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Considere as 4 etapas no processo de treinamento que visam a: aumentar o conhecimento das pessoas; melhorar as habilidades e destrezas; desenvolver os comportamentos; desenvolver ideias e pensamento. Essas etapas são classificadas, respectivamente, em:
desenvolvimento de habilidades; transmissão de informações; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos
desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; transmissão de informações; desenvolvimento de atitudes
desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; transmissão de informações
transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos
transmissão de informações; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades
As técnicas de treinamento da sensitividade, análise transacional, desenvolvimento de equipes, consultoria de procedimentos e reunião de confrontação estão associadas ao desenvolvimento organizacional em diferentes níveis de intervenção e etapas.
PORQUE
O desenvolvimento organizacional é a aplicação dos conhecimentos das ciências comportamentais no esforço de longo prazo, visando a melhorar a capacidade de resolução de problemas e de adaptação, além de promover renovação organizacional. A esse respeito, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Um profissional de gestão de pessoas foi alocado para atuar no desenvolvimento organizacional, no nível intragrupal, podendo fazer uso de diversas técnicas. Nessa perspectiva, considere as técnicas a seguir.
I - Treinamento da sensitividade.
II - Análise transacional.
III - Consultoria de procedimentos.
IV - Reunião de confrontação.
É(São) adequada(s) ao nível intragrupal APENAS a(s) técnica(s) apresentada(s) em
I.
III.
I e II.
II e IV.
III e IV.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação de treinamento pode envolver quatro critérios reação, aprendizado, comportamento e resultados e cada um deles é indicador do sucesso no treinamento, havendo grande correlação entre eles.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de pessoas.
As ações de treinamento e de educação corporativa são planejadas para a aprendizagem pessoal e profissional, de acordo com necessidades imediatas e futuras das organizações.
O levantamento de necessidades de treinamento representa
a maneira de mensurar se o desempenho dos colaboradores está dentro daquilo que foi definido nas descrições de cargo, assim como da possibilidade de se alinhar o desejo dos colaboradores às possibilidades de desenvolvimento que a empresa possa oferecer.
uma avaliação das condições das estruturas organizacionais e dos recursos presentes na empresa, que podem impactar o desempenho das pessoas, bem como do ambiente de trabalho.
uma avaliação das condições emocionais de cada colaborador, dos recursos de trabalho oferecidos pelo mercado e do clima organizacional.
uma avaliação das condições de produção e de produtividade da empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.
a etapa primordial para o estabelecimento dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados com a implantação dos processos de avaliação de desempenho.
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Julgue os itens a seguir, acerca de gestão por competências e avaliação de desempenho.
O planejamento estratégico e o sistema de gestão do desempenho organizacional fornecem insumos relevantes ao processo de avaliação de necessidades de treinamento.
O principal propósito da técnica de treinamento de sensibilidade é
apresentar um tema para debate mais aprofundado.
aumentar a produtividade dos trabalhadores na operação das máquinas.
ensinar a dinâmica do comportamento eficaz e ineficaz de grupo.
permitir o treinando decompor conteúdos emocionais em sequências ordenadas.
informar o treinando o comportamento certo e errado que apresenta no desempenho de suas atividades técnicas.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.
Quando um profissional de gestão de pessoas realiza a análise das tarefas e das pessoas para fins de treinamento e desenvolvimento, entende-se que o diagnóstico de necessidades foi realizado adequadamente.
São métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual
tutoria, acompanhamento e mentoring.
simpósios, painéis e tutoria.
rotação de cargos, posições de assessoria e atribuição de comissões.
exercícios de simulação, cursos e seminários.
cursos, seminários e exercícios de simulação.
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