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Em seu sítio eletrônico, o Tribunal de Contas da União informa que sua principal atividade é o controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais. Ao assim proceder, de fato o TCU revela a sua (o seu):
Meta.
Negócio.
Visão de futuro.
Objetivo.
Missão.
No que se refere às estratégias de produção, julgue os itens que se seguem.
As estratégias de operações contribuem para a noção de trade-off, que ocorre quando as dimensões competitivas não são compatíveis. Por exemplo, quando a empresa opta por focar na velocidade de entrega, ela pode não conseguir ser flexível o suficiente para oferecer uma variedade ampla de produtos.
No que se refere às estratégias de produção, julgue os itens que se seguem.
A formulação da estratégia de produção requer que se definam as prioridades da empresa a curto e a médio prazo. Essa definição ocorre em função da estratégia competitiva, definida por meio da análise SWOT, forças e fraquezas, pontos fortes e fracos da produção na consecução eficaz de tal estratégia. A curto e a médio prazo, portanto, as empresas podem optar por priorizar qualquer das dimensões competitivas.
A definição da missão, visão e objetivos, bem como a análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças estão relacionada à qual tipo de planejamento?
Segundo Michel Porter, podem-se identificar algumas estratégias genéricas potencialmente bem sucedidas caso se queira obter um desempenho melhor que os competidores na indústria, como, por exemplo: Liderança em Custo, Diferenciação e Enfoque.
Nesse sentido, sobre as estratégicas genéricas, constata-se que a
posição de liderança em custo, para ser alcançada, normalmente necessita de market share significativo, que traga ganhos de escala, ou outras vantagens, entre as quais o acesso privilegiado à matéria-prima.
característica única dos produtos ou serviços em uma estratégia de diferenciação também permite a obtenção de menores margens, aumentando a necessidade de adoção de uma posição de baixo custo.
estratégia de diferenciação implica que a firma deve ignorar custos para reforçar a sua posição competitiva, já que a liderança em custo não é uma ação do seu planejamento.
estratégia de liderança em custo e a estratégia de enfoque têm como meta atingir seus objetivos em toda a indústria; por outro lado, a estratégia de diferenciação é construída visando a atender um alvo em particular.
diferenciação dificulta a obtenção de vantagens competitivas, porque cria lealdade do consumidor à marca, o que resulta em maior sensibilidade ao preço.
Como o planejamento é um processo de decisão, os passos importantes seguidos durante o planejamento formal são similares aos passos básicos do processo de decisão.
Nesse sentido, a correspondência entre os passos do planejamento e os estágios do processo de tomada de decisão permite afirmar que a(o)
seleção de metas e planos de um processo de planejamento corresponde à implementação da decisão, já que determina a atribuição da responsabilidade por cada passo.
fase de gerar objetivos alternativos que possam ser buscados no futuro e os planos alternativos que possam ser utilizados para atingir esses objetivos correspondem ao estágio do processo de decisão de avaliação de alternativas.
avaliação das vantagens, das desvantagens e dos efeitos potenciais de cada objetivo e de cada plano alternativo corresponde ao estágio de identificação e de diagnóstico do problema em um processo de decisão.
planejamento inicia-se com uma análise situacional que corresponde ao estágio da tomada de decisão de elaboração de soluções alternativas, o que é defendido pela abordagem contingencial.
processo de monitoramento e de controle do planejamento formal corresponde ao estágio do processo decisório de avaliação da decisão que coleta informações sobre o quão bem a decisão está operando.
Em seus estudos referentes ao impacto do ambiente nas organizações, Burns e Stalker ficaram impressionados com os métodos e os procedimentos administrativos nitidamente diferentes que foram encontrados. Eles classificaram as organizações pesquisadas em dois tipos: as mecanísticas e as orgânicas.
Verifica-se que as organizações orgânicas apresentam um(a)
predomínio da interação vertical sobre a lateral e uma amplitude de controle do supervisor mais ampla.
amplitude de controle do supervisor mais estreita e uma confiança maior nas regras e nos procedimentos formais.
estrutura burocrática assentada em minuciosa divisão do trabalho, com cargos ocupados por especialistas com atribuições perfeitamente distribuídas.
confiança maior nas comunicações e nos cargos, continuamente redefinidos por interação com outros indivíduos participantes da tarefa.
confiança maior nas regras e nos procedimentos formais, além de um predomínio da interação vertical entre superior e subordinado.
Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico.
O planejamento estratégico pode ser entendido tanto como uma ferramenta quanto como um processo por meio do qual uma organização elabora suas estratégias.
Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico.
O planejamento estratégico divide-se em três âmbitos de atuação estratégico, tático e operacional que são agrupados hierarquicamente.
Acerca de gerência de projeto, julgue os próximos itens.
Para a análise interna de um diagnóstico estratégico, um dos modelos mais recentes é o VRIO, que, além de apontar pontos fracos e fortes da organização, indica se o recurso da organização gera desvantagem, paridade ou vantagem competitiva.
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