Lista completa de Questões sobre Organização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre centralização e descentralização das organizações, considere:
I. A descentralização possui como desvantagens: tendência ao desperdício e de esforços e dificuldade de responsabilização.
II. Há uma competição positiva entre as unidades de organizações descentralizadas.
III. As vantagens de organizações centralizadas são: uniformidade de procedimentos e rapidez na comunicação vertical.
IV. Se o pessoal em níveis inferiores da organização estiver tomando muitas decisões, permanecerá um alto grau de centralização.
Está correto o que consta APENAS em
As atividades de uma organização comportam subdivisões em unidades, de acordo com os denominados critérios de departamentalização, que podem ser
Os tipos de departamentalização:
I. agrupamento de todas as atividades de educação em uma Secretaria de Educação.
II. agrupamento das atividades de recursos humanos em um Departamento de Recursos Humanos.
III. agrupamento de algumas atividades de esportes e cultura em uma equipe para a realização de um campeonato.
IV. agrupamento de atividades relacionadas aos indígenas em um departamento específico.
São classificados, respectivamente, como por
Com relação à estrutura organizacional, utilizando a tipologia de Etzioni, analise as afirmativas a seguir.
I. As organizações exigem uma distribuição formal de recompensas e sanções para garantir cumprimento das normas.
II. As unidades artificiais (empresas) tendem a ser muito mais complexas que as unidades naturais (como as famílias).
III. As pessoas são elementos chave nas organizações e não devem ser substituídas em função de menor habilidade.
Assinale:
O desempenho e a produtividade de uma organização são o resultado da energia empregada por indivíduos e grupos que nela trabalham. Sobre o tema, considere:
I. Dentre os grupos formais de uma organização encontra-se o grupo de Tarefa, que se caracteriza por relacionamentos funcionais entre superior-subordinado e está incluso no organograma.
II. Os grupos se desenvolvem, em geral, em quatro etapas: aceitação mútua; comunicação e tomada de decisões; motivação e produtividade; controle e organização.
III. A tendência de alguns membros se esforçarem muito menos em uma situação grupal do que se trabalhassem sozinhos é denominada ócio social.
IV. A coesão do grupo está relacionada aos aspectos de maturidade, homogeneidade, tamanho controlável e frequências de interações.
Está correto o que consta em
A empresa Lambda atua há muito tempo na indústria de embalagens. A empresa alcançou uma posição sólida no mercado, apoiada em uma bem sucedida estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes estrangeiros com produtos diversificados, surgimento de inovações na tecnologia de produção e maior pressão dos stakeholders por uma atuação ambientalmente responsável por parte da Lambda. A liderança decidiu reformular a estratégia da empresa, privilegiando a inovação em produtos e processos e a flexibilidade, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das várias áreas da empresa. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior estão:
Em um departamento, os membros trabalham juntos, são flexíveis, adaptam-se bem e fazem autocríticas e correções necessárias. Essa descrição refere-se ao estágio de desenvolvimento do grupo denominado:
Em um escritório de advocacia, o gerente administrativo constatou que os funcionários estavam constantemente circulando pelo corredor, levando documentos para os arquivos que estavam localizados em outro andar. Também constatou um acúmulo de documentos sobre as mesas e que os processos estavam ficando cada vez mais demorados para serem concluídos. O gerente percebeu que esses problemas surgiram quando foram contratados mais cinco funcionários, justamente para melhorar a produtividade dos processos de trabalho. Após analisar a situação, o gerente decidiu-se por rever o layout do escritório, priorizando a redução do tempo de tramitação entre as tarefas. Tendo isso em vista, o projeto do layout deve priorizar:
As decisões que são tomadas na organização pela gerência intermediária como gerentes de divisão ou de departamento são:
Tendo como referência inicial as ideias contidas no texto, julgue os itens subsecutivos.
As vantagens de uma organização do tipo matricial incluem flexibilidade, adaptabilidade e princípio da unidade de comando.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...