Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas

Lista completa de Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das funções administrativas de planejamento, organização, liderança e controle, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O planejamento é a função que envolve a definição de metas para a organização e de meios para alcançá-las.

  • B.

    A organização relaciona-se à atribuição de tarefas, distribuição de atividades em departamentos e alocação de recursos para os departamentos.

  • C.

    A liderança envolve o uso de influência com o objetivo de motivar os funcionários para o alcance das metas organizacionais.

  • D.

    O controle tem como principal atividade a especificação dos objetivos de longo prazo da organização.

Acerca do processo de mudança organizacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O sucesso de qualquer processo de mudança está condicionado à existência, na organização, de líderes autocráticos e dominadores, os quais deverão conduzir a mudança.

  • B.

    A criatividade e a inovação contribuem para o processo de mudança.

  • C.

    O processo de mudança pode ser caracterizado em três fases: descongelamento, mudança e recongelamento.

  • D.

    Uma cultura organizacional conservadora pode representar uma barreira para a implementação de um processo de mudança planejada.

Não constitui atividade de comunicação organizacional o(a)

  • A.

    redação de cartas e memorandos.

  • B.

    contato com subordinados via e-mail.

  • C.

    elaboração e divulgação de relatórios escritos.

  • D.

    manutenção de equipamentos.

Julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento estratégico organizacional.

A responsabilidade pela elaboração dos planos operacionais é da alta gerência da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relacionados à gestão da qualidade.

A melhoria dos processos deve buscar a eliminação das perdas, sem preocupar-se com a eliminação das causas dessas perdas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relativos ao processo de mudança organizacional.

A mudança de primeira ordem é descontínua e radical e ocorre em várias dimensões da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.

  • B.

    No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.

  • C.

    As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.

  • D.

    Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.

No Tribunal, a entrega e o recebimento de documentos devem ser realizados por protocolo. Essa medida é

  • A.

    burocrática e torna o trabalho moroso e ineficaz.

  • B.

    demorada para os funcionários que querem agilizar os trâmites.

  • C.

    importante para se manter o controle sobre a circulação dos documentos.

  • D.

    complicada porque demonstra falta de confiança nos colegas.

  • E.

    realizada somente pelos novatos que ainda não conhecem o trabalho.

A estrutura orientada a processo é em grande parte resultante de um projeto de reengenharia que, além de recriar os métodos de produção da empresa, transforma as pessoas, dando-lhes um novo papel e senso de participação na administração. Essa estrutura pode ser de quatro tipos. NÃO se enquadra em um desses quatro desses tipos, a estrutura:

  • A.

    física;

  • B.

    lógica;

  • C.

    física e lógica;

  • D.

    parcial;

  • E.

    total.

O gestor de processos organizacionais utiliza a eficiência e a eficácia como critérios de mensuração de avaliação de desempenho das organizações. Ao se definir a organização como um sistema de recursos que busca objetivos, a eficácia é:

  • A.

    realizar tarefas.

  • B.

    utilizar recursos.

  • C.

    estabeler meios.

  • D.

    obter resultados.

  • E.

    cumprir obrigações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...