentro das organizações cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

  • C.

    Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos religiosos e a concorrência igualitária têm sobre o comportamento dentro das organizações;

  • D.

    Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos de interesse e a sociedade, enquanto política, têm sobre o comportamento dentro das organizações cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

  • E.

    Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos de interesse (igreja, escola, política, etc) e a sociedade, em geral, têm sobre o comportamento humano dentro das organizações, cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

A respeito de comunicação e cultura nas organizações, julgue os itens a seguir.

Segundo Fleury (1991), a cultura de uma empresa ou das organizações é constituída por pressupostos básicos, inventados por um grupo — o grupo gestor da empresa — ao lidar com problemas, e que são ensinados a novos membros para que eles continuem a lidar com os problemas enfrentados. Nesse sentido, ao grupo de relações públicas cabe o papel de ensinar e de estimular os valores dessa cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o texto, podemos contextualizar e entender que a expressão "comportamento organizacional" faz alusão à atitude no que se refere:

1) À intenção de um indivíduo, de comportar-se de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa, podendo essa expressão de sentimentos acontecer, neste caso, num ambiente onde ele tem a oportunidade de desempenhar suas funções profissionais.

2) Ao grau de um indivíduo, de comprometer-se com uma determinada empresa, desejando manter-se como parte de uma organização.

3) Ao grau em que uma pessoa se identifica com seu trabalho e é avaliada pelo seu desempenho como uma coisa valiosa.

4) À intenção de um indivíduo, de comportar-se de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa, podendo essa expressão de sentimentos acontecer num ambiente organizacional, familiar, político, religioso ou social como um todo.

5) À dissonância cognitiva de um indivíduo, de comportar-se num ambiente social, podendo ser familiar, político ou religioso.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    3

  • B.

    5

  • C.

    1

  • D.

    2

  • E.

    4

Ainda sobre comportamento organizacional, podemos entender que maquiavelismo, recebeu este nome por causa de Niccolò Machiavelli, que escreveu, no século XVI, um tratado sobre a obtenção e uso do poder, e trata-se de uma característica de personalidade que retrata o grau em que um indivíduo é:

  • A.

    Manipulador, mantém o controle das forças externas e internas, como a sorte ou o acaso.

  • B.

    Maquiavélico, e acredita ter o controle do que apenas acontece com ele.

  • C.

    Manipulador, e acredita ter controle sobre seu próprio destino.

  • D.

    Pragmático, mantém distância emocional e acredita que os fins justificam os meios.

  • E.

    Pragmático, mantém controle das forças externas e internas, como a sorte e acaso.

Ao conjunto de padrões prevalentes de valores, crenças, sentimentos, atitudes, normas, interações, tecnologia, processos, métodos e procedimentos de execução de atividades e sua influência sobre as pessoas da empresa denomina-se

  • A. política organizacional.
  • B. comportamento organizacional.
  • C. cultura organizacional.
  • D. diretrizes empresariais.
  • E. desenvolvimento organizacional.
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