Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.

Ao elaborar um projeto de treinamento de pessoal, um gerente deve considerar que esse projeto constitui um documento de natureza predominantemente administrativa no qual deve constar a descrição dos meios necessários para desencadear as ações de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada vez mais as organizações acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para que ocorram investimentos no desenvolvimento dos profissionais, além da viabilização de recursos para que eles possam manter-se capacitados. A respeito de treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    O processo de aprendizagem que traz melhorias do desempenho no trabalho nas organizações ocorre de forma induzida, pois, somente nesse caso, existe a garantia de ocorrer a retenção e generalização, condições necessárias e suficientes para que os comportamentos aprendidos em treinamento ocorram no trabalho.

  • B.

    O profissional que realiza o planejamento do treinamento deve trabalhar com a ideia de os métodos garantirem que os resultados desejados sejam alcançados, principalmente se o planejamento instrucional abarcar todos os eventos da instrução.

  • C.

    Uma das características de um bom planejamento do treinamento envolve a utilização das mesmas atividades de aprendizagem para os participantes do curso, independentemente de suas características.

  • D.

    Uma das características de um bom planejamento do treinamento envolve a utilização das mesmas atividades de aprendizagem para os participantes do curso, independentemente de suas características.

  • E.

    Os bons objetivos de treinamento são aqueles mensuráveis, específicos, que estabelecem datas limites e refletem resultados relevantes para aspectos essenciais do treinamento.

O gerente de uma empresa vem recebendo queixas sobre o atendimento aos clientes e, para resolver esse problema, elaborou um programa de capacitação com o objetivo de obter uma mudança comportamental ou atitudinal dos atendentes. Para avaliar os resultados deste programa, ele deverá identificar

  • A.

    quão bem utilizados foram os recursos de treinamento e se as metodologias estavam coerentes com o conteúdo proposto.

  • B.

    os efeitos do programa nos indicadores de satisfação dos clientes por meio de uma nova pesquisa das opiniões e das percepções dos clientes.

  • C.

    a reação dos treinandos ao programa e a contextualização de todo o processo de transmissão de novos conhecimentos

  • D.

    a reação dos treinandos com relação aos conteúdos desenvolvidos e aos métodos utilizados, buscando a atualização de conceitos técnicos e administrativos necessários à função.

  • E.

    a avaliação dos instrutores do programa por meio de formulários preenchidos pelos treinandos, logo após o final da capacitação.

Os materiais criados e organizados para treinamentos devem adequar-se às necessidades dos aprendizes para que possam atender, com dignidade, às exigências do mundo atual. Nessa perspectiva, analise os aspectos que devem ser considerados na construção de materiais didáticos e na produção de textos escritos para treinamentos.

I - Relação de materiais didáticos com os objetivos de aprendizagem.

II - Aplicação de táticas instrucionais apropriadas.

III - Legislação específica e normativa.

IV - Aplicação de regras de escrita efetiva.

V - Desenvolvimento de materiais que complementam estratégias efetivas de implementação do conteúdo na prática.

Devem ser considerados os aspectos

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    IV e V, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

O treinamento é um dos recursos para Capacitação de Pessoal, que surge como resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional; porém, para que o objetivo do treinamento seja atingido, é necessário que se cumpra uma série de etapas.

Qual etapa NÃO é necessária para o treinamento?

  • A.

    Diagnóstico das necessidades de treinamento.

  • B.

    Programação de treinamento.

  • C.

    Aplicação e execução do treinamento.

  • D.

    Desenvolvimento do programa de treinamento.

  • E.

    Avaliação dos resultados obtidos.

O gestor de qualquer área da organização deve procurar identificar adequadamente o potencial de cada um de seus funcionários para estabelecer uma estratégia adequada de desenvolvimento de pessoal. Em sua atuação diária, esse gestor pode identificar o potencial por meio da observação e do diálogo direto e aberto com seus funcionários. São fatores identificados como indicadores de potencial para desenvolvimento dos funcionários o (a)

  • A.

    interesse por assuntos gerais durante o expediente do trabalho.

  • B.

    emprego da estratégia “mínimo esforço” nas atividades relativas ao seu cargo.

  • C.

    disposição para assumir funções mais complexas e desafiadoras.

  • D.

    informalidade nas relações com os demais funcionários.

  • E.

    interesse reduzido pela área em que atua e pelos negócios da empresa.

A área de Treinamento de uma empresa é um subsistema da área de Recursos Humanos. Quando se aplica um programa de treinamento a alguns empregados que atuam em diferentes áreas, o objetivo do treinamento é a qualificação dos empregados, com vistas a atingir distintos objetivos organizacionais. Com base nessas informações, a coluna da esquerda apresenta o foco do treinamento e a da direita os resultados que se espera obter.

Estão corretas as seguintes associações

  • A.

    I – S , II – Q , III – P.

  • B.

    I – R , II – P , III – Q.

  • C.

    I – P , II – S , III – Q.

  • D.

    I – P , II – Q , III – S.

  • E.

    I – Q , II – R , III – P.

Acerca de administração de pessoal e desenvolvimento humano, julgue os itens subsequentes.

O treinamento informal, não estruturado, não planejado e facilmente adaptável às situações e aos indivíduos é essencial ao aprendizado do trabalho nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.

O gerente de RH que busca garantir o sucesso na execução do treinamento deverá atentar para fatores como: qualidade e preparo dos instrutores e adequação do programa de treinamento às necessidades da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.

O primeiro estágio de desenvolvimento do grupo com o qual o gerente terá de se preocupar é o estágio de atrito.

  • C. Certo
  • E. Errado
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