Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No planejamento estratégico de uma empresa do setor energético está escrita a seguinte frase: “Ser referência no setor de energia, oferecendo produtos de qualidade aos clientes e atendendo aos interesses dos stakeholders”. Essa frase se refere a

  • A. composto de marketing
  • B. missão da empresa
  • C. visão da empresa
  • D. valores da empresa
  • E. estratégia operacional

No que diz respeito à gestão estratégica, julgue os itens a seguir. A administração estratégica abrange o processo por meio do qual se busca uma organização mais eficiente e eficaz, assim como a integração das decisões administrativas e operacionais com as estratégias empresariais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas correlatas sobre os níveis de planejamento.

I. “Os planos estratégicos definem a missão, o futuro e as formas de atuação da organização no ambiente, bem como os objetivos a longo prazo.”

PORQUE

II. “O planejamento estratégico é macro-orientado e abrange decisões que se referem à organização como um todo.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • E. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

O que representam os produtos ou unidades de negócios denominados “vacas leiteiras”, levando em consideração as variáveis “crescimento de mercado” e “participação no mercado”?

  • A. Grande crescimento do mercado e grande participação no mercado.
  • B. Pequeno crescimento do mercado e grande participação no mercado.
  • C. Grande crescimento do mercado e pequena participação no mercado.
  • D. Pequeno crescimento do mercado e pequena participação no mercado.
  • E. Grande crescimento do mercado de outros produtos em outros setores.

“Manoel Gaudêncio Alvarenga Martins é gestor de planejamento e projetos da Milenium S.A. – uma empresa que atua na produção de sapatos masculinos. Ele e sua equipe estão analisando a possibilidade de abertura de uma unidade da empresa no Nordeste brasileiro e para entender o ambiente setorial, especificamente no que se refere à concorrência, está utilizando a análise das forças competitivas, uma ferramenta proposta por Michael E. Porter. Ao analisar os concorrentes já existentes na região Nordeste, sua equipe detectou um forte poder de barganha dessas empresas em relação aos seus fornecedores. Todos os fornecedores de matéria-prima da região já estão com sua produção comprometida com as poucas indústrias de sapatos masculinos existentes, o que obrigaria a unidade da Milenium, no Nordeste, a buscar fontes de matéria-prima fora da região, elevando o custo de produção dos produtos.”

De acordo com as informações anteriores e considerando o poder de barganha dos concorrentes existentes em relação aos seus fornecedores, assinale a alternativa correta.

  • A. O poder de barganha dos compradores refere-se ao poder de negociação do governo em relação à empresa.
  • B. A entrada de novos concorrentes refere-se ao poder de negociação dos fornecedores em relação aos compradores.
  • C. O poder de barganha de compradores e fornecedores não pode ser considerado como força competitiva para análise da concorrência.
  • D. O poder de barganha dos compradores refere-se ao número de produtos substitutos existentes no mercado onde a empresa está inserida.
  • E. Compradores com poder de negociação em relação aos fornecedores podem ditar preços, quantidade e qualidade dos materiais a serem adquiridos.

Uma equipe de consultoria contratada pela empresa esteve no departamento em que Henrique trabalha, fazendo uma série de perguntas acerca das tarefas ou etapas que recebem insumos no departamento e que geram produtos com valor agregado, usados por outras unidades da empresa para fins específicos. O serviço que a consultoria está realizando é

  • A. mapeamento de processo.
  • B. planejamento estratégico.
  • C. gestão de pessoas.
  • D. hierarquização de projetos.
  • E. pesquisa de clima organizacional.

Todo gestor deve realizar o processo administrativo, que é formado por quatro funções administrativas. Entre elas, encontra-se a função

  • A. finanças.
  • B. produção.
  • C. planejamento.
  • D. marketing.

Quanto aos tipos de decisão, podemos considerar que elas são feitas em três níveis de Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional. Sobre esse tema, uma das alternativas abaixo contém uma afirmação falsa. Assinale-a.

  • A. As decisões operacionais são tomadas em um nível de certeza.
  • B. O contexto das decisões operacionais é mais fechado que nos outros dois níveis.
  • C. O horizonte de tempo é de longo prazo nas decisões operacionais.
  • D. Os tipos de problemas nas decisões estratégicas são não estruturados.
  • E. As decisões táticas são tomadas na coordenação funcional.

Considere que o TRT da 16ª Região está elaborando o seu Planejamento Estratégico. A etapa de análise do microambiente organizacional ou Ambiente de Tarefa, contempla:

  • A. Fornecedores e clientes do TRT.
  • B. Departamento de compras, concorrentes, entidades de classe.
  • C. Departamento de recursos humanos, fornecedores e sindicatos.
  • D. Economia, Sindicatos e Tribunal Regional do Trabalho de outra região.
  • E. Demografia, governo, fornecedores.

Desde sua introdução, em 1992, com clássico artigo de Robert Kaplan e David Norton publicado pela Harvard Business Review, o Balanced Scorecard vem trazendo mudanças significativas aos processos de planejamento estratégico empresariais que podem ser creditadas principalmente ao fato de o instrumento

  • A. privilegiar os resultados financeiros e o valor adicionado aos acionistas.
  • B. facilitar a implementação da filosofia do foco no cliente.
  • C. estabelecer relação entre o custeio das atividades, a margem de contribuição dos produtos e a lucratividade.
  • D. reorientar a estratégia em torno das competências essenciais.
  • E. integrar e relacionar os elementos, objetivos e perspectivas que geram valor ao longo do tempo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...