Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O posicionamento e a visão de Porter, ao tratar de Estratégia, é conhecido por
suas capacidades dinâmicas.
seu foco na sustentação e no desenvolvimento.
capacidades internas de dentro para fora.
capacidade de absorver a cultura interna predominante.
de fora para dentro.
No processo de definição da ideologia da organização onde se declara Missão, Visão, Negócio e Valores, são aplicados conceitos inerentes a cada um dos componentes da ideologia.
Indique o componente da ideologia organizacional que deve ser considerado a razão de existir da organização.Negócio.
Missão.
Propósitos.
Valores.
Visão.
São elementos componentes do Planejamento Estratégico:
somente a missão e valores.
metas e objetivos da organização.
somente os indicadores.
missão e valores, visão de futuro, cenários, objetivos, indicadores e metas.
A abordagem do Boston Consulting Group − BCG no planejamento de cima para baixo está configurada em sua matriz de crescimento para determinar os investimentos nos empreendimentos de uma organização. Se há produtos ou serviços com baixo crescimento e posição de mercado, absorvem caixa e recursos. São pesos que devem ser afastados ou cortados. Na matriz de crescimento e participação BCG entende-se que são:
estrela.
cão de estimação.
vaca leiteira.
ponto de interrogação.
bebê ou oportunidades.
Leia os trechos a seguir.
Primeira afirmativa:
O planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia trata-se de um conjunto de grandes decisões tomadas pelo grupo diretivo. Os planos táticos se dão normalmente no nível gerencial e geralmente consistem em operacionalizar as grandes decisões estratégicas. Já os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas. Assim, comprar uma nova empresa, definir uma nova linha de produtos ou a nova estrutura organizacional, e decidir se vai comprar de um fornecedor ou de outro, bem como a política de preços da empresa, são consideradas decisões que compreendem o planejamento estratégico e os planos tático e operacional, respectivamente.
Segunda afirmativa:
Tais decisões caracterizam-se por ter influência no longo prazo e por impactar a organização como um todo; por impactar no médio prazo e sua extensão reduzir-se a um conjunto de áreas ou setores da organização; e por ter impacto, em teoria, no curto prazo e sua extensão afetar área ou setor específico, respectivamente.
A respeito dessas duas afi rmativas, é correto afi rmar que:
somente a primeira afirmativa está correta.
somente a segunda afirmativa está correta.
as duas afirmativas estão incorretas.
as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
Alguns dos elementos do Planejamento Estratégico são os cenários estratégicos e os cenários alternativos, viabilizando projeções e possibilidades futuras. Sobre os cenários alternativos, é correto afirmar que o Cenário Econômico é aquele que
tem efeito profundo sobre as instituições, independentemente do setor de atuação, regras ou regulamentações, sendo assim, o principal cenário por se tratar daquele de maior impacto.
possui as mudanças que ocorrem com uma maior lentidão, mas que se ignoradas podem se tornar um grande perigo para o planejamento estratégico que foi elaborado.
se relacionam diretamente com as inovações tecnológicas, buscando analisar se determinada tecnologia é de extrema relevância ou não para o planejamento estratégico.
se concentra nos indicadores que refletem maiores tendências como o PIB, a taxa de juros, os índices de inflação e o valor da moeda, pois nesse cenário as tendências são muito importantes para realizar o planejamento estratégico.
Pode-se formar uma parceria muito formalizada e que possui diversos estágios, da comercialização dos produtos até a sua produção e comercialização total, desde que seguindo todas as regras. Esse tipo de parceria é uma estratégia adotada por muitas empresas e denomina-se
inovação.
diversificação.
franquia.
desinvestimento.
globalização.
Podem-se elencar, como principais benefícios do planejamento estratégico, os seguintes fatos:
permitir a identificação, priorização e exploração de oportunidades.
minimizar os efeitos de condições adversas e de mudanças, mas não necessariamente encoraja atitudes frente a essas mudanças.
permitir dedicar mais tempo e recursos à correção de decisões erradas.
apesar de permitir decisões abrangentes, não prover uma abordagem cooperativa e integrada.
A Missão da empresa visa a explicitar
propósito e objetivo.
estratégia, hierarquias e valores.
padrões, metas e propósito.
propósito, estratégia, valores, padrões e comportamentos.
Planejamento é uma ferramenta importante na condução das organizações. Sobre esse tema, indique a opção correta.
O plano tático estabelece missão, produtos e serviços oferecidos pela organização.
O planejamento estratégico alcança apenas os níveis institucional e gerencial, não contemplando orientações para o nível operacional.
O planejamento tático abrange toda a organização, defi nindo a sua relação com o seu ambiente.
O plano operacional traduz o plano estratégico em ações especializadas, como marketing, operações e outros.
Planejamento operacional defi ne atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...