Questões sobre Planejamento

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As necessidades dos clientes mudam constantemente e os concorrentes trabalham cada vez mais rápido para atendê-las. Nesse cenário, é importante que a empresa consiga produzir, realizar ou executar melhor que seus concorrentes. Segundo Prahalad e Hamel (1990), a vantagem competitiva advém de

  • A. dissonância estratégica.
  • B. capacidades básicas.
  • C. análise situacional.
  • D. competência distintiva ou diferenciadora.
  • E. inércia competitiva.

O planejamento é um processo cíclico, o que não significa que seja linear. Pelo contrário, ele é

  • A. dinâmico e interativo.
  • B. reativo e propositivo.
  • C. personalizado e circunstancial.
  • D. global e operativo.
  • E. retroativo e prospectivo.

O planejamento estratégico é um processo administrativo que combina características básicas que servem como instrumento para o gerenciamento da assistência de enfermagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma condição necessária para efetivação de um planejamento estratégico.

  • A. Identificação de técnicas apropriadas para efetivá-lo.
  • B. Desenvolvimento de estratégia para atingir as metas.
  • C. Coordenação do planejamento ao nível da unidade.
  • D. Requisição de qualidades de liderança.
  • E. Análise dos avanços tecnológicos projetados.

Uma organização que procura satisfazer as necessidades específicas de países individuais, adaptando seus serviços aos gostos e necessidades locais, adota estratégia do tipo

  • A. transnacional.
  • B. local.
  • C. multidoméstica.
  • D. regional.
  • E. global.

O planejamento estratégico, uma metodologia criada nos Estados Unidos nos anos de 1960, tem como principal funcionalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A respeito do tema, considere: I. Constitui-se em um processo de construção de consenso, bem como uma forma de aprendizagem organizacional. II. Envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I.
  • E. II.

Um dos modelos de gestão idealizado, tendo como mentores Robert Kaplan e David Norton, foi o Balanced Score Card − BSC, que

  • A. constitui uma metodologia para formulação da missão, visão e estratégias da organização e a sua mensuração atrelada a indicadores de desempenho.
  • B. é um mecanismo para implementação da estratégia, não para sua formulação, que leva em conta um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros.
  • C. prioriza o equilíbrio organizacional a partir de duas perspectivas, a dos clientes e a dos processos internos, que, juntas, se consubstanciam em uma nova ótica da perspectiva financeira.
  • D. foi aprimorado e adaptado à Administração pública a partir da inserção da metodologia denominada Matriz SWOT e do conceito de cliente-cidadão.
  • E. contempla, entre seus princípios, converter a estratégia em processos segmentados, tratando, separadamente, as estratégias de longo e de curto prazo, estas identificadas com os denominados “pacotes de trabalho”.

O código de valores preenche os requisitos necessários à eficácia da organização e dá aos membros de uma organização direção, visão comum e decisões uníssonas.

Sobre os aspectos relativos à utilização dos objetivos como instrumento de ação administrativa moderna, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

( ) Gerar ideias para manter a empresa jovem e inovada.

( ) Desenvolver a habilidade negocial interna e a visão administrativa dos participantes.

( ) Promover discussão e troca de ideias sobre temas de importância fundamental para o desenvolvimento do trabalho diário de cada um.

( ) Preparar os funcionários para decidirem de forma rápida e coerente, com ênfase no código de valores, criando o sentido de integração e unidade das decisões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V V V V.
  • B. F F V V.
  • C. F V F V.
  • D. V F F F.

No contexto da gestão estratégica, uma importante abordagem diz respeito à consideração das competências básicas, centrais e essenciais. Acerca desse tema, é correto afirmar que as competências

  • A. essenciais têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e dificilmente podem ser imitadas ou substituídas.
  • B. básicas têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e dificilmente podem ser imitadas ou substituídas.
  • C. centrais têm importância estratégica, acrescentam valor, não são raras e podem ser imitadas com facilidade ou mesmo substituídas, além de não poderem ser aplicadas a outros negócios.
  • D. essenciais têm importância estratégica, acrescentam valor, não são raras e podem ser imitadas com facilidade ou mesmo substituídas, além de não poderem ser aplicadas a outros negócios.
  • E. básicas têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e não podem ser imitadas, tampouco aplicadas a outros negócios.

Atualmente muitos processos têm sido desenvolvidos visando garantir e ampliar o Marketing Pessoal, fator preponderante à empregabilidade. Invariavelmente tais processos focam na autoconfiança e buscam direcionar o profissional a explorar e potencializar suas habilidades, despertando comportamentos adormecidos e incentivando atitudes vencedoras. Nesse processo, algumas ferramentas para análise de cenário são utilizadas, visando garantir um constante aprimoramento do Marketing Pessoal, através do reforço das potencialidades e identificação de pontos de melhoria. Aponte a única opção que contém a ferramenta de análise de cenários referenciada no contexto acima.

  • A. Brainstorm.
  • B. Mapa de Competências.
  • C. Assessoria de Carreira.
  • D. Coaching de Vida.
  • E. Matriz SWOT.

Quanto à gestão estratégica, assinale a alternativa que indica as consideradas três estratégias competitivas básicas.

  • A. Diferenciação, tecnologia e processos.
  • B. Tecnologia, liderança no custo e abrangência de mercado.
  • C. Processos, competências corporativas e abrangência de mercado.
  • D. Diferenciação, liderança no custo e enfoque.
  • E. Tecnologia, processos e abrangência de mercado.
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