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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere à caracterização das organizações, julgue os itens subseqüentes. O conceito de clima organizacional implica que os contatos interindividuais condicionam, em longa medida, o rendimento do homem nas suas principais atividades. Essa tessitura constitui, por conseguinte, o ambiente psicológico no qual o indivíduo se desenvolve e produz.
Você foi escolhido pela gerência de RH para analisar o resultado de uma pesquisa de clima organizacional no Departamento de Vendas da empresa onde você trabalha. Logo, você observou que os aspectos indicados abaixo, foram destacados pelo grupo como pontos fracos:
I. Salários.
II. Reconhecimento no exercício da função.
III. Atitude dos supervisores.
IV. Possibilidade de enfrentar desafios.
V. Plano de carreira.
VI. Limpeza do local de trabalho.
VII. Segurança no trabalho. Ao analisar estes aspectos, segundo a Teoria de Herzberg,
são considerados fatores motivacionais os itens:
Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.
( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.
( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.
( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.
( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.
V, F, V, V
F, V, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
Os valores emprestados pelos fundadores e dirigentes de uma organização compõem o que serve de base para sua sustentação, sua essência, o ponto-base de seu crescimento. A que termo a palavra valores está se referindo?
Riscos.
Toda organização atua em um meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio ambiente. Fazem parte desse meio ambiente o clima e a cultura da organização.
A cultura organizacional está intimamente associada com a cognição coletiva. Ela passa a ser a mente da organização, as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como nas manifestações mais tangíveis, como símbolos, histórias, edifícios e produtos. Toda organização tem sua própria cultura.
O clima organizacional constitui o meio interno, a atmosfera psicológica característica de cada organização. Está ligado ao moral e à satisfação das necessidades dos participantes e pode ser negativo ou positivo.
O conceito de clima organizacional envolve fatores estruturais, como o tipo de organização, tecnologia utilizada, política da companhia, metas operacionais, regulamentos internos, além de atitudes e comportamento social que são encorajados ou sancionadas através dos fatores sociais.
Baseadas na tabela supracitada apresentam-se, a seguir, várias combinações alfabéticas, numéricas ou alfanuméricas.
Assinale a alternativa que identifica apenas os elementos que integram a cultura organizacional.
A, 2, 3, D, E.
A, B, C, D, E.
1, 2, 3, 4, 5.
1, B, C, D, 5.
A, 2, C, 4, 5.
Administração - O comportamento organizacional - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A respeito do Clima Organizacional, é CORRETO afirmar.
As necessidades sociais são irrelevantes ao estabelecimento de um bom clima organizacional.
A um clima organizacional elevado corresponde euforia e entusiasmo entre as pessoas da organização.
Em empresas com clima organizacional muito alto, é comum se encontrar um grande número de pessoas depressivas.
O clima organizacional baixo conduz as pessoas à excitação.
A satisfação das necessidades fisiológicas conduz, por si só, a um clima organizacional elevado.
Ligado ao moral e à satisfação das necessidades dos participantes, o clima organizacional é a atmosfera psicológica característica de cada empresa. Essa atmosfera psicológica é também influenciada pelos comportamentos gerenciais antagônicos. Assim, de acordo com a Teoria 3-D da Eficácia Gerencial, o administrador é solicitado a ser eficaz em uma variedade de situações e sua eficácia é medida na proporção em que ele é capaz de transformar o seu estilo de maneira apropriada em situações de mudança. A única tarefa do administrador é a de ser eficaz, pois a eficácia gerencial deve ser avaliada em termos de produto (resultado) em vez de insumo, ou seja, mais por aquilo que o administrador alcança em resultados do que por aquilo que ele faz.
Associando as características da personalidade do gerente eficiente, listadas na coluna da esquerda, com as características antagônicas do gerente eficaz, relacionadas em ordem alfabética na coluna da direita, assinale a alternativa que apresenta a associação alfanumérica correta, a partir da coluna da esquerda.
1 – C / 2 – A / 3 – D / 4 – E / 5 – B.
1 – D / 2 – C / 3 – B / 4 – E / 5 – A.
1 – A / 2 – B / 3 – D / 4 – E / 5 – C.
1 – A / 2 – C / 3 – D / 4 – E / 5 – B.
1 – E / 2 – C / 3 – B / 4 – A / 5 – D.
Administração - O comportamento organizacional - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a afirmativa CORRETA.
O Clima Organizacional constitui a atmosfera psicológica característica de cada organização, sendo igualmente percebida por todos que a fazem.
O Clima Organizacional é influenciado pelo tipo de organização e pelas políticas da companhia, independentemente da tecnologia e das metas operacionais.
Cultura Organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típico de determinada organização.
Para mudar o clima organizacional, a organização deve desconhecer o seu passado.
Nos sistemas orgânicos, preconizados pelos autores de DO, deve haver uma rígida divisão de trabalho e supervisão hierárquica.
Marque se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta.
( ) Por clima organizacional se entende a influência do ambiente interno e externo da organização sobre a motivação dos participantes.
( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou de uma organização.
( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de valores e idéias, formas de agir, pensar e sentir partilhadas na organização, com certa regularidade no tempo e no espaço.
( ) Motivação para o trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de um esforço ou ação que leva ao desempenho profissional positivo.
Marque se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta.
( ) Por clima organizacional se entende a influência do ambiente interno e externo da organização sobre a motivação dos participantes.
( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou de uma organização.
( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de valores e idéias, formas de agir, pensar e sentir partilhadas na organização, com certa regularidade no tempo e no espaço.
( ) Motivação para o trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de um esforço ou ação que leva ao desempenho profissional positivo.
Selecione a opção correta.
V, F, V, F
F, V, F, F
V, V, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
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