Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Sobre Treinamento e Desenvolvimento, assinale a alternativa correta.

  • A. Uma das etapas do processo de treinamento é o Diagnóstico, ou seja, é o levantamento de necessidades ou carências de treinamento a serem satisfeitas.
  • B. A elaboração do projeto de treinamento para atender às necessidades identificadas é a etapa chamada de Implementação.
  • C. O treinamento por competências baseia-se em competências que os funcionários possuem e que estão garantindo o seu desempenho.
  • D. Treinamento é tão fundamental para o sucesso de uma organização que o seu conceito sobrevive há décadas sem alterações.
  • E. Treinamento no cargo, nos tempos atuais, refere-se ao uso de tecnologias da Internet para aumentar o desempenho e o conhecimento dos funcionários.

Devido às exigências relativas à aprendizagem na atualidade, a educação a distância tem sido bastante explorada. Sua implementação aponta inúmeras vantagens e empecilhos.

Dentre os problemas abaixo mencionados, quais representam a resposta da educação a distância às exigências da contemporaneidade?

  • A.

    Absenteísmo escolar e competitividade

  • B.

    Fragmentação do saber e falta de disponibilidade

  • C.

    Exclusão digital e necessidade de conhecimento especializado

  • D.

    Exclusão digital e absenteísmo escolar

  • E.

    Exigência de formação constante e otimização do tempo disponível para estudo

Acerca de gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.

A gestão do desempenho é realizada nas organizações a partir da premissa do controle e da direção administrativa, a fim de garantir o alcance dos resultados individuais e organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Durante a seleção da modalidade de ensino-aprendizagem adequada às ações de treinamento não se deve considerar as características sociodemográficas dos treinandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Os processos de TD&E caracterizam as ações organizacionais que utilizam a tecnologia instrucional para a promoção do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

As ações de treinamento devem ser direcionadas para as atividades atualmente desempenhadas na instituição, sendo realizadas no intuito de eliminar deficiências previamente identificadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Programas de qualidade de vida, orientação profissional e autogestão de carreira são exemplos de ações de desenvolvimento de pessoas nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, assinale a opção correta.

  • A.

    A execução de treinamentos presenciais e online deve ser monitorada apenas nos casos em que o planejamento não foi realizado, o que garante a efetividade dos objetivos.

  • B.

    As necessidades de treinamento e desenvolvimento devem ser identificadas a partir da concepção hierárquica das organizações, visto que aspectos organizacionais, funcionais, operacionais e individuais determinam a existência ou não dessas necessidades.

  • C.

    Os modelos de avaliação que consideram apenas os efeitos imediatos de ações de desenvolvimento e capacitação na aprendizagem individual tendem a explicar mais claramente o impacto de treinamentos nas estruturas organizacionais.

  • D.

    Avaliar o retorno sobre os investimentos em treinamento significa identificar quanto as pessoas treinadas geraram de lucro para as organizações.

  • E.

    O planejamento de ações de treinamento fundamenta-se nas necessidades de se definir quem deve ser treinado, em que deve ser treinado e até quando deve ser treinado, visto que essas três questões são as prioridades de execução de treinamentos.

Ana Mara é diretora de Recursos Humanos da empresa XZY com filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Como em toda empresa, na XZY também existem problemas: alta rotatividade de funcionários, muitas reclamações sobre os estilos de gerenciamento das pessoas, falta de oportunidade de crescimento profissional, não valorização da criatividade e muitos outros. Mediante esse quadro, Ana Mara optou por investir, de imediato, na formação de líderes. Adotou um curso de desenvolvimento gerencial composto de cinco módulos e, nestes, foram utilizadas várias estratégias lúdicas (jogos, simulações, RPG, Psicodrama, estudos de caso, danças circulares entre outras). Ana Mara sabe que é necessário continuar com o processo de desenvolvimento gerencial além de investir também no desenvolvimento de colaboradores de outros níveis. Para tanto, a empresa deverá promover ações de treinamento e desenvolvimento voltadas à melhoria das competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores, com vistas a melhorar sua atuação nos novos mercados. Para garantir a eficiência e eficácia deste processo, a área de treinamento deverá

  • A.

    elaborar, implementar e avaliar programas de treinamento, apoiados em estratégias lúdicas adequadas, que contemplem os objetivos estrategicamente defi nidos pela organização.

  • B.

    efetuar o levantamento das necessidades de treinamento considerando somente os objetivos organiza cionais e pessoais dos colaboradores.

  • C.

    efetuar o levantamento das necessidades de treinamento considerando os objetivos organizacionais e definindo as competências a serem adquiridas pelo colaborador para sua vida profissional e principal mente pessoal.

  • D.

    elaborar um programa de treinamento que contenha o momento da crise mercadológica e a análise dos lucros escolhendo como estratégia a ser utilizada o psicodrama.

  • E.

    realizar uma avaliação do treinamento aplicando danças circulares e RPG para mensurar as competências técnicas e comportamentais dos treinados.

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