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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.
As dimensões que interagem para composição do clima organizacional são dimensão cultural, estrutural e perceptual.
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Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.
Os valores individuais dos membros organizacionais são considerados o núcleo da cultura da organização.
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Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.
Toda organização possui tendência a suprimir alguns conflitos e a explorar outros.
A flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, ou seja, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente, definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização, é denominado:
feedback;
rotação organizacional;
changing;
rotatividade organizacional;
turnover.
A respeito das disfunções na cultura organizacional, que são desvios no comportamento coletivo, considere as características abaixo:
1. Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes.
2. Assistência generalizada à necessidade de processos e mudanças ambientais.
3. Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com os outros grupos.
4. Aceitação irrestrita das necessidades de mudanças internas comprometendo a convivência dos grupos.
São exemplos de disfunções na cultura organizacional os comportamentos descritos em:
1 e 3 apenas.
3 e 4 apenas.
1 e 2 apenas.
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores e crenças compartilhados pelos membros de uma organização. As características básicas que, em conjunto captam a essência da cultura de uma empresa são:
orientação para resultados, estabilidade e crenças.
resultados, assunção de riscos e valores compartilhados
inovação e assunção de riscos, estabilidade e orientação para pessoas
agressividade, acomodação e estabilidade
atenção aos detalhes, valores compartilhados e orientação organizacional.
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Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.
Clima organizacional está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador percebe a organização, com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta todos esses pontos e como reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.
São benefícios da pesquisa de clima organizacional a potencialização de propulsores, o balizamento de programas de treinamento, a obtenção de sinergia dos colaboradores e de sinergia das lideranças.
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Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.
São três as dimensões básicas para investigações sobre clima organizacional: dimensão psicológica, dimensão organizacional e dimensão formal.
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Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.
São objetos de estudo da dimensão organizacional os grupos de interesse, os formadores de opinião e os focos de resistência a mudanças.
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