Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, referentes à formação de preços na regulação de monopólios e mercados e à sua aplicação às indústrias de infra-estrutura.
A formação de preços é essencial para a tarefa da regulação, pois concentra as questões sobre o excedente e a sua distribuição. Entre as atribuições do regulador, destaca-se a fixação de regras tarifárias que conciliem o interesse dos consumidores e da firma regulada.
Julgue os itens que se seguem, referentes à formação de preços na regulação de monopólios e mercados e à sua aplicação às indústrias de infra-estrutura.
Uma característica da metodologia da tarifa pelo custo histórico é a necessidade de se discutir que tipo de correção deve ser aplicada aos investimentos do passado, ainda não depreciados, para compensar a inflação no período.
Julgue os itens que se seguem, referentes à formação de preços na regulação de monopólios e mercados e à sua aplicação às indústrias de infra-estrutura.
A alternativa do second best é totalmente diversa de preços pelo custo médio, pois, se a situação não se altera ao longo do tempo, não há incerteza e a depreciação iguala as despesas com reposição.Julgue os itens que se seguem, referentes à formação de preços na regulação de monopólios e mercados e à sua aplicação às indústrias de infra-estrutura.
Um esquema regulatório que pretende incentivar a redução de custos e preços é a regulação por padrão de comparação, também chamada competição por padrões. Com esse esquema, o regulador tem acesso aos balanços anuais das diversas concessionárias e fixa preços para o ano seguinte, com base nos processos praticados pelas empresas mais eficientes. A idéia é diminuir o risco moral e a seleção adversa, reduzindo, assim, o custo da assimetria de informação e o custo da regulação, já que as próprias empresas fornecem os dados a serem comparados.
Planejamento é um processo de
I. definir resultados a serem alcançados.
II. distribuir os recursos disponíveis.
III. pensar o futuro.
IV. assegurar a realização dos objetivos.
V. realizar atividades.
Escolha a opção que indica corretamente o entendimento de planejamento.
III e V
II
I e IV
I
V
Assinale a frase correta.
A técnica de cenários lida com a identificação de variáveis quantitativas.
Delphi é uma técnica de elaboração de cenários baseada na experiência dos participantes.
Por cenário se entende uma seqüência hipotética de eventos com o propósito de controle.
Cenários constroem-se a partir de tendências quantitativas do passado.
A construção de cenários pressupõe a formulação irracional do futuro.
Escolha a frase que descreve corretamente uma das etapas do processo de planejamento estratégico.
O diagnóstico da situação estratégica baseia-se na análise de ameaças e oportunidades advindas do público interno.
O estudo de alternativas para definir os objetivos futuros da organização pode valer-se da matriz de mercados e produtos de Ansoff.
A análise do ambiente interno baseia-se no modelo de Porter de estratégias genéricas e de adaptação.
A análise do ambiente externo da organização baseia-se na avaliação do desempenho das diferentes áreas funcionais.
A seleção de estratégias a serem implementadas baseia-se no modelo de Likert de adaptação.
Fausto, analista de organizações, ao estudar o comportamento de algumas empresas na região de Tabatinga, quanto ao emprego de estratégias organizacionais, constatou que duas delas adotavam a teoria estruturalista, considerando a interação organização-ambiente. Verificou, assim, que quando havia necessidade de mais recursos que não eram possíveis para cada uma, isoladamente, as duas empresas agiam como uma só, com relação a determinados objetivos. Estabelecia-se a combinação das duas para alcançar um objetivo comum, com uma decisão conjunta de atividades futuras. Esta situação indica a estratégia organizacional do tipo:
ajuste.
cooptação.
coalizão.
negociação.
especialização.
Uma livraria que comercializa livros, CDs e DVDs didáticos e que tem como público-alvo o infanto-juvenil pretende ampliar o seu mercado, revendendo também livros paradidáticos. Tal ampliação está sendo pensada nos moldes de um novo planejamento estratégico. Em uma determinada pesquisa de avaliação do nível de satisfação dos clientes, detectou-se a necessidade de criar um campo de compras em seu sítio na Internet. Acerca do processo organizacional a ser desenvolvido na livraria, julgue os próximos itens.
Para que se decida sobre a inclusão de novos produtos, dentro de um processo de decisão alinhado ao planejamento formalizado, é necessário delinear uma análise situacional em que se realize uma seleção de metas e planos mais adequados.
Sobre o processo de planejamento é correto afi rmar:
São de dois tipos apenas: tático e operacional
São de três tipos: estratégico, tático e eclético.
São de três tipos: estratégico, tático e operacional.
São de três tipos: estratégico, operacional e irracional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...