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A administração estuda métodos que visam otimizar recursos objetivando atingir determinado fim de forma efetiva. Atualmente, com a escassez de recursos naturais, humanos e financeiros, é imperativo adotar técnicas eficientes de gestão. Considerando esse assunto, julgue os itens seguintes, a respeito da administração como ciência.
O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento tático.
Problemas administrativos, econômicos e sociais exigem métodos e planejamentos que contemplem as suas complexidades. Para tanto, o economista Carlos Matus desenvolveu o Planejamento Estratégico Situacional, compreendendo os momentos explicativo, normativo, o estratégico e o tático-operacional como fundamentais. Em relação a esses quatro momentos, pode-se afirmar que:
o momento tático-operacional precede todos os demais momentos.
devem ser considerados como momentos que se confundem com etapas, para efeitos do planejamento.
devem ser considerados como parte de processo contínuo que tem início e fim determinados e conhecidos.
apesar de não haver uma hierarquia entre eles, o momento estratégico assume importância constante e situacional.
o momento estratégico se relaciona à questão da viabilidade e aos obstáculos a vencer para aproximar a realidade da situação eleita como objetivo.
Leia o texto a seguir, e assinale a alternativa que o resume de maneira coerente:
O administrador, ao desempenhar suas atividades, deve buscar a consecução da finalidade primordial de uma organização, que é produzir bens e serviços para a comunidade que os requer, promovendo também as pessoas que nela trabalham. Para que isso ocorra, torna-se necessário ordenar a ação humana mediante um processo de direção coerente e lógico que estimule e permita pôr em marcha um grande número de ações administrativas que responsabilizem as pessoas pela execução do que lhes compete.
A função de direção do administrador está relacionada à execução de objetivos e estratégias organizacionais a partir das pessoas.
A ordenação da ação humana implica na formulação de organograma.
Dado o fato de as pessoas que trabalham nas organizações nem sempre estarem engajadas com os objetivos e metas das organizações, torna-se fundamental que os dirigentes promovam impulsos motivadores de ação integrada.
É possível concluir que numa organização estratégias não se tornam realidade sem as pessoas.
A continuidade das organizações está diretamente relacionada às suas condições para geração de valor econômico e social.
Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais. Desse total, 336 milhões de reais serão direcionados à área comercial para aquisição de novos botijões, já prevendo o aumento das vendas e o incremento no market-share.
Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistemalogístico
orçamentário
informacional
mercadológico
de produção
O planejamento é uma das funções básicas da administração e estabelece a base para todas as outras funções, sendo importante por:
I. proporcionar uma direção que permita a coordenação dos esforços;
II. aumentar o impacto da incerteza ambiental e preparar a mudança;
III. maximizar a redundância e o desperdício;
IV. estabelecer objetivos e padrões que podem ser usados no controle do desempenho organizacional;
V. permitir a identificação de oportunidades e antecipação de potenciais problemas.
Analise os itens acima e assinale:
se I, IV e V estiverem corretos.
se I, II, III, IV e V estiverem corretos.
se II, IV e V estiverem corretos.
se I e III estiverem corretos.
se II, III e IV estiverem corretos.
Um tipo de Planejamento organizacional que é realizado buscando, principalmente, as variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para executar a missão da empresa seria o Planejamento:
Estratégico
Operacional
Contingencial
Tático
Adaptativo.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Crispim e Sidônia eram fanáticos por comida italiana. Regularmente, o casal jantava em uma pequena pizzaria localizada em seu bairro e gerenciada pelo próprio dono, um risonho imigrante siciliano chamado Vittorio Pentangeli. Na casa situada à esquerda da pizzaria, havia um enorme restaurante franqueado por uma grande rede de rodízio de pizzas, no qual Crispim e Sidônia também costumavam comer. Numa certa noite, Sidônia notou, com entusiasmo, que a casa localizada ao lado direito da pizzaria do Sr. Pentangeli estava vaga. Acreditando no sonho de ter um negócio próprio que unisse lucro e prazer, Crispim e Sidônia conversaram ao longo de toda a madrugada, rasparam suas economias e estabeleceram ali mesmo sua própria cantina italiana. Logo, logo havia, no mesmo trecho de calçada, três restaurantes italianos de portes diferentes: a grande casa com a franquia de rodízio, o bucólico e diminuto restaurante do Sr. Pentangeli, e a cantina de Crispim e Sidônia, instalada em uma casa de porte médio. Um ano depois, a cantina do casal estava falida. Crispim e Sidônia desistiram então do negócio. A respeito da infeliz trajetória empresarial de Crispim e Sidônia como donos de uma cantina italiana, analise as assertivas a seguir:
I. Crispim e Sidônia foram descuidados com relação ao planejamento de seu negócio.
II. Ao ver que a casa ao lado da pequena pizzaria tinha sido posta para alugar, Sidônia deveria ter lembrado que somente os restaurantes de porte pequeno ou de grande porte fazem sucesso, nunca os restaurantes de porte médio.
III. A análise da concorrência a ser enfrentada pelo restaurante de Crispim e Sidônia provavelmente foi falha ou inexistente.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, apenas;
I, II e III.
Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nemésio Gaudêncio é gerente de novos produtos da empresa DoceGostosura, uma corporação alimentícia. Sob sua chefia, uma equipe desenvolveu uma sobremesa inovadora com o aspecto de um bolinho de chocolate e de sabor equivalente ao dos brigadeiros, mas com propriedades nutricionais semelhantes às dos alimentos mais saudáveis: alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de açúcar e gorduras, grande quantidade de vitaminas e nenhum corante ou conservante em sua composição. Nemésio teve certeza de que acabara de criar um campeão de vendas.
O produto foi lançado com o nome de MeuDocinho, mas a resposta do mercado consumidor foi fraquíssima e, dos supermercados em que o produto foi posto à venda, começaram a chegar as principais queixas dos varejistas: a embalagem era desinteressante e trazia poucas informações; o prazo de validade do produto era de apenas 2 dias, o que desestimulava sua compra; as demonstradoras do produto no ponto de venda não sabiam dar explicações básicas. Contrariado, Nemésio passou dias matutando sobre os principais erros cometidos e possíveis soluções e concluiu corretamente que:
como as demonstradoras do MeuDocinho são de uma companhia terceirizada, a DoceGostosura não tem responsabilidade sobre elas, e seu fraco desempenho não compromete o marketing do produto;
o prazo de validade de MeuDocinho é um problema a ser enfrentado apenas pelo departamento de recursos humanos da empresa, que precisa treinar os motoristas a fazer entregas mais rápidas para os varejistas;
a assessoria de imprensa da DoceGostosura precisa divulgar que a empresa distribuiu todo o estoque de lotes vencidos de MeuDocinho para instituições de caridade, de modo que os consumidores saibam que a empresa pratica ações de responsabilidade social, e assim se sintam compelidos a experimentar a nova sobremesa;
é necessária uma intervenção conjunta das áreas de marketing, produção, finanças e recursos humanos da empresa, de modo a buscar soluções integradas para reverter a tendência de fraco desempenho evidenciada nas baixas vendas da sobremesa;
as dificuldades criadas pelo departamento de marketing da empresa DoceGostosura com relação à embalagem e ao prazo do produto MeuDocinho devem ser sanadas por meio de logística reversa associada a uma manipulação estratégica do balanço contábil da empresa, de modo a transmitir aos acionistas a impressão de que um produto deficitário apresenta fluxo de caixa positivo.
Nas organizações, o complexo que compreende os elementos clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos é denominado:
ambiente sociocultural.
macrocosmo gerencial.
ambiente de tarefas.
estrutura envoltória.
contorno estratégico.
De acordo com esses níveis, qual a alternativa correta?
O componente social, o componente fornecedor e os aspectos organizacionais fazem parte do ambiente geral.
O componente legal, o componente econômico e o componente mão-de-obra fazem parte do ambiente operacional.
Os aspectos organizacionais, os aspectos de marketing e os aspectos de produção fazem parte do ambiente interno.
Os aspectos organizacionais, o componente fornecedor e o componente social fazem parte do ambiente geral.
Os aspectos organizacionais, os aspectos de marketing e o componente concorrência fazem parte do ambiente interno.
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